
Todas as empresas do mundo precisam de uma estratégia de marketing eficaz uma estratégia de marketing eficaz para aumentar a notoriedade da marca e atrair novos clientes para os seus produtos e serviços, quer sejas uma empresa estabelecida ou estejas apenas a iniciar a tua primeira e modesta aventura empresarial.
Criar uma boa estratégia de marketing pode ser mais difícil se nunca tiveres participado numa.
Os planos de marketing mais bem sucedidos têm em conta todos os componentes do fluxo de marketing, desde uma compreensão completa do teu público até um orçamento de marketing bem definido.
Este artigo explica-te o que é uma estratégia de marketing, os seus tipos e os passos a seguir.
O que é uma estratégia de marketing?
A estratégia de marketing de uma empresa é a sua abordagem para atrair potenciais clientes e persuadi-los a comprar os seus produtos ou serviços. Antes de explicar como criar uma estratégia de marketing, é necessário compreendê-la e saber como pode ajudar-te a melhorar a tua publicidade.
As estratégias de marketing empresarial são essencialmente uma ferramenta que os profissionais utilizam para descrever as suas numerosas campanhas e modelos de marketing. É assim que despertas o interesse dos clientes pelos teus produtos e serviços.
Para desenvolver um plano de marketing bem sucedido, deves:
- Saber quem compra os teus bens ou serviços (quem são os teus clientes?
- Reconhecer como incentivá-los a comprar ou continuar a comprar os teus bens ou serviços.
- Conhece a concorrência e o que estão a fazer para atingir objectivos semelhantes.
- Aprende a avaliar a eficácia das tuas iniciativas e campanhas de marketing.
Os cinco Ps do marketing devem ser incluídos na tua estratégia de marketing, bem como num plano de marketing:
O produtoO produto é o que estás a tentar vender.
Preço: Margens de lucro, orçamento de marketing, etc.
Coloca: Que canais ou plataformas vais utilizar? Pensa onde os teus clientes passam o tempo para encontrar os melhores locais para anunciar.
Promoção: O que estás a tentar fazer (estás a tentar aumentar a tua presença nas redes sociais, aumentar o número de pessoas que estás a tentar alcançar? conhecimento da marca promove um novo produto ou faz outra coisa).
Pessoas: Quem é o teu público principal e o que o motiva?
Quando souberes as respostas a estas perguntas, estarás em boa posição para começar a desenvolver uma estratégia de marketing para a tua empresa.
Diferença entre uma estratégia de marketing e uma estratégia de marketing
A estratégia de marketing e a estratégia de comercialização são frequentemente utilizadas de forma indistinta.
As estratégias comerciais e de vendas são parecidas?
Os clientes ganham e mantêm o mesmo?
O marketing e as vendas são a mesma coisa?
Embora estejam relacionados, não são a mesma coisa.
Por que razão, então, são indistintamente considerados como uma estratégia de marketing e estratégia de marketing?
Philip Kotler, o inventor dos quatro Ps do marketing, é provavelmente o culpado por combiná-los todos na tua estratégia de marketing.
Uma estratégia de marketing é um método utilizado para decidir quem será o teu cliente-alvo e como o convencerás de que és superior aos outros intervenientes no mercado.
Por outro lado, a estratégia de marketing estabelece a forma como vais convencer os teus clientes ideais da tua proposta comercial.
Para compreender melhor estes princípios, vamos considerar alguns exemplos de estratégias de mercado para uma empresa de software, a que chamaremos Bird on Cloud. Imagina que a Bird on Cloud fornece software empresarial para o sector das telecomunicações móveis.
Abordagem de mercado #1: A estratégia de marketing da Bird on Cloud consiste em diferenciar-se no sector, fornecendo serviços de ponta a ponta combinados com software. Em contrapartida, os seus concorrentes fornecem software ou serviços, mas não ambos.
