
Sentes que já não tens paixão pelo teu trabalho, não estás inspirado para fazer coisas novas, estás aborrecido, sobrecarregado ou desiludido com o teu trabalho? Talvez precises de fazer o nosso teste de Síndrome de Burnout para descobrir se sofres desta doença.
Se já não te sentes empenhado no teu trabalho ou na tua carreira, se sentes que perdeste a tua identidade, continua a ler…
O que é a Síndrome de Burnout?
A síndrome de burnout é um conjunto de sintomas relacionados com o stress no trabalho. Consiste no aparecimento de fadiga mental e física em que o trabalhador é afetado principalmente no seu desempenho profissional, reduzindo o seu rendimento, contribuindo para uma perda de interesse nas suas actividades e abandono do trabalhol.
Este Síndrome de burnout está intimamente relacionado com o stress e a exaustão. Como sabemos, o stress pode ser representado de diferentes formas, desde suores, problemas de estômago, batimentos cardíacos acelerados, etc., mas muitas vezes podes estar stressado e nem sequer te aperceberes disso.
Todos nós já nos sentimos stressados porque temos de entregar um relatório e não o temos, ou porque não temos tempo suficiente para fazer tudo o que planeámos ou porque nos sentimos exaustos e não temos vontade de fazer nada.
O stress também se manifesta na falta de concentração, que, juntamente com o esgotamento profissional, são factores que conduzem a baixa produtividade. Quando estás stressado, sentes-te física, emocional e mentalmente exausto, ou que não consegues satisfazer as exigências do teu trabalho.
Se tens trabalhadores ao teu cuidado, é importante detetar os sintomas que podem levar os teus empregados a ter este tipo de condição, também conhecida como burn-out ou síndrome de burn-out, de forma a motivar a tua força de trabalho a não cair nesta situação.
Odeias o trabalho que em tempos adoraste? Sentes que estás a trabalhar demais e que não consegues progredir? Queres reavivar aquela faísca que te fazia saltar da cama de manhã pronto para conquistar o mundo? Faz este teste da Síndrome de Burnout e descobre se sofres desta doença.
Partilho contigo algumas chaves para desenvolveres um melhor clima de trabalho através da motivação.
Exemplo de teste da Síndrome de Burnout
Queres saber se sofres de burnout no trabalho?
Instruções: Para cada pergunta, seleciona a resposta que mais se identifica contigo. Depois, clica no botão “Calcular o meu total” para somar a tua pontuação e verifica o teu resultado utilizando a tabela de pontuação no final do teste.
Interpretação da pontuação
Pontuação | Observação |
15-18 | Não tens sinais de Síndrome de Burnout |
19-32 | Poucos sinais da Síndrome de Burnout |
33-49 | Cuidado: podes estar em risco de sofrer da Síndrome de Burnout. |
50-59 | Estás em sério risco de sofrer da Síndrome de Burnout, faz alguma coisa urgentemente. |
60-75 | Estás em sério risco de sofrer da Síndrome de Burnout, faz alguma coisa urgentemente. |
Nota: Trata-se de um teste informal da Síndrome de Burnout, que não foi validado por testes científicos controlados e, por conseguinte, não fornece um diagnóstico como tal. Além disso, quando fazes o teste , ter em conta acontecimentos recentes que possam ter uma influência desproporcionada no teu estado de espírito. Recomendamos-te que consultes um especialista.
Como combater a Síndrome de Burnout ou Síndrome de Esgotamento Profissional
Se queres saber como evitar o Burnout no trabalho, segue estas simples recomendações:
Se o teu teste deu positivo para a Síndrome de Burnout, está na altura de tomar uma injeção de energia e levantar o ânimo, por isso, aqui estão algumas dicas para te pores de pé rapidamente.
1 – Trabalha menos
O stress é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo. Embora trabalhar menos seja uma coisa difícil de fazer, especialmente para aqueles que são muito responsáveis, é necessário.
Pensa da seguinte forma: se estás exausto, estás mentalmente stressado e isso afecta a tua produtividade e a tomada de boas decisões. Evita o esgotamento, tira tempo para descansar e recuperar do esgotamento físico e mental que a pressão do trabalho pode provocar.
2 – Automatiza o mais possível
Existem muitas ferramentas que te podem ajudar a organizar o teu tempo e a automatizar as tuas tarefas. Cria uma lista de tarefas. O Evernote é uma aplicação que te pode ajudar com isto, para registar tudo o que tens para fazer e o que já fizeste.
Existem outras plataformas que te podem ajudar, por exemplo, a automatizar o envio de emails, ou a partilhar e editar ficheiros em tempo real, como o Google Drive. Garanto-te que se reduzires o teu tempo e o gerires melhor, serás mais feliz com o que fazes. Aqui tens algumas dicas para seres mais produtivo no trabalho.
3.- Desliga
Faz uma pausa no mundo online, não verifiques nada sobre o teu trabalho, dá-te tempo para viveres a tua vida e estares com a tua família e amigos. Garanto-te que o teu negócio não vai entrar em colapso se não responderes imediatamente, especialmente se estivermos a falar de fins-de-semana, férias ou feriados. Presta atenção ao mundo que te rodeia!
4.- Não utilizas redes sociais
A menos que seja esse o teu trabalho, é melhor desligares todas as notificações do Facebook, Instagram ou Twitter nos teus dispositivos móveis. Isto será uma grande ajuda, pois deixarás de perder tempo valioso. Embora seja verdade que existe algum conteúdo muito bom e interessante na Web, não verifiques as tuas redes, pelo menos durante aqueles dias stressantes ou ocupados.
As redes sociais podem dar-te a ilusão de relaxamento, mas a verdade é que o teu cérebro não está a descansar, pois está a trabalhar a fundo, com a enorme quantidade de informação e imagens que está a digitalizar.
5 – Relaxa.
Se tens tendência para estar ocupado todo o dia e queres dormir, fá-lo! A melhor coisa a fazer é desligares-te do mundo exterior e concentrares-te em ti próprio. Vai dar um passeio e ouve o silêncio. Passa um fim de semana fora e relaxa. A meditação seria o ideal, pois ajuda-te a ter mais energia, paciência e a ser mais produtivo.
Encontra um equilíbrio entre o teu trabalho e a tua vida
Se este Teste da Síndrome de Burnout indica que podes estar a sofrer da Síndrome de Burnout, deves fazer alguma coisa para começar a mudar o teu estilo de vida.
Não é bom sentires-te exausto, frustrado ou desmotivado, por isso o primeiro passo é compreenderes que tens estado sob pressão. O segundo passo será mudar os teus hábitos para que possas equilibrar o trabalho com a tua vida pessoal.
Um estilo de vida stressante pode mesmo provocar sintomas físicos, afetar o desempenho profissional, causar problemas pessoais em casa ou diminuir a felicidade no trabalho. felicidade no trabalho.
Partilha o nosso teste da Síndrome de Burnout para que todos possam analisar como se sentem em relação ao seu trabalho. Lembra-te que temos um criador de testes online para que possas começar a aplicar este tipo de avaliação à distância. Cria uma conta GRATUITA no QuestionPro e conhece mais sobre as suas funcionalidades.