
As organizações recorrem frequentemente a entrevistas presenciais no processo de recrutamento para conhecer e analisar os candidatos. De facto, é um desafio marcar um horário e recolher as informações necessárias com todos os potenciais candidatos.
A falta de tempo e de coordenação com os potenciais candidatos à vaga é um dos principais desafios do recrutamento no sector. Cada vaga custa à organização e atrasa as suas funções.
O que é uma entrevista pessoal?
A entrevista pessoal é um instrumento de gestão das competências da empresa. O seu objetivo é permitir aos gestores e aos responsáveis de RH gerir melhor os seus empregados, dando-lhes ao mesmo tempo a oportunidade de exprimir as suas expectativas profissionais.
A entrevista individual permite assim avaliar o potencial profissional, as competências e as expectativas de cada trabalhador, a fim de definir objectivos de progressão e perspectivas de desenvolvimento realistas e motivadoras.
O objetivo de uma entrevista pessoal pode ajudar-te a avaliar a personalidade, a capacidade cognitiva e a motivação, áreas críticas para os empregadores identificarem se um candidato é adequado para um emprego e uma organização.
Utilizações da entrevista pessoal
A entrevista pessoal pode ser utilizada para avaliação do trabalhador Pode tratar-se de uma reunião regular entre o diretor e cada um dos seus trabalhadores. Esta reunião é uma oportunidade para avaliar as competências profissionais do trabalhador, identificar eventuais problemas e definir objectivos.
A razão para realizar uma entrevista pessoal seria obter informações sobre uma pessoa ou um grupo mais vasto de pessoas em relação a um determinado tópico, produto ou serviço. No entanto, por outro lado, também ajuda a compreender o comportamento pessoal, as ideologias e o pensamento dos indivíduos.
Depende em grande medida da metodologia e do enunciado do problema para o qual a entrevista pessoal é conduzida.
Produto ou serviçoEste tipo de entrevista presencial centra-se principalmente no perfil demográfico dos inquiridos para compreender o mercado e o processo de decisão.
Recrutamento: O melhor exemplo de uma entrevista pessoal é o recrutamento de uma pessoa para um emprego através de perguntas que visam perceber se a pessoa é ou não adequada para o cargo.
Tipos de entrevistas pessoais
Estes são alguns dos tipos de entrevistas presenciais que podes implementar na tua organização:
Entrevista individualAcreditamos que é o melhor tipo de entrevista em termos de qualidade das respostas. Permite-te, enquanto entrevistador, garantir que os entrevistados são autênticos e validar as respostas utilizando o instinto pessoal em vez da linguagem corporal.
Entrevistas escritas: Um tipo de entrevista presencial que envolve papel e caneta para responderes às perguntas. A melhor coisa desta entrevista é que podes validar a tua perguntas abertas e obtém informações sobre o comportamento do entrevistado.
Ferramentas para uma entrevista pessoal
Seguem-se algumas formas de utilizar ferramentas que podem ajudar-te a complementar uma entrevista pessoal, por exemplo, para escolheres o melhor candidato para a tua organização:
- O teste de personalidade ajuda-nos a medir as caraterísticas apresentadas pelos candidatos em diversas situações. É um dos processos mais comuns utilizados pelas organizações para determinar o tipo de personalidade de um candidato antes da contratação. Estes inquéritos também revelam se o candidato se adapta bem à cultura da empresa.
- O teste de motivação determina a forma como os candidatos reagem a diferentes circunstâncias, o que resulta numa motivação variável para desempenhar um determinado trabalho. As perguntas incidem sobre vários factores que podem levar a um aumento ou a uma diminuição da motivação. motivação de um trabalhador durante o trabalho.
- O teste de aptidão cognitiva determina se o candidato está apto para o cargo. Mede a capacidade do candidato para compreender, adaptar-se e lidar com situações. É um dos melhores processos utilizados na indústria para selecionar candidatos.
- Os testes de codificação consistem em dar aos candidatos vários desafios de codificação que medem as suas capacidades de resolução de problemas como programador. Estes testes permitem aos recrutadores avaliar as capacidades de resolução de problemas e a compreensão do candidato.
- Os testes baseados em funções envolvem perguntas que permitem aos examinadores avaliar o candidato numa determinada função. Os candidatos podem ser bons a fazer um determinado trabalho, mas podem não ser bons a gerir uma equipa.
- A avaliação do trabalho à distância é uma técnica de avaliação que as organizações utilizam para selecionar os candidatos que se adequam a ambientes de trabalho à distância. Com base no inquérito, é possível determinar se os candidatos podem trabalhar à distância com responsabilidade e comunicação eficaz.
