Um inquérito por amostragem é um procedimento no âmbito de uma conceção de investigação, em que os dados são recolhidos através de instrumentos como questionários ou inquéritos.
Para que a partir destes questionários e inquéritos obtenham resultados satisfatórios, devem ser seguidos os seguintes passos:
-
- Definição do objeto da investigação.
- Determina a “população” a inquirir.
- Escolhe a amostra a inquirir.
- Concebe o questionário.
- Realiza um inquérito-piloto.
- Recolhe e analisa os dados.
- Partilha os resultados do inquérito.
Vantagens dos inquéritos por amostragem
O princípio dos inquéritos por amostragem não consiste em observar toda a população em estudo, mas um subconjunto devidamente selecionado, designado por amostra.
Esta amostra é geralmente muito mais pequena do que a população considerada: esta vantagem permite operar de forma muito mais simples do que num inquérito exaustivo, obter resultados mais rápidos a um custo muito mais baixo e ter dados de melhor qualidade, uma vez que é possível recolher dados com muito mais cuidado quando se trata de um pequeno número de indivíduos do que quando se entrevista e/ou examina uma população inteira. A recolha de dados é muito mais cuidadosa quando se trata de um pequeno número de indivíduos do que quando se entrevista e/ou examina uma população inteira.
Passos para a realização de um inquérito por amostragem
1.- Define o objeto de investigação
Tens de saber como é que o trabalho de investigação vai ser realizado, por isso certifica-te de que o tens claro e por escrito.
Determina a “população” inquirida.
O passo seguinte na realização de um inquérito por amostragem é identificar a população que fará parte da investigação.
Procede a um exame detalhado desta população e das suas particularidades, conduzindo a uma identificação das especificidades e dos limites da população selecionada.
3- Escolhe a amostra a inquirir
Depois de determinar a dimensão numérica da amostra, escolhe a que corresponde às especificidades da população-alvo selecionada e ao objetivo da investigação.
Conceção do questionário
Para realizar o inquérito por amostragem, define as perguntas a fazer, idealmente indo do geral para o particular e fazendo perguntas sensíveis pelo meio.
Evita inquéritos longos para evitar a monotonia e o cansaço dos inquiridos. Lembra-te também de fazer diferentes tipos de perguntas para tornar o inquérito mais interativo.
5.- Testa o inquérito antes de o enviares.
Realiza um inquérito-piloto e certifica-te de que tudo está em ordem para que o teu projeto seja bem sucedido. Faz as correcções necessárias de acordo com o inquérito por amostragem que realizares. A interpretação da informação não é uma simples coleção de dados. Deve sintetizar toda a informação recolhida, ligar e contextualizar a informação e colocar as coisas em perspetiva.
6.- Partilha os resultados do inquérito
Para um investigador, os inquéritos por amostragem fazem parte do trabalho de investigação. Se for realizado para um cliente, talvez só precises de ter o total dos questionários com um resumo e uma breve interpretação dos resultados.
Na maioria das vezes, será um relatório escrito, cuja principal caraterística será convencer o decisor a efetuar as modificações, com base no feedback do inquérito por amostragem.