
Em algumas publicações anteriores, falámos sobre alguns dos elementos de elementos para fazer inquéritos ou quando os fazer, mas a verdade é que o mais importante nos inquéritos são os inquiridos, independentemente de sabermos a quem inquirir, devemos também fazer um inquérito completamente atrativo, não aborrecido e contendo os elementos necessários para atrair a atenção da pessoa que pretende responder.
Para fazer com que as pessoas respondam aos nossos inquéritos, não precisas de fazer magia, só precisas de uma ferramenta para criar inquéritos online e tem em conta estes elementos antes de o enviares para garantir o êxito do teu projeto.
7 elementos do inquérito a considerar:
1.- Introdução
Um dos elementos do design do questionário é a introdução, que é uma ótima maneira de definir o tom do questionário e agradecer aos questionados por dedicarem tempo a . Não se esqueça de ter uma introdução para seus questionários, mesmo que seja apenas uma frase simples. Se já tiveres uma introdução, o ideal é que ela não seja muito longa. Uma introdução longa torna a leitura pesada e aborrece os inquiridos, pelo que é menos provável que continuem com o inquérito.
Nos inquéritos em linha, é importante saberes o que fazer e o que não fazer. Tem em mente que esta parte do inquérito é uma espécie de boas-vindas, uma vez que estão prestes a dar-te um feedback valioso que será de grande ajuda para a sua investigação. Aqui tens mais algumas boas práticas para a introdução do teu inquérito em linha.
A maioria dos inquiridos pode decidir, ao ler uma introdução, se quer continuar com o inquérito ou não. Isto significa uma taxa de resposta mais baixa ou, no caso de continuares a responder, uma elevada probabilidade de obteres uma taxa de resposta honesta mais elevada.
Considera que existem centenas e milhares de inquéritos criados por profissionais e amadores em todo o mundo que pretendem recolher dados. Todos os criadores de sondagens querem atrair pessoas que lhes dêem um feedback verdadeiro e exato .
Se estiveres a pensar em quanta introdução é suficiente, se devo usar um tom formal ou informal, como incentivo as pessoas a permanecerem no questionário depois de lerem a introdução, estas não são as únicas questões que surgirão neste processo, existem muitos outros elementos do questionário a considerar. No entanto, as dicas que partilhamos contigo hoje irão certamente ajudar-te.
2.- Lê o teu inquérito como se fosses o inquirido.
Ao criar um inquérito, é muito comum que nos envolvamos tanto que ficamos cegos e esquecemos o mais importante: relacionar o inquérito com os inquiridos. Certifica-te de que não estás a utilizar jargão ou palavras demasiado técnicas, e verifica se estás a utilizar uma linguagem simples que possa ser facilmente interpretada e que faça com que os inquiridos sejam capazes de responder às perguntas.
Tem em conta que nem todos os inquiridos são iguais e que a forma como vivenciam o inquérito pode ter impacto nos dados obtidos. Coloca-te na pele do teu painelista ou inquirido.Concebe o teu inquérito com perguntas adaptadas ao ponto de vista dos inquiridos. Pensa se a pergunta é compreensível, se responderias facilmente, se é uma pergunta aberta ou se tens de dar uma resposta mais específica. Lembra-te que um dos elementos da conceção do inquérito é também captar a atenção dos inquiridos e não aborrecê-los para que não abandonem a atividade.
A experiência de responder a um inquérito em linha tem de ser o melhor de todos, tens de motivar os participantes a exprimirem-se livremente e a partilharem connosco os conhecimentos de que necessitamos para tomar melhores decisões. Para isso, tem em conta as seguintes recomendações:
- Cria um inquérito interessante, envolvente e acionável que fará com que os participantes se envolvam com . pesquisa de mercado e obtém dados confiáveis.
- Facilita o processo. Se os inquiridos estiverem conscientes da importância e do objeto do estudo, é mais fácil darem as respostas adequadas que lhes são pedidas.
recomendações para os participantes no inquérito
3.- Consulta as tuas opções de resposta (duas vezes)
Tens a certeza de que estás a dar as respostas certas? Verifica novamente, talvez possas acrescentar outras opções como “Não aplicável”. Se não forneceres todas as opções de resposta possíveis, os respondentes podem sentir-se pressionados a escolher uma resposta aleatória, que não os representa, o que te dará dados errados.
É muito importante rever cuidadosamente as opções de resposta, certificar-se de que são coerentes e ajudar os inquiridos a compreender plenamente o que está a ser perguntado. Deve haver uma sequência, para que os inquiridos não seleccionem acidentalmente a resposta errada.
Aleatoriza as tuas opções de resposta. A aleatoriedade das opções de resposta é outro elemento que contribui para a correta realização dos inquéritos e para evitar possíveis enviesamentos. A utilização de diferentes métodos de investigação de inquéritos pode ter um efeito no enviesamento da escolha de resposta. Por exemplo, se participarem num inquérito por telefone, é provável que escolham a última pergunta que ouviram, ao passo que, se responderem a um inquérito em linha, podem clicar na primeira opção.
O teu questionário usa escalas? Se sim, estás usando o mesmo número de pontos de escala em todo o questionário? Se uma de suas questo?es tiver apenas 4 pontos e outra tiver 5 ou mais, podera? estar perdendo a oportunidade de comparar essa questa?o com outra. Aqui estão algumas tipos de escalas de medição que todos os investigadores devem ter em mente.
4 – Verifica a ortografia
A ortografia é outro elemento da realização de inquéritos, por isso certifica-te de que não há erros ortográficos ou gramaticais no inquérito. Para verificar este último aspeto, podes ler o inquérito em voz alta para ti próprio, acredita, vais encontrar grandes diferenças.
