
A amostragem de aceitação é uma medida estatística utilizada para permitir às empresas medir a qualidade de uma quantidade de produtos através da realização de testes específicos.
Para a maioria das empresas, os ensaios são difíceis porque seriam classificados como resíduos ou porque o volume é demasiado grande.
O processo de amostragem de aceitação envolve o tamanho da amostra e a quantidade de erros aceitáveis. Este teste permite-te realizar estudos, detetar defeitos e medir a qualidade com um determinado grau de certeza sem teres de testar cada produto.
Tipos de amostragem de aceitação
A amostragem de aceitação pode ser feita por atributos e por variáveis.
- Amostragem de aceitação por variáveis: Este tipo de estudo toma uma amostra aleatória e faz uma revisão das caraterísticas de cada unidade de tipo contínuo, como o peso e o comprimento. Com as medições é possível efetuar um cálculo estatístico que se baseia na média e no desvio padrão. O produto é rejeitado ou aceite em função do valor obtido.
- Amostragem de aceitação por atributos: Consiste em retirar aleatoriamente uma amostra do lote e classificar cada unidade de acordo com as suas caraterísticas, tanto aceitáveis como defeituosas.
Se os produtos forem iguais ou inferiores a um número previamente estabelecido, o lote é aceite. Se for superior, será rejeitado.
A amostragem por atributos é classificada da seguinte forma:
Amostragem de atributos simples: É determinado por um número de amostra (n) e um número de aceitação que são previamente definidos. Se durante o teste for encontrado um número de aceitação igual ou inferior a “c”, o lote é considerado aceitável. No entanto, se o nível de produtos defeituosos for superior a “c”, o lote é rejeitado.
Amostragem de duplo atributo: Permite recolher uma pequena amostra para detetar se os lotes são bons ou maus. Se o primeiro teste não puder ser rejeitado ou aceite, é efectuado um segundo teste considerando as unidades defeituosas.
Amostragem de atributos múltiplos: É recolhida uma amostra inicial mais pequena e, se houver provas, é tomada uma decisão; caso contrário, é efectuado um segundo teste para tentar decidir. Se tal não for possível, o processo continua até o lote ser rejeitado ou aceite.
Vantagens da amostragem de aceitação
A amostragem de aceitação tem as seguintes vantagens:
- Embora exija recursos para planeamento e administração, é menos dispendioso do que outros tipos de estudos porque são testados menos produtos.
- Os testes podem ser efectuados com menos trabalhadores e com custos mais baixos.
- Os produtos não se danificam porque são menos utilizados.
- Reduz o risco de erros que possam ser cometidos durante a inspeção.
- Ao realizar o inquérito e identificar os erros, os empregados envolvidos na produção são motivados a fazer melhorias.
Desvantagens da amostragem por aceitação
Algumas das desvantagens da amostragem por aceitação são
- Corre o risco de encontrar lotes de produtos que estão, na sua maioria, danificados, o que leva à rejeição dos produtos bons.
- Fornece poucas informações sobre a qualidade dos produtos e o processo de criação.
- Exige muito tempo para o planeamento e a documentação.
Importância da amostragem de aceitação
A amostragem de aceitação visa garantir que as especificações e normas de qualidade definidas nos produtos são cumpridas.
Este método pode ser aplicado em diferentes situações em que existe um produtor e um consumidor.
É importante saber que a amostragem de aceitação é utilizada para determinar se um produto é rejeitado ou aceite. No entanto, não melhora a sua qualidade. Apenas assegura que algumas especificações previamente definidas são cumpridas.
Recorda que com QuestionPro podes criar um questionário de avaliação que te ajuda a seguir os testes que realizas para melhorar os teus padrões de qualidade.
Resolve no nosso chat online todas as tuas dúvidas sobre a utilização do nosso software para inquéritos agora mesmo!