
Antes de escreveres as perguntas do inquérito, é necessário determinar o formato de pergunta que pretendes utilizar. As perguntas podem ser abertas, fechadas ou mistas. Cada uma tem as suas próprias limitações e vantagens. Hoje vamos aprender em particular a diferença entre perguntas abertas e fechadas.
A escolha de uma pergunta também será determinada pelo tratamento dos dados que pretendes criar.
Perguntas abertas
As perguntas abertas são utilizados quando queres fazer uma pergunta sem propor uma lista de respostas. Podes partilhar uma caixa de texto para que o inquirido possa responder livremente. Para que o texto não seja demasiado longo e para facilitar o tratamento dos resultados, é possível limitar o número de caracteres.
A limitação das perguntas abertas reside na recolha e no tratamento dos dados. Para atingir os objectivos do estudo, é suficiente orientar os inquiridos para o tópico relacionado com o estudo.
Ao criar um questionário online No caso das perguntas abertas, estas não incentivam necessariamente os inquiridos a exprimirem-se sobre uma questão. Por conseguinte, é possível tornar a pergunta obrigatória. Tem cuidado para não colocares demasiados campos abertos, a fim de obteres uma taxa de resposta elevada.
Uma das vantagens da pergunta aberta é que dá aos inquiridos a oportunidade de se exprimirem livremente sobre uma questão. Os indivíduos revelam os seus padrões de pensamento, o que ajuda a identificar o aparecimento de novas práticas ou novas correntes de opinião.
No entanto, existe o risco de que estas respostas possam ser superficiais. O inquirido pode sentir-se tentado a não dedicar tempo à reflexão e a responder com a primeira resposta que lhe vier à cabeça.
Ao utilizar perguntas abertas, o investigador consegue compreender os verdadeiros sentimentos dos inquiridos. Elas são um elemento que te dará informações sobre os diferentes processos de pensamento da tua clientela, sugestões para a resolução de problemas e um vislumbre das suas inibições.
Perguntas fechadas
As perguntas fechadas são utilizadas quando queres propor uma lista de respostas aos inquiridos.
A redação de uma pergunta fechada exige uma lista de respostas bem elaborada. Deve ser abrangente e formar um conjunto equilibrado. O inquirido deve poder exprimir o seu ponto de vista sobre o tema. Além disso, é necessário garantir a coerência dos procedimentos de resposta. Para o efeito, as respostas propostas devem seguir a mesma lógica em relação à pergunta proposta. Se esta condição não for cumprida, corre-se o risco de obter respostas díspares e incoerentes.
A utilização de perguntas fechadas permite um tratamento simples dos dados. A software de inquérito permite-te ver os resultados em tempo real e ver a percentagem de respostas a uma pergunta.
Diferença entre perguntas abertas e fechadas
- Ao contrário da pergunta aberta, a pergunta fechada oferece respostas simplificadas.
- As perguntas abertas incentivam os inquiridos a expressar os seus comentários por palavras, sem restringir os seus pensamentos. Não são tão objectivas e dominantes como as perguntas fechadas.
- As perguntas abertas e fechadas são tarefas diferentes para os inquiridos. Nas perguntas abertas, os inquiridos escrevem o que lhes vem imediatamente à cabeça, enquanto nas perguntas fechadas os inquiridos concentram a sua atenção em respostas específicas escolhidas pelo investigador.
- Fazer a mesma pergunta nesses dois formatos diferentes quase sempre produzirá resultados diferentes. Poucos inquiridos seleccionarão a categoria “Outro” e escreverão respostas diferentes das opções de resposta listadas.
Exemplos de perguntas abertas e fechadas
Esta é a diferença entre perguntas abertas e fechadas. Escolhe a que melhor se adequa ao teu projeto de investigação:
Perguntas fechadas | Perguntas abertas |
---|---|
Gostas de trabalhar connosco? – Sim – Não |
Como é que foi a tua experiência de trabalho connosco? |
Tens andado stressado ultimamente? – Sim – Não sei – Não |
Partilha connosco o que te tem incomodado. |
Qual é o teu grau de satisfação com o teu emprego atual? – Muito satisfeito – Um pouco satisfeito – Um pouco insatisfeito – Muito insatisfeito |
O que esperas desta avaliação? |
Considera os inquéritos de amostra dividida, em que metade dos inquiridos vê a pergunta no formato de pergunta aberta, enquanto a outra metade a vê no formato de pergunta fechada.
Ao apresentar os resultados, é útil explicar à audiência, em uma ou duas frases, a diferença entre perguntas abertas e fechadas. Isto ajuda-os a compreender que não se trata necessariamente de medidas precisas, mas que exigem alguma interpretação em relação a outras perguntas do inquérito e a outras informações da investigação qualitativa.