Quando se fala das múltiplas ferramentas que existem na investigação, é necessário mencionar os diferentes modelos de investigação. modelos de investigação, que nos ajudam a facilitar a realização do nosso projeto de acordo com as nossas necessidades.que nos ajudam a tornar o nosso projeto mais fácil de realizar, de acordo com as nossas necessidades.
Conhecer um padrão e aplicá-lo a determinados processos leva-nos a atingir os nossos objectivos. Neste artigo, falamos sobre os modelos de investigação mais relevantes para que os possas aplicar ao teu próprio projeto.
Quais são os modelos de investigação?
Existem vários modelos de investigação que podem servir de base ao projeto que pretendes realizar, cada um tem as suas caraterísticas próprias, conhece-os e decide qual se adapta às tuas necessidades.
Modelo de investigação qualitativa
Podes utilizar este modelo de investigação para estudar os hábitos e as preferências das pessoas e garantir que o teu produto é comercialmente viável. A investigação quantitativa é depois utilizada para avaliar se o design final é popular ou não.
Características:
A investigação qualitativa é frequentemente visto como um precursor da investigação quantitativa, no sentido em que é frequentemente utilizado para gerar pistas e ideias que são utilizadas para formular uma hipótese testável e realista. Esta hipótese pode então ser testada em pormenor e analisada matematicamente utilizando métodos convencionais de investigação quantitativa.
As técnicas qualitativas são extremamente úteis quando uma questão é demasiado complexa para ser respondida com uma simples hipótese de “sim ou não”. Podes tirar partido da utilização de perguntas abertas para obteres informações mais detalhadas para o teu estudo, ou recorrer à utilização do investigação qualitativa em linha para facilitar todo este processo.
Recorre a grupos de discussão, entrevistas individuais ou análises de texto ou de conteúdo para utilizar os diferentes métodos oferecidos.
Modelo de investigação quantitativa
Os modelos quantitativos colocam a tónica na análise estatística, matemática ou numérica dos dados recolhidos através de inquéritos questionários e inquéritos, ou através da manipulação de dados estatísticos pré-existentes.
A investigação quantitativa centra-se na recolha de dados numéricos e na sua generalização a grupos de pessoas ou para explicar um determinado fenómeno.
Caraterísticas
- Os dados são normalmente recolhidos através de instrumentos de investigação estruturados.
- Os resultados baseiam-se em amostras maiores que são representativas da população.
- O estudo de investigação pode geralmente ser reproduzido ou repetido, dada a sua elevada fiabilidade.
- O investigador tem uma questão de investigação claramente definida para a qual procura respostas objectivas.
- Todos os aspectos do estudo são cuidadosamente concebidos antes da recolha de dados.
- O projeto pode ser utilizado para generalizar conceitos de forma mais ampla, prever resultados futuros ou investigar relações causais.
Modelo de investigação de base
Este modelo é também conhecido como investigação teórica, pura ou dogmática. Baseia-se na formulação de hipóteses com o objetivo de aumentar o conhecimento científico e/ou filosófico. Contrasta com este modelo pelo facto de não poderem ser implementados casos práticos de forma alguma.
A sua função é ter novos conhecimentos completamente desligados da prática e aprofundar a nossa compreensão da realidade.
Características:
Algumas das caraterísticas deste tipo de modelo de investigação fundamental são:
- Utiliza a amostragem com o objetivo de alargar as conclusões
- Os conhecimentos adquiridos não são para uso imediato
- Descobre as leis que funcionam para apoiar alternativas sociais
- Os resultados não são vendidos
Modelo de investigação aplicada
É, sem dúvida, um dos tipos mais populares de modelos de investigação. Encarrega-se de aplicar os conhecimentos adquiridos, pelo que está intimamente relacionado com o modelo de investigação fundamental, uma vez que depende dos seus resultados. O seu objetivo é reforçar os conhecimentos culturais e científicos.
A investigação aplicada tem por objetivo transformar os conhecimentos úteis para o desenvolvimento da sociedade.
