Os inquéritos às populações indígenas são o método ideal de recolha de dados para conhecer os aspectos relacionados com o desenvolvimento deste sector da população.
Este tipo de inquérito é realizado, por exemplo, para conhecer aspectos como o desenvolvimento, as limitações, as línguas faladas, os níveis de educação, as actividades económicas, a situação económica atual, os níveis de marginalização, o acesso aos serviços de saúde, etc.
Desta forma, as instituições podem criar estratégias que respondam às necessidades deste sector e dar-lhes voz.
Conselhos para a realização de inquéritos a populações indígenas
A realização de um questionário para as populações indígenas pode ser complicada por vários factores, como a falta de meios para responder, a falta de acesso às comunidades onde vivem ou, por vezes, a falta de conhecimentos linguísticos por parte do investigador.
Temos algumas dicas para te ajudar a implementar os teus inquéritos e obter os melhores resultados para a tua investigação.
Cria uma ligação com os participantes
Antes de iniciar a recolha de dados recolha de dados para a tua investigação, deves lembrar-te que os povos indígenas estabeleceram diretrizes comunitárias sobre a partilha de informações, especialmente com estranhos.
A nossa recomendação é que, antes de iniciares o inquérito, cries uma ligação com eles, lhes dês a conhecer o objetivo da tua investigação e respeites os seus limites.
Desta forma, poderás obter as respostas de que precisas.
Utiliza um tradutor
A maioria das pessoas que vais ter de entrevistar durante a tua investigação pode não falar a mesma língua que tu.
É por isso que deves pesquisar a língua que falam e, antes de ires para o terreno, contratar uma pessoa para servir de intérprete durante o processo.
Algumas plataformas de recolha de dados permitem-te gravar durante perguntas específicas, sem que o inquirido saiba.
Desta forma, podes ter um contexto alargado da resposta e efetuar uma análise mais aprofundada da resposta após a investigação.
Explica o objetivo da investigação
Como já foi referido, os participantes podem nem sempre se sentir à vontade para partilhar informações com estranhos ou pessoas de fora.
É por isso que parte do teu trabalho deve ser explicar aos participantes o objetivo da tua investigação, ou seja, deves dar-lhes um contexto e o objetivo do processo de investigação.
Isto encorajá-los-á a responder com sinceridade às tuas perguntas.
Utiliza perguntas fáceis de compreender
Ao realizar o teu inquérito, é essencial que evites usar termos técnicos ou perguntas complicadas.
Caso contrário, os participantes podem preferir não responder ao inquérito por não o compreenderem, o que reduzirá a tua taxa de resposta.
Utiliza a ferramenta de recolha de dados correta
Quando realizas inquéritos a populações indígenas, podes enfrentar problemas durante a recolha de dados, uma vez que muitas destas comunidades indígenas estão localizadas em zonas sem ligação à Internet.
O QuestionPro permite-te recolher informações offline, graças à sua Survey App podes captar as respostas dos participantes e descarregá-las mais tarde quando tiveres o serviço novamente.
Importância da realização de inquéritos às populações indígenas
Os inquéritos às populações indígenas permitem que as organizações recolham as informações necessárias para criar as melhores estratégias de apoio a estas áreas, por vezes marginalizadas.
Além disso, os inquéritos às populações indígenas fornecem informações estatísticas, tais como a taxa de pessoas marginalizadas no país, o nível socioeconómico predominante, o nível de educação, a esperança de vida, etc.
Embora se trate de uma investigação complicada, é necessário levá-la a cabo e, sobretudo, implementar planos de ação para resolver alguns dos problemas que este sector enfrenta.
Se estiveres interessado em realizar inquéritos para povos indígenas, contacta-nos.
Teremos todo o gosto em ajudar-te e oferecer-te as melhores ferramentas para o fazeres com sucesso.