Sabes o que é uma entrevista estruturada? semi-estruturada e não estruturada? Em primeiro lugar, uma entrevista é uma técnica de investigação qualitativa que envolve fazer perguntas para conversar com os inquiridos e recolher dados sobre um tópico. Na maioria dos casos, o entrevistador é o perito que tenta compreender as opiniões dos inquiridos através de uma série de perguntas e respostas bem planeadas e executadas.
As entrevistas têm a mesma função que os grupos de discussão e os inquéritos quando se trata de recolher informações do mercado-alvo, mas são totalmente diferentes no seu funcionamento.
Os grupos de discussão estão limitados a um pequeno grupo de 6-10 pessoas, enquanto os inquéritos são de natureza quantitativa.
As entrevistas são realizadas com uma amostra da população e a sua caraterística principal é o tom de conversa.
As entrevistas proporcionam aos investigadores uma plataforma para interpelar os seus participantes e obter deles a informação desejada.
Existem três tipos de entrevistas chave para a investigação:
Entrevista estruturada
As entrevistas estruturadas são definidas como um instrumento de investigação extremamente rígido no seu funcionamento e que permite pouca ou nenhuma margem de manobra para induzir os participantes a obter e analisar resultados.
Por conseguinte, também é conhecida como uma entrevista normalizada e tem um carácter quantitativo.
As perguntas desta entrevista são decididas previamente em função do grau de pormenor das informações necessárias.
As entrevistas estruturadas são utilizadas em demasia na investigação por inquérito, com a intenção de manter a uniformidade em todas as sessões de entrevista.
Podes incluir perguntas fechadas para compreender as preferências do utilizador com base num conjunto de respostas, enquanto as perguntas abertas podem ser incluídas para perguntas abertas podem ser incluídas para obter detalhes sobre uma secção específica da entrevista.
Vantagens das entrevistas estruturadas:
- A entrevista estruturada centra-se na exatidão das diferentes respostas, graças à qual é possível recolher dados extremamente organizados.
Cada entrevistado tem respostas diferentes para a mesma estrutura de perguntas, as respostas obtidas podem ser analisadas coletivamente. - Podem ser utilizados para contactar uma grande amostra da população-alvo.
- O procedimento de entrevista é facilitado pela normalização oferecida por uma entrevista estruturada.
- Ao colocar perguntas precisas, obtém-se uma melhor informação e o problema de investigação pode ser analisado de forma exaustiva.
- Uma vez que a estrutura da entrevista é fixa, gera frequentemente resultados fiáveis e é executada rapidamente.
- A relação entre o investigador e o inquirido não é formal, pelo que o investigador pode compreender claramente a margem de erro no caso de o inquirido não estar interessado em fornecer as informações corretas.
Desvantagens de uma entrevista estruturada:
- Limita o âmbito da avaliação dos resultados obtidos.
- A exatidão das informações prevalece sobre o pormenor das mesmas.
- Os inquiridos são obrigados a selecionar entre as opções de resposta fornecidas.
- Espera-se que o investigador siga sempre a lista de questões colocadas, independentemente do interesse da conversa com os participantes.
- Demora muito tempo a realizar uma entrevista estruturada.
Entrevistas semi-estruturadas
As entrevistas semi-estruturadas dão ao investigador uma margem de manobra considerável para sondar os inquiridos, bem como para manter a estrutura básica da entrevista.
Mesmo que se trate de uma conversa guiada entre o investigador e o entrevistado, existe flexibilidade.
Dada a estrutura, o investigador pode seguir qualquer ideia ou fazer uma utilização criativa de toda a entrevista. Uma entrevista semi-estruturada é melhor aplicada quando o investigador não tem tempo para realizar uma investigação e necessita de informações detalhadas sobre o tema.
Vantagens das entrevistas semi-estruturadas:
- As perguntas da entrevista semi-estruturada são preparadas antes da entrevista ser marcada, dando ao investigador tempo para preparar e analisar as perguntas.
- Em certa medida, é flexível, mantendo as orientações da investigação.
- Os investigadores podem formular as perguntas da entrevista no formato que preferirem, ao contrário da entrevista estruturada.
- Através destas entrevistas é possível recolher dados qualitativos fiáveis dados qualitativos fiáveis podem ser recolhidos através destas entrevistas.
Desvantagens das entrevistas semi-estruturadas:
- Os participantes podem questionar o fator de fiabilidade destas entrevistas devido à flexibilidade oferecida.
- É difícil comparar duas respostas diferentes, uma vez que não existe uma diretriz completa para a realização deste tipo de entrevista.
Entrevistas não estruturadas
Também chamadas entrevistas aprofundadas, as entrevistas não estruturadas são frequentemente descritas como conversas mantidas com um objetivo em mente: recolher dados sobre o estudo de investigação.
Estas entrevistas têm menos perguntas, uma vez que se aproximam mais de uma conversa normal, mas com um tópico implícito.
Ao contrário de uma entrevista estruturada, o principal objetivo da entrevista estruturada é criar uma ligação com os inquiridos, porque existe uma grande probabilidade de estes darem respostas 100% verdadeiras.
Não há nenhuma diretriz que os investigadores devam seguir e, por isso, podem abordar os participantes de qualquer forma ética para obter o máximo de informação possível sobre o seu tema de investigação.
Uma vez que não existem diretrizes para estas entrevistas, espera-se que o investigador mantenha a sua abordagem sob controlo para que os inquiridos não se desviem do motivo principal da investigação. Para que o investigador obtenha o resultado desejado, devem ser tidos em conta os seguintes factores:
- Pretende fazer a entrevista.
- A entrevista deve ter em conta, em primeiro lugar, os interesses e as competências do participante.
- Todas as conversas devem ser conduzidas dentro dos limites permitidos pela investigação e o investigador deve tentar respeitar esses limites.
- As competências e os conhecimentos do investigador devem corresponder ao objetivo da entrevista.
- Os investigadores devem compreender os prós e os contras das entrevistas não estruturadas.
Vantagens das entrevistas não estruturadas
- Devido à natureza informal das entrevistas não estruturadas, torna-se extremamente fácil para os investigadores tentarem desenvolver uma relação de amizade com os participantes, o que facilita a obtenção das respostas pretendidas.
- Os participantes podem esclarecer todas as suas dúvidas sobre as perguntas e o investigador pode aproveitar todas as oportunidades para explicar a sua intenção de obter melhores respostas.
- Não há perguntas que o investigador tenha de cumprir, o que geralmente aumenta a flexibilidade de todo o processo de investigação.
Desvantagens das entrevistas não estruturadas:
- Como não existe uma estrutura para o processo de entrevista, os investigadores demoram mais tempo a realizar as entrevistas.
- A ausência de um conjunto normalizado de perguntas e orientações indica que a fiabilidade das entrevistas não estruturadas é questionável.
- Em muitos casos, a ética envolvida nestas entrevistas pode ser violada.
Em suma, uma entrevista eficaz é aquela que fornece aos investigadores os dados necessários para compreender o objeto de estudo e que esta informação é aplicável às decisões que são tomadas.