Para efetuar um estudo de mercado, é necessária uma amostra representativa. ¿Se imaginan tener que entrevistar a todas las personas de una ciudad o de un país? Definitivamente sería algo muy complicado y que nos llevaría mucho tiempo.
Vamos aprender mais sobre este conceito e os tipos que existem.
O que é uma amostra representativa?
Uma amostra representativa é um pequeno número, parte ou subconjunto de um conjunto maior ou entidade de pessoas, e tem as mesmas propriedades que a população maior da qual é representativa.
Por exemplo, uma turma de 30 alunos com 15 homens e 15 mulheres pode gerar uma amostra representativa que inclua seis alunos: três homens e três mulheres.
As amostras são úteis na análise estatística quando o tamanho da população é grande, porque contêm versões mais pequenas e mais fáceis de gerir do grupo maior.
Uma amostra representativa reflecte, o mais fielmente possível, um grupo maior. Podemos então aplicar, por exemplo, uma inquérito em linha a uma amostra tão representativa quanto possível da nossa população-alvo.
Não obteremos melhores resultados se, por exemplo, enviarmos um inquérito sem ter em conta a representatividade e não soubermos quem respondeu e se os resultados representam realmente a opinião do nosso público.
Importância de ter uma amostra representativa
Sabe-se que as amostras representativas recolhem resultados, conhecimentos e observações que podem ser considerados uma representação da população mais vasta em estudo. Como tal, a amostragem representativa é frequentemente o melhor método para estudos de mercado.
Se não tivermos representatividade, provavelmente teremos dados que não nos servirão para nada. Por isso, é importante garantir que as caraterísticas que nos interessam e que precisamos de investigar se encontram na amostra a estudar.
Devemos ter em conta que estaremos sempre sujeitos a enviesamentos de amostragem. viés de amostragem porque haverá sempre pessoas que não responderão ao inquérito por estarem ocupadas ou que responderão de forma incompleta, pelo que não poderemos obter os dados de que necessitamos.
Em termos de tamanho da amostra quanto maior for a dimensão da amostra, mais representativa será provavelmente da população.
Uma amostra representativa dá-nos maior certeza de que as pessoas incluídas são as que precisamos. que as pessoas incluídas são as pessoas de que precisamose também reduzimos possíveis preconceitos. Por eso si queremos evitar la inexactitud en nuestras encuestas hay que tener una muestra representativa y equilibrada.
Como obter uma amostra representativa?
Existem métodos de amostragem estabelecidos para obter uma amostra representativa que foram testados e verificados ao longo do tempo através de estudos académicos, científicos e de mercado.
Os tipos de amostragem Os tipos mais comuns de amostragem são a amostragem probabilística ou aleatória e a amostragem não probabilística.
Amostragem de probabilidades
Se vamos ter uma amostragem probabilística ou aleatória ou aleatória, devemos certificar-nos de que dispomos de informações actualizadas sobre a população da qual vamos retirar a amostra e inquirir a maioria para garantir a sua representatividade.
A amostra será escolhida aleatoriamente, o que garante que cada membro da população terá a mesma oportunidade de ser selecionado e incluído no grupo de amostragem.
Amostragem não probabilística
Numa amostragem não probabilística o objetivo é ter diferentes tipos de pessoas para obter uma amostra representativa mais equilibrada.
Conhecer as caraterísticas demográficas do nosso grupo ajudará, sem dúvida, a limitar o perfil da amostra desejada e a definir as variáveis que nos interessam, como o sexo, a idade, o local de residência, etc.
Conhecendo estes critérios, antes de recolhermos a informação, podemos ter o controlo para criar uma amostra representativa que nos será útil.
Deves evitar ter uma amostra que NÃO reflicta a população-alvo.O ideal é ter dados tão precisos quanto possível para o sucesso do nosso projeto.
Evita erros de amostragem
Quando uma amostra não é representativa, temos um erro de amostragem. Si queremos tener una muestra representativa de 100 empleados, entonces debemos escoger un número similar entre hombres y mujeres. Por ejemplo, si tenemos una muestra inclinada a cierto género, entonces tendremos un error en la muestra.
O tamanho da amostra é muito importante, mas não garante que represente exatamente a população de que precisamos. Mais do que o tamanho, a representatividade está mais relacionada com a base de amostragem isto é, com a lista a partir da qual as pessoas são selecionadas para participarem, por exemplo, num inquérito. inquérito.
Por isso, temos de ter o cuidado de garantir que as pessoas do nosso público-alvo estão incluídas nessa lista para dizeres que é uma amostra representativa.
Já tens a tua amostra representativa? Agora usa o QuestionPro!
Utiliza as melhores práticas ao fazeres a tua investigação. No QuestionPro, dispomos de uma série de ferramentas para te ajudar a dar início ao teu projeto de investigação, desde um calculadora de amostraspara o nosso software de inquérito para começares a recolher os teus dados de amostra.
Contacta-nos para saberes mais sobre este serviço e para obteres um orçamento para a amostra que procuras.