
A cultura digital transformou a forma como as pessoas interagem, comunicam e consomem informação. Trouxe muitos benefícios para a sociedade, incluindo um maior acesso à educação, ao entretenimento e às ligações sociais.
Hoje vamos descobrir em que consiste, quais são os seus benefícios e como adoptá-lo com sucesso numa organização para crescer de acordo com as necessidades actuais do mercado.
O que é a cultura digital?
A cultura digital é o processo de interação humana que foi moldado pelo facto de a tecnologia e a Internet serem componentes essenciais da vida quotidiana.
Para as organizações, significa uma cultura no local de trabalho em que os empregados utilizam ferramentas e tecnologias digitais para colaborar, inovar e fornecer aos clientes acesso a produtos, serviços e apoio de forma mais eficaz.
A cultura digital promoveu uma comunicação mais acessível através de plataformas de redes sociais, mensagens instantâneas e videoconferências que facilitaram o contacto entre as pessoas, independentemente da sua localização no mundo.
Isto contribuiu para quebrar barreiras e promover a compreensão e a colaboração interculturais, ajudando assim a melhorar a cultura organizacional.
O crescimento do comércio eletrónico também permitiu às empresas chegar a novos mercados e expandir a sua base de clientes, ao mesmo tempo que facilitou aos consumidores a procura e a aquisição de produtos e serviços.
De um modo geral, a cultura digital teve um impacto profundo na sociedade, proporcionando inúmeros benefícios que melhoraram a vida das pessoas de inúmeras formas.
6 caraterísticas da cultura digital
Algumas caraterísticas fundamentais da cultura digital para compreender o ambiente em que vivemos atualmente são
1. Centra-se nos dados
As organizações centradas nos dados vêem-nos como um ativo fixo e imóvel. As tecnologias e os sistemas são construídos em torno dos dados que detêm e acumulam ao longo do tempo.
Esta gestão é rigorosa e cuidadosa, e a segurança dos dados é de importância primordial.
As organizações orientadas analisam os dados de que dispõem para tomar melhores decisões comerciais.
2. É transparente
A cultura digital é, por natureza, transparente. As pessoas partilham muito do que fazem através das suas redes sociais e mesmo profissionais.
Para ter sucesso na era digital, uma organização deve ser transparente por defeito. A transparência no local de trabalho é a comunicação aberta entre a direção e os empregados no local de trabalho.
Numa cultura digital, os líderes partilham as suas expectativas e dão feedback positivo e construtivo aos empregados. Por seu lado, os empregados podem sentir-se à vontade para expressar as suas preocupações, necessidades e sugestões sobre o que pode ser melhorado na organização.
A transparência gera confiança, melhora o envolvimento dos funcionários, cria relações, aumenta a produtividade e melhora a inovação, para citar apenas alguns benefícios.
3. É ágil
Na cultura digital, a agilidade é uma necessidade. As pessoas precisam de respostas rápidas para se sentirem confiantes. As organizações ágeis são aquelas que resolvem problemas rapidamente e os problemas são oportunidades para aprender.
Uma organização ágil é constituída por uma densa rede de equipas competentes que operam com elevados níveis de alinhamento, responsabilidade, especialização, transparência e colaboração. A empresa também deve ter um ecossistema estável que garanta que estas equipas possam funcionar eficazmente.
4. Está aberto
Trabalhar numa organização com uma cultura digital significa trabalhar com uma cultura aberta a várias partes. Uma cultura aberta inclui, inspira e conecta todos, envolvendo-os mais profundamente no processo de crescimento.
Ao criar uma cultura aberta, os líderes criam uma dinâmica que lhes permite concentrarem-se na construção das suas organizações e orientá-las para um maior sucesso.
5. É inovador
Instilar uma cultura digital significa abraçar a inovação para permitir que a transformação digital se torne uma caraterística duradoura e capacitadora da organização.
A inovação é a capacidade de conceber, desenvolver, fornecer e dimensionar novos produtos, serviços, processos e modelos de negócio para os clientes, e a cultura digital fornece as ferramentas para o facilitar através da utilização de inovações tecnológicas disruptivas.
6. Tem equipas multifuncionais
Sem a digitalização, trabalhar em silos organizacionais é o método de facto para fazer as coisas, porque muitas vezes é difícil entrar em contacto com outras equipas.
Claro que podes enviar e-mails, mas é fácil ignorá-los. Mesmo que a outra equipa esteja no mesmo edifício, tens de localizar os membros da equipa entre reuniões e dias de folga. O resultado é uma equipa que, em vez de funcionar como um país, funciona como estados individuais.
Benefícios da adoção de uma cultura digital
A cultura digital trouxe inúmeros benefícios às empresas, grandes e pequenas, em diversos sectores.
Alcança um maior número de potenciais clientes
Uma das principais vantagens da cultura digital para as empresas é a possibilidade de chegar a um público mais vasto e expandir a sua base de clientes potenciais e actuais.
Os canais de marketing digital, como as redes sociais, o correio eletrónico e a otimização dos motores de busca (SEO), permitiram que as empresas se ligassem a potenciais clientes em todo o mundo, independentemente da sua localização geográfica.
Melhorar a eficiência operacional
A cultura digital permitiu às empresas melhorar a sua eficiência operacional e a produtividade do trabalho.
Os sistemas de armazenamento em nuvem, por exemplo, tornaram possível às empresas armazenar e aceder a dados remotamente, o que pode ajudar a simplificar os fluxos de trabalho e a reduzir os custos associados à infraestrutura física.
As ferramentas e o software digitais, como as plataformas de gestão de projectos e o software de colaboração virtual, também facilitaram o trabalho em equipa, independentemente da localização física.
