
As perguntas que escolhes para o teu inquérito são muito importantes para garantir o êxito do teu projeto de recolha de dados. É por isso que hoje vamos aprender mais sobre as perguntas gerais e específicas.
Quando fazes uma pergunta tão genérica, as pessoas que te respondem podem não saber exatamente em que é que precisas de ajuda e, por isso, respondem à primeira coisa que lhes vem à cabeça. Não têm contexto.
Por outro lado, se a pergunta for demasiado específica, pode fazer com que o inquirido não esteja familiarizado com o assunto e perca o interesse.
Quais são as perguntas específicas?
Normalmente são perguntas fechadas porque se pretende uma resposta específica ou mais direta.
Este tipo de perguntas distingue-se pela sua clareza e por evitar a confusão. O seu objetivo é obter respostas congruentes com o objeto de estudo.
O que são perguntas gerais?
As perguntas gerais são aquelas que são feitas para que o inquirido desenvolva a sua resposta, ou seja, para que escreva os seus sentimentos por palavras suas ou para que desenvolva a resposta.
As perguntas gerais são normalmente perguntas abertas. Podem ser são uma boa opção para obter dados de qualidade. Mas, na maioria das vezes, conduzem a respostas ambíguas.
O objetivo das perguntas gerais durante um grupo de discussão ou uma entrevista aprofundada é entrevista em profundidade é levar os participantes a serem mais específicos ou a recorrerem a experiências pessoais e a contarem histórias sobre as suas vidas, em vez de darem explicações vagas baseadas em generalizações.
Lembra-te que o QuestionPro é um software de inquérito que te permite criar perguntas gerais e específicas para que possas recolher a informação que necessitas para a tua próxima investigação.
Cria a tua conta gratuita e explora mais funcionalidades da nossa plataforma.