
Neste artigo, apresentamos-te 8 factores que te permitirão aumentar o envolvimento dos trabalhadores na tua organização.
A maioria das organizações compreendeu que os trabalhadores são o seu maior ativo e que, se estiverem satisfeitos, o desempenho da organização é melhor, mas a maioria das organizações continua a afirmar que o capital humano é um desafio.
Há quem diga que encontrar o talento certo que se adapte à cultura da organização é um desafio. Os candidatos de qualidade são difíceis de encontrar e as empresas têm de se esforçar para contratar os melhores.
O compromisso dos trabalhadores também requer alguns níveis de competência por parte dos gestores. Em primeiro lugar, têm de reter as suas melhores estrelas e podem fazê-lo ajudando a aumentar o empenho dos empregados.
Mas quem quiser melhorar o empenho dos empregados tem de começar por compreender os factores que o motivam. Imagina o seguinte: queres perder peso, mas não fazes ideia de como ou que coisas podes fazer para atingir o teu objetivo.
Ao realizar uma pesquisa no local de trabalho, podes obter dados relacionados com o envolvimento dos empregados. De facto, as organizações perdem milhares de pesos por ano por cada empregado que sai.
8 factores que impulsionam o empenho dos trabalhadores
O envolvimento dos trabalhadores pode conduzir a alguns factores muito importantes para a tua organização:
Bem-estar dos trabalhadores
O bem-estar dos trabalhadores é um dos factores mais importantes para o seu envolvimento.
Os trabalhadores com um elevado nível de bem-estar concentram-se melhor, têm um melhor desempenho e atingem não só os seus objectivos profissionais, mas também os seus objectivos pessoais.
Cabe a uma organização proporcionar um ambiente favorável aos seus trabalhadores. A cultura do local de trabalho desempenha um papel vital na melhoria da qualidade do local de trabalho.
2. Estimulação da mão de obra
Que desempenho achas que terás numa organização onde te dizem constantemente o que deves fazer? Não muito bem, sim, acho que sim. Podes pensar que a microgestão te vai ajudar, mas é a pior coisa que podes fazer.
O empoderamento conduz a melhores níveis de envolvimento e dá-lhes a oportunidade de tomarem as suas próprias decisões. Isto aumenta o sentido de propriedade e a responsabilidade dos empregados.
3. Cultura do local de trabalho
A cultura do local de trabalho desempenha um papel importante na promoção do empenhamento dos trabalhadores, e isto está provado. O empregado médio passa até sessenta horas no trabalho e, de certa forma, a tua cultura do teu local de trabalho começa a definir quem tu és e o tom da organização. Se tiveres uma cultura organizacional ordenada, é tranquilo aparecer no trabalho.
Imagina uma organização caótica, sem regulamentos ou políticas adequadas, e agora imagina-te a trabalhar nela.
4. Crescimento profissional
As organizações têm de compreender que os trabalhadores têm objectivos pessoais e profissionais e que ambos são importantes.
Se os teus empregados não vêem um claro crescimento de carreira na tua organização, é pouco provável que fiquem. Uma taxa de desgaste mais elevada significa perda de recursos e dinheiro. Quando os empregados vêem outros a sair, a sua moral desce automaticamente.
5. Alinhamento dos objectivos
O próximo fator que impulsiona o empenho dos trabalhadores é o alinhamento de objectivos entre a sua força de trabalho.
Quando os empregados estão em sintonia com a visão e os objectivos da organização, levam o seu papel a sério.
Quando os empregados estão empenhados, não se importam de fazer algumas horas extra para manter as coisas a funcionar. Sentem-se importantes para a organização e assumem a responsabilidade pelas tarefas que lhes são atribuídas.
6. Recompensas
Os seres humanos estão preparados para ficarem entusiasmados quando há uma recompensa para oferecer. Esta é a essência do seu comportamento, mas pode ser usada em seu benefício no local de trabalho e é uma forma de simplesmente dizer obrigado pelo trabalho fantástico que tens feito.
Este conceito é conhecido como gamificação no trabalho. Isto motiva os empregados a permanecerem e até a trabalharem arduamente.
7. Relações sociais no trabalho
Outro fator de envolvimento dos trabalhadores é aprender a cultivar relações sociais no trabalho.A tua organização não precisa de ser uma escola secundária, onde tens alguém constantemente a vigiar-te e a castigar-te se as coisas não forem feitas de uma determinada maneira. É muito importante cultivar um ambiente social no trabalho, onde as pessoas se encontram e cumprimentam os seus colegas como fariam no mundo fora das quatro paredes da organização.
8. Dados e mais dados
Como em qualquer negócio, os dados são importantes, precisas de uma forma de medir o pulso da tua organização e saber a que nível os teus empregados estão empenhados ou não. Uma das melhores formas é utilizar o eNPS o Employee Net Promoter Score. Normalmente, as pontuações são classificadas como:
- As pessoas que te classificam entre 9 e 10 são os teus promotores, estão muito empenhadas e dispostas a promover a tua organização.
- As pessoas que te classificam entre 7 e 8 são o teu passivo. Não estão empenhadas ao máximo, mas têm mais probabilidades de serem produtivas.
- As pessoas que te classificam entre 1-6 são os teus detractores. São muito desligadas e é provável que se queixem da empresa como um todo.
É extremamente importante fazer crescer a tua empresa na direção certa, para o que precisas de aumentar os teus recursos humanos.
A razão é clara: sem uma força de trabalho dedicada, uma organização não pode atingir os seus objectivos. As melhores organizações conhecem a importância de promover o empenhamento dos trabalhadores e podem comprová-lo.
Ao impulsionar o envolvimento com as ferramentas e a tecnologia certas, coloca a sua organização no caminho do sucesso. Se quiseres implementar um eNPS ou inquéritos sobre o clima de trabalho O QuestionPro pode facilitar as coisas para ti. Agende uma demonstração hoje e conheça todos os nossos recursos.