Vantagens das entrevistas pessoais
O recurso a uma entrevista presencial permitirá às organizações conhecer melhor os candidatos, ouvi-los e ver como se comportam, mas o processo pode ser moroso e os custos podem ser elevados.
Outras vantagens da utilização de entrevistas incluem:
Taxa de resposta mais elevada
Uma das razões pelas quais obtemos uma taxa de resposta mais elevada utilizando este método seria a natureza presencial ou telefónica da entrevista pessoal.
As pessoas que têm relutância em investir o seu tempo e energia num questionário postal ou em linha preferem um modo de entrevista presencial ou telefónico.
Observação comportamental
O entrevistador está presente, presencialmente ou por videochamada, para observar o comportamento/atitude do inquirido e validar a legitimidade das respostas dadas.
O entrevistador também pode ser espontâneo com as perguntas, ou seja, fazer perguntas com base na resposta dada previamente pelo inquirido para verificar como é que ele responde.
Respostas complementares
Se precisares de mais perguntas ou explicações, podes fazê-las no local, uma vez que o entrevistador se sentirá mais à vontade para explicar algo que é longo verbalmente do que por escrito.
Ambiente confortável
O entrevistador pode normalizar o encontro criando um espaço seguro e privado para o entrevistado, para que este se sinta suficientemente à vontade para responder às perguntas feitas sem se sentir ansioso ou assustado.
Conclusão
O entrevistador pode garantir que todas as perguntas são respondidas corretamente, ao contrário de um inquérito em linha ou em papel, em que o inquirido pode saltar perguntas, o que resulta em discrepâncias nos dados recolhidos.
Desvantagens das entrevistas presenciais
Estas são algumas das desvantagens da realização de entrevistas presenciais:
- AnonimatoCom um inquérito em linha ou em papel, o inquirido tem a opção de permanecer anónimo para poder exprimir-se sem ter de se preocupar com o que o entrevistador possa pensar.
- Preconceito no primeiro encontroMesmo que se peça ao entrevistador que permaneça imparcial durante este processo, o preconceito inicial pode influenciar o entrevistador. Aspectos como o género, a aparência, o vestuário, a raça, etc., podem influenciar e alterar a parcialidade do entrevistador.
- DuraçãoAo contrário dos inquéritos em linha, que podem ter uma duração fixa, as entrevistas presenciais podem durar mais tempo do que o previsto, dependendo da forma como a entrevista é conduzida. Se o entrevistador fizer perguntas mais incisivas e se as respostas forem mais longas e necessitarem de mais explicações, a duração da entrevista pode ser mais longa. Isto também pode levar a entrevistas mais longas mais tarde.
Perguntas a fazer numa entrevista pessoal
A entrevista pessoal é um dos métodos mais eficazes e económicos de inquirir e selecionar candidatos. Eis algumas das perguntas que podes fazer Recursos Humanos podes candidatar-te:
- Qual é o teu último ano de escolaridade?
- Qual era a tua função no teu emprego anterior?
- Porque deixaste a tua organização anterior?
- Porque é que te devemos contratar?
- Qual é a tua maior força?
- Quais são os teus pontos fracos?
- Porque é que te devemos contratar?
- O que faz de ti um bom candidato para este cargo?
- O que aprendeste com o teu trabalho anterior?
- Porque queres trabalhar na nossa organização?
- Que experiência te torna adequado para este cargo?
- Quais são as tuas expectativas em relação a este trabalho?
- Como é que lidas com a pressão no trabalho?
- Onde te vês daqui a 10 anos?
As equipas de recrutamento utilizam agora ferramentas modernas de inquérito para acelerar o processo de recrutamento. As organizações podem poupar tempo e melhorar o processo de contratação utilizando um software de inquéritos. As organizações realizam avaliações pré-recrutamento utilizando esta ferramenta para identificar o candidato certo para o cargo.
Os inquéritos online são ideais para o processo de recolha de dados, podem acelerar o processo de recrutamento e reduzir os custos. Além disso, num curto espaço de tempo, é possível chegar a um número “N” de candidatos e entrevistá-los, o que poderia demorar meses e anos se fosse feito sem inquéritos, pessoalmente.
Cria inquéritos num piscar de olhos e explora as nossas funcionalidades gratuitamente. Começa a conceber o teu inquérito hoje mesmo. Adiciona vários tipos de questões, lógica e personaliza-o de acordo com as tuas necessidades. Os limites são apenas a tua própria criatividade. Já mencionámos que é fácil? Explora como tornamos isso possível.