Abordagem de mercado #2: A Bird on Cloud separa o mercado das telecomunicações móveis de acordo com uma série de critérios e seleciona os operadores do grupo (empresas que operam em vários países) com mais de 5 milhões de utilizadores e receitas anuais superiores a 50 milhões de dólares. A Bird on Cloud procura concentrar os seus esforços de vendas e marketing desta forma, uma vez que a proposta de valor A proposta de valor da empresa terá uma ligação mais forte com os segmentos selecionados do que com os outros.
Abordagem de mercado #3: Os operadores móveis utilizam uma variedade de aplicações comerciais, como faturação, CRM e análise. Estas podem ser baseadas em SaaS ou instaladas localmente. A Bird on Cloud optou por se especializar em software analítico baseado em SaaS porque foi a primeira a fazê-lo. Pretende continuar a utilizar a perceção de marca que criou na mente dos seus clientes. Pretende continuar a utilizar a perceção da marca que criou na mente dos seus clientes. Optou deliberadamente por renunciar ao potencial de mercado do seu sector noutros domínios de software empresarial.
Estas escolhas estratégicas determinarão quem serão os clientes-alvo. clientes-alvo da Bird on Cloud. Como já foi referido, as estratégias de marketing são normalmente criadas para períodos relativamente longos, de pelo menos 12 meses.
Se revisitarmos o Bird on Cloud e aplicarmos alguns métodos de marketing, poderia ser assim:
- A Bird on Cloud espera oferecer uma nova versão do SaaS-Analytics no terceiro trimestre. Antes de se expandir para um mercado mais vasto, planeia começar por visar os seus clientes actuais no segundo trimestre e promover a nova versão junto deles.
- A equipa de marketing da Bird on Cloud equipa o departamento de vendas com material de promoção de vendas e dirige-se aos clientes existentes com anúncios e e-mails. Assim, começa por fazer upselling aos clientes existentes.
- No terceiro trimestre, passa para um novo plano de marketing, lançando um novo produto com relações públicas, marketing no terreno, etc. A Bird on Clouds precisa de novos clientes.
- No quarto trimestre, pode concentrar-se no rebranding. Conduz um grande esforço de liderança de pensamento com a Gartner e a Deloitte, duas empresas de consultoria e análise móvel bem conhecidas. Oferece conhecimentos únicos através de white papers, webinars, infografias, etc. Querem que o teu público pense que a Bird on Cloud conhece a tecnologia móvel e que irá fornecer produtos relevantes (e, com sorte, comprá-los).
Dependendo da tua abordagem de marketing, podes utilizar diferentes tácticas de marketing. Baseado em contas, no terreno, liderança de ideias, etc. Estes métodos de marketing devem ser escolhidos cuidadosamente para atingir a tua clientela ideal.
Tipos de estratégias de marketing
Em geral, existem vários tipos de estratégias de marketing. Ao escolher uma estratégia de marketing, tens de ter em conta as necessidades da tua empresa. mercado-alvo A demografia do teu mercado e os detalhes dos teus produtos.
Existem duas categorias principais de estratégias de marketing:
- marketing b2b ou marketing business-to-business
- marketing b2c ou marketing business-to-consumer
Os diferentes tipos de estratégias de marketing são enumerados a seguir.
-
Marketing de causas
O marketing de causas refere-se à prática de empresas e corporações que promovem causas sociais para angariar dinheiro ou sensibilização em troca de benefícios de marketing, como patrocínios e fidelidade à marca.
De acordo com uma pesquisa recente, mais de 90% dos consumidores afirmaram que comprariam produtos de empresas e estabelecimentos que promovem causas sociais, como a luta contra o cancro da mama, a eliminação do bullying, a cessação do tabagismo e a prevenção do suicídio.
-
Marketing relacional
Construir relações duradouras com os clientes é a arte e o processo do marketing relacional. marketing de relacionamento. É muito mais do que uma típica relação de vendas transacional em que a única coisa em que pensas é em vender o bem ou o serviço.
