Os métodos de investigação qualitativos e quantitativos são uma ferramenta para recolher informações para o teu projeto.
Cada um tem caraterísticas que podem ajudar o investigador a encontrar o resultado do seu estudo.
O método qualitativo, por exemplo, permite obter dados qualitativos não quantificáveis ou a opinião dos participantes para chegar a uma conclusão do processo.
Em contrapartida, o método quantitativo utiliza perguntas para recolher informações quantificáveis para uma análise estatística que permita tirar conclusões.
Vamos aprender mais sobre as caraterísticas dos métodos, começando pelo básico…
O que é a investigação quantitativa?
A investigação quantitativa é a investigação que utiliza métodos quantitativos e inferência estatística para extrapolar resultados de uma amostra para uma população.
A investigação quantitativa, ao contrário da qualitativa, analisa um grande volume de dados.
Além disso, estuda variáveis quantitativas, ou seja, numéricas.
Estas variáveis adquirem significado quando são relacionadas com outras variáveis através de correlações, regressões ou testes de hipóteses.
O que é a investigação qualitativa?
A investigação qualitativa é um tipo de investigação que recolhe e trabalha com dados não numéricos e procura interpretar o significado desses dados para ajudar a compreender a vida social através do estudo.Os investigadores qualitativos têm uma questão de investigação a que têm de responder e utilizam uma combinação de entrevistas, grupos de discussão e observações para recolher dados qualitativos e dar sentido ao comportamento dos consumidores.
Métodos de investigação quantitativa
Os métodos de investigação qualitativos e quantitativos têm caraterísticas específicas.
No caso dos métodos de investigação quantitativos, estes ajudam a analisar as provas empíricas recolhidas.
Através destes métodos, o investigador pode verificar se a sua hipótese é ou não confirmada.
Os métodos de investigação quantitativa incluem:
- Inquéritos
A investigação através de inquéritos envolve normalmente uma grande audiência para recolher uma grande quantidade de dados.
Trata-se de um método quantitativo que inclui um conjunto pré-determinado de perguntas fechadas de resposta fácil ou, nalguns casos, perguntas abertas.
Devido à simplicidade deste método, obtém-se uma elevada taxa de resposta.
Anteriormente, os inquéritos eram realizados presencialmente, apenas com um gravador.
No entanto, com o avanço da tecnologia e a facilidade, surgiram novos meios de distribuição, como o correio eletrónico ou as redes sociais.
Por exemplo, para compreender a satisfação com um sítio Web, podes realizar um inquérito no teu sítio Web e faz ao teu público um conjunto pré-determinado de perguntas.
Esta pesquisa permite-te ter uma ideia de que parte do sítio Web precisa de ser alterada para aumentar o índice de satisfação ou para descobrir o que estás a fazer realmente bem.
- Investigação experimental
Neste caso, monta uma experiência e testa uma hipótese, criando uma situação em que uma das variáveis é manipulada. O investigação experimental também é utilizado para testar a causa e o efeito, em que descobres o que acontece à variável independente e se a outra é eliminada ou alterada.
O processo deste método consiste normalmente em propor uma hipótese, fazer uma experiência com ela, analisar os resultados e apresentar um relatório para perceber se os resultados apoiam ou não a teoria.
Por exemplo, uma determinada empresa de produtos está a tentar descobrir por que razão não consegue conquistar o mercado.
Por isso, faz alterações em cada um dos processos, como o fabrico, o marketing, as vendas e as operações.
Através da experimentação, compreende que a formação em vendas tem um impacto direto na cobertura do mercado.
Se a pessoa for bem treinada, então o produto terá uma melhor cobertura.
- Investigação correlacional
A investigação correlacional é utilizado para encontrar a relação entre dois conjuntos de variáveis.
A regressão é geralmente utilizada para prever os resultados de um método deste tipo.
Pode ser uma correlação positiva, negativa ou neutra.
Por exemplo, as pessoas com educação superior terão empregos mais bem pagos.
Isto significa que uma educação superior conduz a um emprego bem remunerado e que uma educação inferior conduz a empregos mal remunerados.
- Estudo longitudinal
O estudo longitudinal é utilizado para compreender as caraterísticas ou o comportamento de um sujeito em observação após um exame repetido durante um determinado período de tempo.
Os dados recolhidos por este método podem ser de natureza qualitativa ou quantitativa.
Por exemplo, durante a investigação para descobrir os benefícios do exercício, pede-se ao alvo que faça exercício todos os dias durante um determinado período de tempo e os resultados mostram um aumento da resistência e do crescimento muscular.
Isto confirma o facto de que o exercício é benéfico para o corpo.
- Estudo transversal
O estudo estudo transversal é um método observacional, no qual um conjunto de audiências é observado num determinado momento.
Neste tipo, os participantes são escolhidos de forma a representar semelhança em todas as variáveis, exceto na que está a ser investigada.
Além disso, não permite ao investigador estabelecer uma relação de causa e efeito, uma vez que não é observado durante um período de tempo contínuo.
É utilizado principalmente no sector da saúde ou no comércio a retalho.
Por exemplo, é realizado um estudo médico para determinar a prevalência de perturbações de subnutrição nas crianças de uma determinada população.
Para tal, examina uma vasta gama de parâmetros, como a idade, a etnia, a localização, o rendimento e o contexto social.
