Existem diferentes tipos de investigação e cada um deles pode servir-te em momentos diferentes, tudo depende das necessidades do teu estúdio. Para tal, é necessário seguir um processo e aplicá-lo para resolver um problema ou criar novos conhecimentos.
Quando aplicas diferentes modelos de investigação podes ter a certeza de criar parâmetros fiáveis para confirmar ou negar uma hipótese.
Desta forma, podes garantir que o projeto que estás a realizar contribuirá com informações valiosas para a indústria ou para a sociedade.
Tipos de investigação e sua classificação
Geralmente, um tipo de investigação é selecionado para melhorar a compreensão do estudo, especialmente quando se pretende realizar um processo de recolha de dados para um tema específico.
Os tipos de investigação mais comuns são:
A seguir, detalhamos todos os tipos de investigação que existem de acordo com os seguintes aspectos:
-
Tipos de investigação de acordo com o seu objetivo
Existem dois tipos de investigação, de acordo com o seu objetivo:
Investigação teórica: Este tipo de pesquisa visa obter informações de natureza diversa, embora esse conhecimento não seja aplicado, mas apenas para conhecimento geral.
Investigação aplicada: Este tipo de investigação centra-se em encontrar estratégias para atingir um objetivo específico e pô-las em prática. Classifica-se em dois tipos:
- Investigação tecnológica aplicada
É utilizada para gerar novos conhecimentos e pô-los em prática com o objetivo de melhorar a vida das pessoas.
- Investigação científica aplicada: A investigação científica
investigação científica
é utilizado com o objetivo de medir variáveis específicas para prever comportamentos. Geralmente, é aplicado no domínio dos bens e serviços. -
Tipos de investigação de acordo com a profundidade do objeto de estudo
Os tipos de investigação também se dividem de acordo com o nível de profundidade. Pode ser classificado em:
Investigação exploratória: A investigação exploratória tem como objetivo investigar e analisar informações específicas que não foram estudadas em profundidade. Por outras palavras, é responsável por uma primeira abordagem para que, posteriormente, possa ser realizada uma investigação mais detalhada.
Investigação descritiva: Centra-se num relatório detalhado sobre o fenómeno em estudo, as suas características e configuração. Não se preocupa nem com as causas nem com as consequências, apenas quer ter uma visão clara para compreender a sua natureza.
Investigação explicativa: Com este tipo de investigação é possível encontrar a relação entre a causa e a consequência de um fenómeno específico. Desta forma, é possível saber porque e como chegou ao seu estado atual.
-
Tipos de investigação de acordo com os dados utilizados
Outro tipo de investigação baseia-se nos dados utilizados. Podes ser classificado:
Investigação quantitativa: Este tipo de investigação é realizado para obter e avaliar informações através de uma abordagem estatística e matemática. Utiliza uma grande quantidade de dados provenientes de diferentes analisa e encontra discrepâncias entre as fontes.
Os dados quantitativos são normalmente apresentados sob a forma de gráficos, quadros e estatísticas. Estes dados podem ser recolhidos com a ajuda de inquéritos ou questionários e, posteriormente, utilizados para encontrar uma correlação ou um padrão de comportamento que possa beneficiar o tema da investigação.
Investigação qualitativa:Trata-se de um processo de investigação que permite uma compreensão aprofundada dos problemas. Ajuda a fornecer informações sobre um tópico específico, através do estudo de comportamentos, emoções e outros aspectos da psicologia humana que são passíveis de interpretação.
Os dados qualitativos podem ser recolhidas sob a forma de estudos de caso, entrevistas, grupos de discussão, etc. Na maioria das vezes, é descritivo e pode ser explicado simplesmente com a ajuda de palavras, figuras e imagens.
-
Tipos de investigação de acordo com a manipulação das variáveis
Existem diferentes tipos de investigação em função do grau de manipulação das variáveis. Estes podem incluir:
Investigação experimental: É utilizado regularmente em sociologia e psicologia, física, química, biologia e medicina, etc. Trata-se de um conjunto de concepções de investigação que utilizam a manipulação e os testes controlados para compreender os processos causais.