O desenvolvimento da tecnologia deu aos consumidores mais conhecimento e poder. Atualmente, as organizações funcionam segundo o princípio de que “o cliente tem sempre razão” e de que o cliente tem todo o poder. Para melhorar o produto ou serviço, o marketing relacional centra-se na satisfação das necessidades e desejos do mercado-alvo.
-
O valor das recomendações boca-a-boca
A recomendação boca-a-boca é uma estratégia de marketing muito interessante, pois inicia uma reação em cadeia.
A base do marketing boca-a-boca é a ideia de deixar uma impressão positiva nos clientes. Se os clientes estiverem satisfeitos com o produto ou serviço da empresa, recomendá-lo-ão aos seus amigos e familiares e retribuirão.
-
Marketing pago
O marketing pago é uma forma de orientação para o consumidor em que as empresas e organizações escolhem o seu mercado-alvo com base nos interesses dos clientes e nas interações anteriores com a marca. Embora seja dispendioso, se for cuidadosamente planeado, produz resultados mais significativos.
Para os esforços de marketing pago, as empresas utilizam frequentemente uma variedade de canais, incluindo sites de redes sociais, páginas de resultados de motores de busca, publicações patrocinadas nas redes sociais, marketing de afiliados, marketing de redes sociais e outros canais. marketing de afiliados Pagamento por clique, anúncios na televisão, banners em vários sítios Web e publicações de convidados.
-
Marketing da diversidade
Quando lidam com uma população diversificada, as empresas utilizam o marketing da diversidade como estratégia. Trata-se de criar estratégias de marketing diversificadas com base nas atitudes, comportamentos, crenças, opiniões e exigências dos diferentes segmentos de clientes.
-
Marketing transacional
O marketing transacional é uma estratégia de marketing que os profissionais de marketing utilizam para aumentar as vendas através de várias técnicas, como descontos e cupões.
O objetivo é inspirar e motivar os clientes a comprarem cada vez mais produtos. Devido à intensa concorrência no mercado nos últimos anos, as vendas tornaram-se cada vez mais difíceis. O marketing relacional é a antítese do marketing transacional.
-
E-Marketing
Uma estratégia de marketing na Internet é outro nome para o marketing eletrónico. Implica que a organização ou empresa comercialize os seus bens e serviços em linha.
Algumas das formas mais comuns de marketing eletrónico são a otimização dos motores de busca (SEO), o marketing pago, os artigos patrocinados, as publicações de convidados, os banners, os anúncios em vídeo e impressos e o marketing por correio eletrónico.
-
Marketing dissimulado
Marketing encoberto é outra palavra para marketing dissimulado. Trata-se de uma abordagem de marketing inteligente, em que as organizações e empresas promovem a sua marca, produto ou serviço sem tornar óbvio que o estão a fazer. Numa técnica de marketing dissimulado, as empresas enganam os consumidores, fazendo-os crer que não estão conscientes disso.
-
Marketing offline
O marketing tradicional é outro nome para o marketing offline. Indica que as organizações e empresas utilizam técnicas de marketing convencionais. Algumas das formas mais comuns de marketing offline são a televisão, a rádio, a imprensa escrita, os outdoors, os folhetos e os anúncios nos jornais.
Pode parecer que o marketing offline ou tradicional já não é relevante nesta era de avanços tecnológicos e de e-marketing. No entanto, as principais marcas do mundo continuam a confiar nos métodos de marketing convencionais para chegar a mais consumidores.
7 passos para uma excelente estratégia de marketing
Segue estes sete passos essenciais para criar um plano de marketing eficaz. Vamos analisar os detalhes de cada passo:
-
Cria um plano de marketing
A tua estratégia de marketing explica porque é que a tua equipa precisa de recursos, acções e objectivos específicos este ano. O teu plano de marketing detalha como vais implementar a tua estratégia.
Um plano de marketing deve incluir o teu orçamento, as iniciativas de marketing e os canais de marketing. Além disso, um resumo da atividade manter-te-á em contacto com os objectivos da empresa.