Se um número significativo de crianças de famílias pobres apresentar perturbações de subnutrição, este facto pode ser investigado mais aprofundadamente.
Normalmente, um estudo transversal é seguido de um estudo longitudinal para descobrir a razão exacta.
- Investigação causal-comparativa
Este método baseia-se na comparação.
É utilizado principalmente para descobrir a relação de causa e efeito entre duas ou mesmo múltiplas variáveis.
Por exemplo, um investigador mediu a produtividade dos trabalhadores de uma empresa que lhes dava pausas durante o trabalho e comparou-a com a dos trabalhadores de uma empresa que não lhes dava pausas.
Métodos de investigação qualitativa
Vamos continuar a aprender mais sobre as caraterísticas da investigação quantitativa e qualitativa.
Neste caso, algumas questões de investigação têm de ser analisadas qualitativamente, uma vez que os métodos quantitativos não são aplicáveis.
Em muitos casos, é necessária informação detalhada e observação do comportamento de um público-alvo, pelo que os resultados necessários são descritivos.
Os resultados da investigação qualitativa são mais descritivos do que preditivos.
O investigador pode construir ou apoiar teorias para potenciais investigações quantitativas futuras.
Nesta situação, os métodos de investigação qualitativa são utilizados para chegar a uma conclusão que apoie a teoria ou a hipótese em estudo.
- Estudo de caso
O método de estudo de caso é utilizado para obter mais informações através da análise cuidadosa de casos existentes.
É um método de investigação de um problema no seu contexto real, normalmente para fins de investigação empresarial ou para recolher provas empíricas para fins de investigação.
O investigador tem de analisar cuidadosamente, certificando-se de que os parâmetros e as variáveis do caso existente são os mesmos que os do caso em investigação.
Utilizando os resultados do estudo, podes tirar conclusões sobre a questão.
Por exemplo, num relatório que menciona a solução fornecida por uma empresa ao seu cliente.
Os desafios que enfrentou durante a conceção e o desenvolvimento, as conclusões do caso e as soluções que ofereceu para os problemas.
Estes estudos são utilizados pela maioria das empresas, uma vez que constituem provas empíricas que devem ser promovidas para ganhar mais negócios.
- Método de observação
Trata-se de um processo de observação e de recolha de dados junto do alvo.
Sendo um método qualitativo, consome muito tempo e é muito pessoal.
Pode dizer-se que faz parte do investigação etnográfica que também é utilizada para recolher dados empíricos.
Trata-se geralmente de uma forma de investigação qualitativa, mas, em alguns casos, pode ser quantitativa, dependendo do que está a ser estudado.
Por exemplo, a realização de uma investigação para observar um determinado animal nas florestas tropicais da Amazónia é muitas vezes morosa, uma vez que a observação deve ser efectuada durante um determinado período de tempo para estudar os padrões ou o comportamento do sujeito.
Outro exemplo muito utilizado atualmente é a observação de pessoas a fazer compras num centro comercial para descobrir o comportamento de compra dos consumidores.
- Entrevista pessoal
Este método de conversação é puramente qualitativo e um dos mais utilizados.
A razão é que permite ao investigador obter dados precisos e significativos se forem feitas as perguntas certas.
Por exemplo, numa entrevista presencial com o Ministro das Finanças para recolher dados sobre as políticas financeiras do país e as suas implicações para o público.
- Grupos de discussão
Os grupos de discussão são utilizados quando um investigador quer encontrar respostas para as perguntas “o quê”, “porquê” e “como”.
Normalmente, é escolhido um pequeno grupo para este método e não é necessário interagir com o grupo pessoalmente.
Este método é muito utilizado pelas empresas de produtos para recolher dados sobre as suas marcas.
Por exemplo, um fabricante de telemóveis que deseja receber informações sobre as dimensões de um modelo que ainda não foi lançado no mercado.
Estes estudos ajudam a empresa a satisfazer a procura dos clientes e a posicionar-se adequadamente no mercado.
- Análise de texto
O método de análise de texto é um pouco novo em comparação com os outros tipos.
Este método é utilizado para analisar a vida social através de imagens ou palavras utilizadas pelo indivíduo.
No mundo atual, onde as redes sociais desempenham um papel importante na vida de todos, este método permite que a investigação siga o padrão que está relacionado com o seu estudo.
Por exemplo, muitas empresas pedem feedback detalhado aos clientes sobre o seu grau de satisfação com a equipa de apoio ao cliente.
Estes dados permitem ao investigador tomar decisões adequadas para melhorar a equipa de apoio.
É necessária uma combinação de métodos para algumas questões que não podem ser respondidas utilizando apenas um, especialmente quando um investigador precisa de obter uma compreensão completa de uma questão complexa.
Conclusão
Os métodos de investigação qualitativa e quantitativa permitem diferentes visões dos fenómenos em estudo.
Ambas as abordagens são extremamente importantes para o processo, uma vez que permitem a recolha de uma grande quantidade de dados.
Por vezes, é necessária uma combinação de ambos para algumas questões que não podem ser respondidas utilizando apenas um, especialmente para obter uma compreensão completa de uma questão complexa.
O QuestionPro pode ajudar-te a realizar pesquisas qualitativas e quantitativas.
Solicita uma demonstração da nossa plataforma para que possas falar connosco sobre as tuas necessidades e para que possamos mostrar-te o potencial da nossa plataforma.