
O teu questionário Pfeiffer tornou-se uma das ferramentas mais úteis no domínio médico para a deteção de deficiências cognitivas, sobretudo em adultos mais velhos.
Descobre o que é, quais são as suas principais utilizações e como o podes fazer hoje através de ferramentas online.
O que é o questionário Pfeiffer?
O questionário de Pfeiffer ajuda-te a detetar a existência e o grau de deficiência cognitiva através de 10 perguntas curtas.
É uma variação criada por Pfeiffer em 1975 para o Questionário do Estado Mental (MSQ), pelo que também é conhecido como Questionário do Estado Mental Portátil Breve (SPMSQ), e acrescenta um item de subtração em série que fornece uma medida breve, objetiva e quantitativa do estado mental. Medida breve, objetiva e quantitativa do funcionamento cognitivo em pessoas idosas.
Os dez itens do SPMSQ foram selecionados como os mais discriminatórios entre 31 perguntas retiradas de testes de estado mental existentes e da experiência clínica. As perguntas abrangem a orientação no tempo e no espaço, a memória remota e os conhecimentos gerais.
Este pesquisa psicológica explora a memória de curto e longo prazoorientação, informações sobre acontecimentos do quotidiano e capacidades de cálculo.
Para que é utilizado o questionário Pfeiffer?
Este questionário é realmente útil para médicos e investigadores cuja prática inclui pacientes idosos, pelo que necessitam de um instrumento curto e fiável que possa ser utilizado numa variedade de contextos. instrumento curto e fiável para detetar a presença de deficiência intelectual e determinar o seu grau.
O questionário Pfeiffer é facilmente administrado por qualquer médico no consultório ou num hospital. Foi concebido para ser utilizado em amostras de doentes individuais, mas os resultados mostram que é menos adequado em estudos comunitários.
Como é que o questionário Pfeiffer é aplicado?
O questionário Pfeiffer é um inquérito quantitativo, que demora apenas alguns minutos a preencher. A interpretação é feita através da contagem do número de erros.
A pontuação do SPMSQ conta o número de erros, pelo que uma pontuação de 0 é o ideal. As omissões são contabilizadas como erros. Foram propostos três grupos de gravidade da síndrome cerebral crónica de acordo com o número de erros cometidos:
- 0-2 erros: nenhum ou mínimo.
- 3-8 erros: moderados.
- 9 ou 10 erros: grave.
O SPMSQ estabelece quatro categorias:
- Funcionamento mental intacto.
- Deficiência orgânica limítrofe ou ligeira.
- Deterioração orgânica definitiva mas moderada.
- Deficiência orgânica grave.
Perguntas do questionário Pfeiffer
Estas são as perguntas que fazem parte do questionário Pfeiffer, um tipo de inquérito para adultos mais velhos. inquérito para adultos mais velhos:
- Qual é a data de hoje (1)?
- Em que dia da semana?
- Onde é que estamos? (2)
- Qual é o teu número de telefone (se não tiveres telefone, qual é o teu endereço completo)?
- Que idade tens?
- Onde nasceste?
- Qual é o nome do presidente?
- Qual é o nome do anterior presidente?
- Por favor, indica o nome de solteira da tua mãe.
- Do número 29 subtrai três (3)
Resultados de acordo com o número de erros obtidos:
- 0-2: Avaliação cognitiva normal
- 3-4: Deficiência ligeira
- 5-7: Deficiência moderada
- 8-10: Deficiência grave
Como notas adicionais, considera-se que, se o nível de escolaridade do doente for baixo (ou seja, ensino básico), é permitido mais um erro para cada categoria. Se o nível de educação da pessoa for elevado, por exemplo, se tiver um diploma universitário, é permitido menos um erro.
Responde ao questionário Pfeiffer em linha
O questionário Pfeiffer é normalmente administrado pessoalmente num hospital ou clínica de saúde, mas hoje em dia também pode ser facilmente administrado através de uma plataforma de inquéritos online. plataforma de inquéritos online O questionário de Pfeiffer também pode ser facilmente administrado através de uma plataforma de inquéritos online, especialmente para evitar o contacto em tempos de pandemia ou para acelerar o processo.
Se quiseres fazê-lo desta forma, convidamos-te a criar uma conta gratuita QuestionPro para criar o teu questionário e enviá-lo aos teus pacientes através de vários canais digitais.
Se tiveres alguma dúvida, lembra-te que podes escrever-nos no nosso chat online e teremos todo o gosto em ajudar-te a resolvê-la. Ou, se quiseres dispor de uma ferramenta para vários tipos de estudos médicos, podes também pedir conselhos personalizados sem compromisso.