Características:
Este modelo caracteriza-se por:
- Necessita de um quadro teórico
- Interessa-se pela aplicação dos conhecimentos
- Procura conhecimento para agir
- O seu objetivo é resolver problemas sociais
Modelo de investigação descritiva
Entre os tipos de modelos de investigação, este destaca-se por ser a base para estudos que requerem um maior nível de profundidade. Centra-se na análise de dados Análise, ordenação e classificação de um objeto de estudo ou de uma situação, a fim de assinalar as suas caraterísticas e propriedades do geral para o particular.
As ciências sociais utilizam este método de investigação para obter uma visão global do estudo e para observar o comportamento dos sujeitos sem interferir. No entanto, os resultados do estudo não são definitivos, são apenas um instrumento que pode ser utilizado para outras investigações.
Características:
Entre as caraterísticas do modelo de investigação descritiva a investigação descritiva inclui:
- As informações que forneces devem ser verdadeiras e específicas.
- Concentra-se em responder ao quê e ao qual?
- A investigação é original e criativa
- O investigador não controla o objeto de estudo
Modelo de investigação exploratória
O modelo exploratório distingue-se de outros tipos de modelos de investigação pela sua tolerância na metodologia aplicada. A sua função é encontrar todas as provas do fenómeno a investigar. No entanto, não procura chegar a uma conclusão, mas sim servir de fonte para estudos posteriores.
Este método tem a possibilidade de estabelecer o problema de investigação e de encontrar os dados que ajudam a criar as questões necessárias. Além disso, é responsável pela criação da hipótese do tema como suporte à pesquisa descritiva.
Características:
O modelo de Pesquisa Exploratória caracteriza-se por:
- A sua fonte de investigação são livros e opiniões de especialistas.
- Com base neste estudo, podem ser efectuadas outras investigações.
- Não se trata de um modelo de investigação ordenado
- Os investigadores devem agir de forma subjectiva e superficial.
Modelo de investigação explicativa
Ao contrário dos outros modelos, não se limita a descrever o ambiente do fenómeno em estudo, mas concentra-se também na definição das causas do fenómeno em estudo.
O seu principal objetivo é utilizar métodos de análise para responder a perguntas ou argumentar sobre a razão de ser de uma situação.
O objetivo da investigação explicativa é analisar as interações do estudo, respondendo ao porquê e ao para quê, de modo a alargar a investigação descritiva e exploratória, que requer um elevado nível de compreensão prévia do fenómeno.
Características:
Algumas caraterísticas deste modelo são:
- Amplia a compreensão do estudo
- Fornece várias fontes de informação
- Prevê os efeitos da alteração do estudo durante o processo
- Seleciona os temas de estudo de forma ordenada
Processo de implementação do teu modelo de estudo de mercado
O processo de implementação do teu modelo de investigação pode ser dividido nas seguintes etapas:
Elaborar os objectivos do estudo: A primeira etapa do processo de investigação do consumidor consiste em definir claramente o objetivo da investigação, a finalidade da investigação, a razão pela qual a investigação está a ser realizada. Recolhe dados secundários A recolha de dados secundários ajuda a perceber se a investigação já foi feita anteriormente e se existem provas relacionadas com o tema que possam ser utilizadas por uma organização para tomar decisões informadas em relação aos consumidores. Investigação primária Na investigação primária
As organizações ou empresas recolhem os seus próprios dados ou recorrem a terceiros para recolher dados em seu nome. Esta investigação utiliza uma variedade de métodos de recolha de dados (qualitativos e quantitativos) para ajudar os investigadores a recolher dados em primeira mão.
Recolher e analisar dados e faz inferências para compreender o comportamento dos consumidores e os padrões de compra. Prepara o relatório Finalmente, elabora um relatório de investigação com todas as conclusões da análise dos dados recolhidos, para que as organizações possam tomar decisões informadas e refletir sobre todas as probabilidades relacionadas com o comportamento dos consumidores.
Ao pôr em prática o estudo, as organizações podem centrar-se no cliente e produzir produtos ou prestar serviços que as ajudem a alcançar uma excelente satisfação do cliente.
Agora que chegaste até aqui, sabes qual o modelo de investigação a escolher? A realidade é que deves sempre analisar as necessidades do teu projeto, os teus objectivos e o objeto de estudo em particular.
Quando tiveres definido até onde queres ir, terás uma base segura para decidir a estrutura da tua investigação e para a levar a cabo.