Impulsionar a inovação
A cultura digital abriu novos caminhos para a inovação e a criatividade nas empresas. O surgimento da economia colaborativa e do trabalho à distância permitiu às empresas recorrer a um conjunto global de talentos e trazer conhecimentos especializados sempre que necessário.
A utilização de tecnologias de realidade virtual e aumentada também pode ajudar as empresas a desenvolver novos produtos e serviços e a criar experiências mais envolventes para os clientes.
Recolhe e analisa dados mais facilmente
A cultura digital proporcionou às empresas novas formas de recolher dados e análises que podem informar as decisões comerciais e ajudar a identificar áreas de melhoria.
A análise de grandes volumes de dados, a aprendizagem automática e a inteligência artificial (IA) podem ser utilizadas para obter informações sobre o comportamento dos clientes, as tendências do mercado e a eficiência operacional.
Adaptação à mudança
Uma das maiores vantagens de adotar uma cultura digital é a facilidade de melhorar os processos e de se adaptar às mudanças organizacionais.
Uma cultura presa a um único processo será simplesmente deixada para trás num mercado em rápida mudança. Mas numa cultura digital, é fácil mudar rapidamente os processos e ver os efeitos em toda a organização.
De um modo geral, a cultura digital permitiu às empresas tornarem-se mais ágeis, inovadoras e competitivas no mercado global e oferece uma vasta gama de benefícios que podem ajudar as empresas a prosperar na atual era digital.
Centrar-se no cliente
Uma cultura digital permite-te acompanhar as últimas tendências tecnológicas para teres uma cultura centrada no cliente. Isto é simplesmente o que os clientes esperam. Por exemplo, durante a pandemia, os clientes dos restaurantes começaram a esperar menus com códigos QR.
Estes menus podem ser facilmente actualizados diariamente e aliviam o fardo de ter de higienizar menus físicos. Sem a possibilidade de incorporar facilmente menus QR, alguns grupos de restaurantes começaram a perder terreno para os seus concorrentes.
Como construir uma cultura digital numa organização?
O desenvolvimento de uma cultura digital numa organização exige um esforço deliberado e intencional para promover a adoção e utilização de tecnologias e práticas digitais. Eis alguns passos fundamentais que podem ajudar-te:
- Incentivar uma mentalidade digital: Incentiva os empregados a adoptarem as tecnologias digitais e a cultivarem uma mentalidade de experimentação, aprendizagem contínua e adaptação à mudança. Deixa claro que a cultura digital não tem apenas a ver com tecnologia, mas também com novas formas de trabalhar e pensar.
- Investir em ferramentas e infra-estruturas digitais: Fornecer os recursos necessários, como hardware, software e formação, para que os empregados possam utilizar eficazmente as ferramentas digitais. Assegura que a infraestrutura digital da organização é segura, fiável e escalável.
- Dar o exemplo: Os líderes de topo devem ser modelos de comportamento organizacional digital e defender a utilização de tecnologias digitais em toda a organização. Isto pode ajudar a impulsionar e a criar uma cultura de inovação.
- Aumenta a colaboração: Incentiva a colaboração e a comunicação organizacional através da utilização de ferramentas digitais, como mensagens instantâneas, videoconferência e plataformas de gestão de projectos. Uma cultura digital dá ênfase a ferramentas de colaboração que permitem às empresas produzir trabalho de maior qualidade e de forma mais eficiente.
- Capacitar os empregados: Promove o desenvolvimento dos empregados através de formação e workshops para que aprendam e compreendam a necessidade de adotar novos valores e ferramentas. Isto pode ajudar a fomentar um sentimento de confiança e empenho, e pode conduzir a resultados mais criativos e eficazes.
- Cria centros ou programas de desenvolvimento digital: Podem ser criados centros digitais onde os empregados podem inovar sem se sentirem pressionados. Outra forma de incentivar o pensamento inovador é através da gamificação. Desta forma, os empregados podem ter a certeza de que não há problema em correr mais riscos através da experimentação.
- Medir e celebrar o sucesso: Estabelece objectivos e padrões de referência claros para as iniciativas digitais e acompanha os progressos ao longo do tempo. Comemora os êxitos e aprende com os fracassos para melhorar e aperfeiçoar continuamente a cultura digital da tua organização.
- Ouve os empregados. A voz dos empregados é fundamental para saber até que ponto estão a adaptar-se à cultura digital e que acções devem ser tomadas para obter os melhores resultados. Atualmente, existem plataformas de inquéritos aos trabalhadores que podem ajudar a desenvolver uma auscultação contínua de acordo com as necessidades do mundo digital.
- Oferece ferramentas digitais aos teus clientes. Os clientes também querem sentir-se ouvidos e atendidos através de vários canais de comunicação. Cria uma experiência digital para o cliente que lhe permita manter-se em contacto contigo através de múltiplas plataformas e resolver com êxito as suas necessidades.
Aproveita o QuestionPro para impulsionar a tua cultura digital!
Seguindo estes passos, as organizações podem criar uma cultura digital que promova a inovação, a colaboração e a agilidade, permitindo-lhes prosperar no atual panorama digital em rápida evolução.
Recorda que o QuestionPro é uma plataforma concebida para ajudar as empresas a adoptarem uma cultura digital de sucesso, recolhendo informações essenciais através de inquéritos em linha, comunidades virtuais e programas centrados na experiência dos clientes e dos trabalhadores.
Além disso, o QuestionPro Workforce dá-te uma visão de 360 graus dos teus empregados para que possas implementar uma cultura organizacional óptima para atingir os teus objectivos.
Se ainda não estás familiarizado com ele, convidamos-te a criar uma conta gratuita agora ou a solicitar uma demonstração online com um dos nossos especialistas.