-
Estabelece personas de compradores
Esta é a tua oportunidade se precisares de resumir o teu público numa única linha. A buyer persona é uma descrição do cliente ideal. Ao desenvolver a tua estratégia, a buyer persona deve ser o teu ponto de partida.
Os dados demográficos e psicográficos Os dados demográficos e psicográficos, como a idade, o emprego, o rendimento, a geografia, os interesses e as barreiras, são incluídos nas buyer personas.
-
Define os teus objectivos.
Os objectivos da tua estratégia de marketing devem refletir as ambições da tua empresa. Outros objectivos de marketing podem ser o aumento do conhecimento da marca ou a obtenção de oportunidades de qualidade. Além disso, pode ter como objetivo estabelecer ou manter a liderança de pensamento no seu sector ou aumentar a valor para o cliente.
Sejam quais forem os teus objectivos, faz uma lista deles e pensa na forma como a tua equipa de marketing pode esforçar-se por atingi-los no próximo ano.
-
Escolhe as ferramentas certas.
Certifica-te de que tens a ferramenta certa para medir o sucesso dos teus objectivos depois de os teres identificado.
As ferramentas online, como os programadores de redes sociais, oferecem análises que podem ser utilizadas para monitorizar as preferências do teu público. Também podes considerar a utilização do Google Analytics para avaliar a eficácia do teu sítio Web e do teu blogue.
-
Analisa os teus meios de comunicação.
Tem em conta o que já tens para estabelecer uma estratégia. Considera os meios pagos, próprios e ganhos para organizar os teus activos.
Os meios de comunicação social pagos são canais que pagas para chegar ao teu público. Isto inclui plataformas offline e online, como a televisão, o correio direto e os outdoors.
Os meios de comunicação próprios incluem fotografias, vídeos, podcasts, livros electrónicos, infografias, etc. As partilhas nas redes sociais, os tweets e as fotografias do Instagram que mencionam a tua marca são exemplos de meios de comunicação social adquiridos.
Reúne os teus meios de comunicação num único local para veres o que tens e como combiná-los para maximizar o teu plano. Se os recursos não se adequarem aos teus objectivos, corta-os. Este é o momento perfeito para arrumar e descobrir as lacunas.
Concentra-te no marketing e nos meios de comunicação próprios. Depois, olha para os compradores. Digamos que crias um programa de edição de vídeo. Se um dos problemas é adicionar efeitos sonoros limpos aos vídeos, desenvolve um vídeo de demonstração de 15 segundos no Instagram para explicar como a tua solução resolve esse desafio.
Cria um calendário editorial. Planeia o conteúdo em função de grupos de tópicos, objectivos, formato e canal. Inclui o desafio da tua buyer persona para obteres ideias para a criação de conteúdos ou para te aprofundares.
-
Põe em prática a tua estratégia de marketing
Os estudo de mercado e o planeamento devem ajudar-te a visualizar como e que equipas irão implementar a tua abordagem.
-
Finaliza os teus planos atribuindo acções.
Cria um documento com as etapas da campanha. Desenvolve uma estratégia. Cria um documento a longo prazo. Um plano de 12 meses é típico. Este calendário planeado deve orientar a tua estratégia de marketing.
A tua estratégia e plano digital devem ser únicos para a tua empresa. Não terás problemas se a estratégia tiver todas as informações de que necessitas.
Conclusão
No fim de contas, leva tempo a desenvolver uma estratégia de marketing completa. Continua a trabalhar e utiliza os recursos que mencionámos neste artigo. Com o tempo, pesquisa e feedback dos clientes ajudar-te-á a ajustar a tua estratégia para gastares a maior parte do teu tempo nos canais de marketing que interessam ao teu público.
Contacta os especialistas da QuestionPro se precisares de ajuda com a pesquisa de insights de marketing. A QuestionPro pode ajudar-te a ultrapassar o processo e a tirar o máximo partido dos teus dados.