
Um relatório de inquérito é o instrumento através do qual os investigadores registam as informações obtidas num estudo, que são convertidas em estatísticas através da análise das informações recolhidas.
O seu objetivo é transmitir detalhes que devem ser considerados para conceber novas estratégias empresariais ou implementar alterações no objeto de estudo. A informação fornecida tem de ser extremamente precisa, com um objetivo e uma conclusão claros, e tem de existir um formato limpo e estruturado para que estes relatórios sejam eficazes.
Um relatório de inquérito é uma fonte fiável para, por exemplo, uma análise e interpretação dos resultados do inquérito. análise e interpretação dos resultados do inquéritoUm relatório de inquérito é uma fonte fiável para, por exemplo, analisar e interpretar os resultados de um inquérito, ou para contar pormenores da investigação realizada, e é frequentemente considerado um testemunho específico de todo o trabalho realizado.
As várias secções de um relatório de investigação são as seguintes:
- Resumo
- Antecedentes / Introdução
- Métodos de aplicação
- Resultados baseados na análise
- Deliberação
- Conclusão
Como apresentar um relatório de inquérito
A estudo de mercado é essencial para lançar um novo produto ou serviço. Os mercados actuais são extremamente voláteis e competitivos porque os intervenientes podem oferecer o mesmo ou mais do que outra empresa.
Uma organização precisa de tomar decisões da forma correta e no momento certo para ser relevante no mercado e, claro, precisa de oferecer produtos actualizados que satisfaçam as exigências dos clientes.
Os pormenores de um relatório de inquérito podem mudar em função da sua finalidade, mas os seus componentes permanecem os mesmos. A abordagem do investigador também influencia o estilo de redação do relatório.
Os sete componentes principais de um relatório de inquérito são
- Resumo do relatório de investigação: O objetivo completo, juntamente com a descrição geral da investigação, será incluído num resumo constituído por alguns parágrafos.Todos os componentes são brevemente explicados no resumo do relatório de investigação. Este deve ser suficientemente interessante para captar todos os elementos-chave do documento.
- Introdução à investigação: Há sempre um objetivo principal que o investigador tenta mostrar através de um relatório de inquérito. Na secção de introdução, podes abordar as respostas relacionadas com este objetivo e estabelecer uma tese que responda em pormenor às perguntas necessárias. Para tal, é necessário responder a uma pergunta: “Qual é o estado atual do objetivo? Após a realização da investigação, a organização concluiu com êxito o objetivo ou este ainda está em processo de desenvolvimento? Apresenta estes dados na parte introdutória dos relatórios de investigação.
- Metodologia de investigação: Esta é a secção mais importante do relatório de investigação, pois é nela que se encontram as informações mais relevantes. Os leitores podem obter dados de qualidade a partir do conteúdo fornecido, e esta metodologia pode ser aprovada por outros investigadores de mercado.
- Resultados da investigação: Uma breve descrição dos resultados, juntamente com os cálculos efectuados para atingir o objetivo, constituirá esta secção de resultados. Geralmente, a exposição após a análise dos dados é efectuada na parte de discussão do relatório do inquérito.
- Debate sobre a investigação: Os resultados são discutidos em grande detalhe nesta secção, juntamente com uma análise comparativa dos relatórios que provavelmente existem no mesmo domínio. Todas as anomalias detectadas durante a investigação serão analisadas. Ao redigir relatórios de investigação, é necessário ligar os pontos sobre a forma como os resultados serão aplicáveis no mundo real.
- Referências da investigação e conclusão: Conclui todos os resultados da investigação, juntamente com a citação de cada autor ou de qualquer outro conteúdo de onde foram retiradas as referências.
Exemplo de um relatório de inquérito
Graças a ferramentas digitais como o QuestionPro, é possível obter um relatório de inquérito em tempo real que os gestores e líderes da organização podem consultar para tomar decisões de forma rápida e eficaz.
Segue-se um exemplo de um relatório de inquérito gerado pela plataforma QuestionPro quando aplicas os teus inquéritos.
Eis alguns exemplos de exemplos de pesquisa relatórios de investigação que podes produzir utilizando o software de inquéritos QuestionPro:
Relatório comparativo: Permite-te comparar os resultados do teu inquérito com diferentes segmentos ou grupos, graças a filtros que te permitem classificar o teu público.
Análise de tendências: Este tipo de análise é efectuado para inquéritos longos em que os resultados podem variar devido à sua duração. Com a análise de tendências, é possível acompanhar os dados do inquérito numa base semanal, mensal ou trimestral.
Análise conjunta: Este tipo de análise permite descobrir quais são as caraterísticas de um produto que está entre os gostos do público-alvo. Estas caraterísticas podem ser o preço, a distribuição, as utilizações, etc.
Dicas para redigir um relatório de inquérito
A redação incorrecta de um relatório de inquérito pode afetar a tomada de decisões na tua organização. Aqui tens 14 dicas para redigir relatórios de inquéritos com impacto nos decisores:
- Prepara o contexto antes de começares a escrever e começa pelo básico antes de te lançares em novos tópicos.
A ordem das perguntas do inquérito pode não ser a ideal ou a mais eficaz para a redação de relatórios de investigação. A ideia é começares com um tópico mais amplo e trabalhares para um tópico mais específico e concentrares-te numa conclusão ou apoio.
A parte mais difícil de fazer um relatório de inquérito é, sem dúvida, começar. Por isso, começa com o título, a introdução, depois documenta as primeiras descobertas e continua com isso. A Quando tiveres a informação bem documentada, poderás certamente escrever uma conclusão geral. conclui.
- Tem em mente o teu público-alvo e seleciona um formato que seja claro e lógico para ele.
Os relatórios de investigação serão apresentados aos decisores responsáveis pelo Qual é a perceção geral do trabalho de um investigador? tema? Isto requer muito cuidado. Tens de ter muita informação para começares a escrever o relatório do inquérito.
Mantém a coerência com a redação, a numeração dos anexos, etc. Segue o formato aprovado e demonstra a integridade do projeto em relação aos objectivos da empresa.
- Reúne todas as informações sobre o tema de investigação.
Quem são os concorrentes dos nossos clientes? Fala com outros investigadores que estudaram o mesmo tópico, conhece a linguagem da indústria. A utilização incorrecta de termos pode desencorajar os leitores do relatório do teu inquérito.
- Discute apenas as conclusões que são significativas.
Se alguns dados não forem realmente significativos, não os menciones. Lembra-te que nem tudo é verdadeiramente importante ou essencial quando partilhas um relatório de resultados de um inquérito.
- Sê objetivo na apresentação dos resultados
Por exemplo, não digas que os inquiridos estavam “preocupados” com um problema, quando existem diferentes graus de preocupação.
- Os gráficos devem ser suficientemente claros.
Não deixes que os gráficos levem o leitor a cometer erros, fornece um título, inclui indicações, o tamanho dos títulos ou subtítulos deve ser correto, etc.
- Cria uma conclusão eficaz.
A conclusão dos relatórios de investigação é a mais difícil de escrever, mas é uma oportunidade incrível para te destacares. Faz um resumo preciso. Por vezes, ajuda começar a conclusão com algo específico, depois descreve a parte mais importante do estudo e, por fim, apresenta as implicações das conclusões.
Um relatório de inquérito é um processo que requer prática. Lê os teus parágrafos e analisa o que as pessoas querem e precisam de ouvir. Lembra-te de que é necessário que o relatório siga o rumo que pretendes.
Se quiseres saber mais sobre como utilizar o nosso software de inquéritos e as ferramentas de análise de resultados disponíveis, marca uma demonstração online com um dos nossos consultores.