Em geral, uma ou mais variáveis são manipuladas para determinar o seu efeito numa variável dependente.
Investigação quase-experimental: Uma metodologia única caracterizada pela ausência de grupo de controlo, de seleção aleatória, de atribuição aleatória e/ou de manipulação ativa.
Investigação não experimental: Neste caso, o investigador não pode controlar, manipular ou alterar a variável, mas baseia-se na interpretação, na observação ou nas interacções para chegar a uma conclusão, pelo que tem de se basear em correlações, inquéritos ou estudos de caso e não pode demonstrar uma verdadeira relação de causa e efeito.
-
Tipos de investigação de acordo com a sua inferência
Os tipos de investigação de acordo com a sua inferência podem ser classificados da seguinte forma:
Pesquisa dedutiva: Este tipo de investigação centra-se no estudo da realidade e na verificação ou refutação da premissa a testar. Assim, se as premissas estiverem correctas e o método dedutivo for corretamente aplicado, a conclusão também estará correcta.
Investigação indutivaComeça com observações e as teorias são propostas no final do processo de investigação como resultado das observações.
Esta abordagem visa gerar significado a partir do conjunto de dados recolhidos, a fim de identificar relações que ajudem a construir uma teoria. Em geral, baseia-se na aprendizagem a partir da experiência. Observa padrões, semelhanças e regularidades para tirar conclusões.
Investigação hipotético-dedutivaÉ conduzida para criar uma teoria científica que tenha em conta os resultados obtidos através da observação direta e da experimentação e que, por inferência, preveja efeitos adicionais que possam ser verificados ou refutados por provas empíricas derivadas de outras experiências.
-
Tipos de investigação de acordo com a sua temporalidade
Os tipos de investigação podem também ser classificados de acordo com a sua temporalidade. São os seguintes:
Investigação longitudinal: Este tipo de investigação caracteriza-se pela observação de um indivíduo ou de um acontecimento durante um determinado período de tempo, a fim de identificar as mudanças que ocorrem.
Investigação transversal: Um estudo transversal compara as características de diferentes indivíduos num determinado momento. É utilizado na psicologia do desenvolvimento, nas ciências sociais e na educação.
Lembra-te que, antes de escolheres um dos tipos de investigação existentes, tens de definir os objectivos da tua investigação, identificar os conhecimentos que tens sobre o assunto e, a partir daí, encontrar o método adequado para o alcançar.
É importante que o investigador tenha definido claramente o foco do seu estudo antes de iniciar o processo e que escolha os instrumentos de recolha de dados que permitam atingir os objectivos.
Outros tipos de investigação populares
Para além dos tipos de investigação sobre os quais lemos acima, há outros que são muito populares. De seguida, mencionamos cada uma delas:
Estudos de mercado: Estudos de mercado: Este tipo de estudos permite conhecer os hábitos de compra e as preferências dos consumidores, o que dá às organizações uma visão do seu sector, estima os preços dos seus produtos, etc.
Investigação académica: Trata-se de um processo que permite tanto ao sector educativo como aos investigadores alargar os seus conhecimentos para resolver um problema, definir objectivos e colocar questões através de métodos formais de investigação científica para os resolver ou da utilização de teorias existentes.
Investigação no terreno: O processo de recolha de novos dados utilizando fontes primárias para um fim específico. A investigação no terreno é útil para obter informações qualitativas através da observação, compreensão e interação do investigador com as pessoas no seu ambiente natural.
Pesquisa emocional: Este é um dos tipos de investigação mais utilizados atualmente, pois consiste em testes que identificam as expressões faciais e os sentimentos dos participantes.
Pesquisa de marketing: Este tipo de investigação é realizado junto de um público-alvo específico com o objetivo de conhecer o seu comportamento. Deste modo, as organizações podem obter um conhecimento aprofundado sobre os consumidores a que se dirigem.