Tem em atenção que uma vírgula mal colocada, um acento onde não deve ser colocado, pode fazer a diferença. Os inquiridos podem interpretar mal e fornecer informações que não serão úteis para a investigação.
5.- O teu inquérito é demasiado longo?
Lê o teu inquérito várias vezes e notarás o cansaço mental que provoca. Por isso, encontra o momento certo para dar aos inquiridos a pausa de que necessitam.
Quando vais para criar um inquérito online Existe a tentação de fazer muitas perguntas aos inquiridos, mas as pessoas raramente estão motivadas para responder a inquéritos longos. Então, como é que obtemos os dados de que precisamos? É por isso que os elementos da conceção do inquérito também incluem prestar a devida atenção à redação das perguntas para obter respostas da mais alta qualidade e perguntar apenas o que precisamos de saber.
Por exemplo, podes fazer uma pergunta Net Promoter Score e qual a probabilidade de seres recomendado a por um amigo ou familiar. Considera que a resposta que obténs a cada pergunta que fazes deve ajudar-te a tomar uma decisão, caso contrário, é melhor descartá-la.
Para cada pergunta que incluíres no questionário, pergunta a ti próprio: “Como é que saber esta resposta me ajudará a tomar uma decisão?” Se não tiveres uma boa resposta, deixa-a de fora.
Aqui tens mais informações sobre os inquéritos e as desvantagens da sua utilização.
Lembra-te de que proporcionar uma boa experiência também faz parte dos elementos do inquérito e tens de ter em conta as pessoas que respondem através de vários dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.); não podes ter demasiadas perguntas, uma vez que estas não seriam visíveis no ecrã e terias de estar sempre a mudar de janela. Isto pode fazer com que a página não carregue ou que o utilizador fique simplesmente cansado e abandone o inquérito. O que poderia ser uma boa experiência para o inquirido responder a um inquérito quando quiser, onde quiser, respeitando o seu tempo e espaço, pode tornar-se aborrecido ou frustrante quando tem de responder a um inquérito com muitas perguntas através de um dispositivo móvel. Vê aqui 3 dicas importantes para a conceção de inquéritos móveis.
6.- Testa a utilização de lógicas para inquéritos.
Entre os elementos do inquérito, também devemos considerar a utilização de lógicas, uma vez que nos ajudam a marcar o rumo que o inquirido vai tomar, dependendo da resposta que der. As lógicas também ajudam a responder apenas às perguntas mais relevantes e tornam o inquérito mais rápido de completar, o que beneficia muito a nossa taxa de resposta.
Se quiseres manter os questionados satisfeitos, certifica-te de que eles respondem somente ao que é mais relevante para eles, usando lógica. s vezes, cometemos erros de programação acidentalmente e enviamos os questionados para as páginas erradas ou criamos um loop infinito e não há como terminar o questionário. Dedica algum tempo a verificar se tudo funciona a 100%. Verifica mais detalhes em como realizar um inquérito utilizando a lógica nas perguntas.
Considera a utilização de lógicas para te ajudar:
- Reduzir o número de perguntas a responder num inquérito
- Elimina as perguntas que não acrescentam valor aos resultados.
- Reduz o tempo necessário para responder a um inquérito
- Contribui para uma maior taxa de conclusão do inquérito. Talvez tenhas interesse em ler: Aumenta a taxa de resposta dos teus inquéritos.
7.- E-mail para distribuir os inquéritos
Se estiveres a distribuir os teus questionários por email, certifica-te de que o conteúdo é apropriado – isto é especialmente verdadeiro quando estás a interagir com os teus questionados pela primeira vez, por isso é melhor causar uma boa impressão. Tenta enviar alguns emails de teste para ter certeza de que o conteúdo ou a linha de assunto não fará com que seja detectado como spam e fique preso na caixa de lixo eletrônico.
Uma das maiores vantagens do envio de questionários por email é o alcance, mas há algumas práticas recomendadas a ter em conta para que as pessoas cliquem em e te dêem as respostas de que precisas. Aqui estão algumas recomendações:
- Certifica-te de que o assunto do teu e-mail é apelativo e convida a abrir o e-mail. Personaliza o teu convite, utiliza as variáveis necessárias. Se vais oferecer um incentivo, certifica-te de que é claro para que ambas as partes beneficiem desta ação.
- Utiliza um design atraente que seja profissional mas que, ao mesmo tempo, transmita confiança. É sempre bom testar previamente para saber qual o design que te trará os melhores resultados. Tem sempre em mente os utilizadores móveis, não te esqueças que os consumidores estão cada vez mais ligados à Internet, por isso dá-lhes todas as ferramentas necessárias para participarem eficazmente na pesquisa online.
- Mantém os teus inquiridos informados sobre o objetivo do teu inquérito e sobre a utilização dos dados recolhidos. Informa-os de que estão a dar um contributo importante para o êxito da tua marca, produto ou serviço. Informa-os de que as informações recolhidas serão utilizadas exclusivamente para os fins do estudo.
- Embora os inquéritos em linha tenham a vantagem de poderes responder-lhes sempre que quiseres, é sempre importante prever um prazo para a sua receção. Por isso, define uma data. Utilizando a ferramenta do QuestionPro, podes definir notificações de lembrete para aqueles que ainda não responderam ao inquérito. Não deixes que ninguém fique de fora! Passos para criar um lembrete de inquérito .
- Os questionados gostam de saber quanto tempo levarão para responder ao questionário, portanto, é uma boa ideia mencionar isso no mailing. Estarás a ser honesto e a respeitar o tempo deles, e eles agradecer-te-ão por isso, respondendo corretamente.
Parabéns, já tens os elementos para fazer inquéritos online. inquéritos online Chegou o momento de os enviar e, se seguires estas dicas à risca, terás certamente uma excelente taxa de resposta.