Investigação primária e secundária: A investigação primária é uma combinação de investigação qualitativa e quantitativa em que as empresas contactam os consumidores finais para recolher dados relevantes. A investigação secundária, por outro lado, utiliza fontes externas e informações já publicadas para recolher dados relevantes para uma melhor tomada de decisões.
Investigação correlacional: Este tipo de investigação envolve a medição de duas variáveis e a identificação da relação estatística entre elas.
Investigação concetual: Realiza-se através da observação e análise de dados sobre um determinado tema. Não se trata de um processo prático, mas é executado com conceitos e ideias que permitem desenvolver novas teorias ou interpretar teorias existentes de um outro ponto de vista.
Investigação-ação participativa: O processo é levado a cabo com o objetivo de permitir aos investigadores e aos participantes compreender e melhorar as práticas que implementam e as situações em que se encontram. Este processo está diretamente relacionado com a ação, influenciado por uma compreensão da história, da cultura e do contexto local e das relações sociais.
Investigação operacional: Trata-se de uma técnica de investigação analítica que é conduzida com o objetivo de resolver um problema, prever resultados e tomar melhores decisões numa organização com dados completos.
Investigação empírica: Este tipo de investigação é qualquer investigação a partir da qual a informação só pode ser obtida através da realização de provas concretas e verificáveis, utilizando métodos de investigação qualitativos e quantitativos.
Investigação causalal: Trata-se de um tipo de investigação experimental e estatística. Consiste em identificar a relação entre as variáveis e o efeito de uma alteração nas variáveis independentes.
Investigação empresarial: Este processo consiste em obter informações detalhadas de todos os departamentos de uma organização com o objetivo de identificar os produtos e serviços mais rentáveis e maximizar as vendas.
Pesquisa documental: O objetivo é obter informações a partir do material existente e selecionar o material adequado para o estudo. Isto dá-te o dá aos investigadores a oportunidade de interpretar e melhorar novos documentos.
Investigação avaliativa: Este tipo de investigação é realizado com o objetivo de identificar o objetivo de um estudo e não o método específico. Ou seja, avalia os recursos utilizados para alcançar os resultados. Este processo permite aumentar os conhecimentos e tomar melhores decisões e pô-las em prática na vida real.
Pesquisa seccional: Consiste em recolher informações qualitativas de uma amostra de estudo específica apenas uma vez. Os dados recolhidos são utilizados para aprofundar os fenómenos que ocorrem numa comunidade.
Investigação motivacional: Este tipo de investigação é realizado para explicar as razões pelas quais os consumidores se comportam como o fazem, para compreender as suas necessidades e a sua relação com um produto ou serviço. Desta forma, é possível criar estratégias que os influenciem.
Porque é que é importante conhecer os tipos de investigação?
A obtenção de provas relevantes para o problema de investigação implica normalmente a especificação do tipo de investigação aplicada para testar uma teoria, avaliar um programa ou descrever com precisão um fenómeno.
No entanto, os investigadores iniciam o processo demasiado cedo, antes de definirem a informação de que necessitam para responder às questões do estudo.
Se não for feita uma escolha entre um dos tipos de investigação acima referidos, as conclusões tiradas correm o risco de ser fracas e pouco convincentes e, consequentemente, podem não abordar adequadamente o problema global do estudo.
Conclusão
Chegámos ao fim desta revisão dos diferentes tipos de investigação que existem e que podes utilizar para obteres os conhecimentos de que necessitas no âmbito dos teus objectivos, sejam eles académicos, comerciais ou sociais.
Lembra-te que se quiseres fazer qualquer tipo de pesquisa online, no QuestionPro dispomos das ferramentas necessárias para que seja fácil e eficaz.
Cria uma conta gratuita para começar a tirar partido dela ou solicita já uma demonstração da nossa plataforma e fica a conhecer todas as funcionalidades disponíveis nas nossas diferentes licenças.