A investigação longitudinal é um estudo observacional que recolhe dados qualitativos e quantitativos e utiliza medidas contínuas ou repetidas para seguir determinados indivíduos durante um período de tempo alargado, frequentemente anos ou décadas.
Neste estudo, o criador do inquérito não interfere com os inquiridos, que são observados durante um período de tempo que vai de meses a décadas, para verificar quaisquer alterações neles ou nas suas atitudes.
Por exemplo, um investigador quer descobrir que doença afecta as crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, por isso observa os indivíduos durante esse período de tempo para recolher dados significativos.
Ao contrário dos estudos longitudinais, em que as variáveis de investigação podem mudar ao longo do estudo, um estudo transversal é um estudo transversal é realizado num único momento, com todas as variáveis a permanecerem as mesmas ao longo do estudo.
Continuando com o exemplo anterior, se o estudo transversal concluir que existe de facto uma doença que afecta um determinado subconjunto da população inicial utilizada para a investigação, então pode ser realizada uma investigação longitudinal para investigar o novo aspeto.
A diferença entre os dois estudos é a linha temporal e a variável. No estudo transversal, o investigador realiza estudos com a mesma variável e é realizado apenas uma vez. Na investigação longitudinal, o investigador realiza um estudo utilizando diferentes variáveis ao longo de um período de tempo e recolhe dados com base nesses estudos.
Grande parte da investigação médica é de natureza longitudinal. No entanto, também tem um enorme impacto no domínio empresarial, uma vez que vários aspectos da empresa e da marca podem ser medidos e comparados através da realização de inquéritos.
Exemplos de investigação longitudinal
Alguns dos exemplos clássicos que podem ser utilizados para estudos longitudinais são:
Tendências do mercado e conhecimento da marca: Para compreender as tendências do mercado e o conhecimento da marca, os estudos de mercado fazem maravilhas. Através destes inquéritos, as empresas ou organizações podem descobrir o que os clientes querem e o que descartam.
Este estudo pode ser efectuado ao longo de um período de tempo para compreender as tendências do mercado, uma vez que estas tendem a mudar constantemente.
Feedback do produto: Se uma empresa ou marca tiver lançado um novo produto e quiser saber o que os consumidores pensam sobre ele, é possível realizar inquéritos de opinião.
O feedback pode ser recolhido durante um longo período de tempo. Uma vez recolhidos os dados, as empresas ou marcas podem utilizar esta informação.
Satisfação do cliente: O inquérito de satisfação O inquérito aos clientes ajuda a organização a conhecer o nível de satisfação dos seus clientes durante o tempo que estes desejarem. Este estudo pode também durar anos.
Envolvimento dos trabalhadores: Numa organização, a gestão do envolvimento dos trabalhadores no local de trabalho é o aspeto mais importante. Trata-se de um estudo contínuo em que é realizado um inquérito para compreender o nível de envolvimento, em que é recolhido o feedback adequado e em que se toma medidas.
Como realizar uma investigação longitudinal?
A investigação longitudinal é útil, não só no domínio da ciência e da medicina, mas também em muitos outros domínios. Há muitas razões pelas quais um investigador pode querer realizar um estudo longitudinal. Uma das mais importantes é o facto de darem uma visão única que muitos outros tipos de investigação não conseguem fornecer.
Vejamos um exemplo para compreenderes como conduzir uma investigação longitudinal.
Hipoteticamente, considera que há um estudo realizado para compreender as semelhanças ou diferenças entre gémeos idênticos que são criados juntos e gémeos idênticos que não são criados juntos numa série de variáveis.
Os investigadores, neste caso, gostariam de observar estes participantes desde a infância até à idade adulta e compreender como o facto de crescerem num ambiente diferente influencia os traços, hábitos e personalidade. Uma vez que os participantes partilham os mesmos genes, assume-se que quaisquer diferenças se devem a factores ambientais.
A investigação longitudinal é realizada durante um período de tempo mais longo, que pode ir de alguns anos a décadas. Os dados recolhidos podem ser extremamente úteis para analisar as mudanças ocorridas ao longo de um período de tempo. Os investigadores recolhem e analisam estas inferências.
Outro exemplo é o de um investigador que foi contratado para estudar se existe uma relação entre a violência e a utilização de jogos de vídeo. É recolhida uma amostra para o estudo e, para reduzir a quantidade de interferência, é recolhido um grande grupo de participantes de uma população que joga videojogos. Neste caso, a faixa etária é limitada a pessoas entre os 13 e os 19 anos.
O passo seguinte é registar o grau de violência atual dos participantes na amostra. Isto cria uma base de referência para comparações posteriores. O investigador deve registar o número de jogos de vídeo que estão a jogar.
Este estudo pode durar meses ou mesmo anos. Durante este tempo, o investigador pode fazer comparações entre o antes e o depois dos aspectos comportamentais dos participantes para verificar se existe uma ligação entre a violência e os jogos de vídeo.
Tipos de investigação longitudinal
Existem três tipos principais de estudos longitudinais:
Estudo de painel: Um estudo de painel é um tipo particular de investigação longitudinal em que existe uma amostra de pessoas de uma população maior e é realizado em intervalos específicos durante um período de tempo mais longo.
Uma das caraterísticas mais importantes do estudo de painel é o facto de os dados serem recolhidos repetidamente da mesma amostra num momento diferente.
A maioria dos estudos de painel são concebidos para análise quantitativa, mas também podem ser facilmente utilizados para recolha e análise de dados qualitativos.
Estudo de coorte: A estudo de coorte é uma forma de investigação longitudinal que recolhe amostras de um grupo de pessoas que tipicamente viveram um acontecimento comum num determinado momento. É essencialmente utilizada no domínio da medicina.
Alguns poderão argumentar e chamar aos ensaios clínicos uma forma de estudos de coorte, no entanto, existe uma mera observação da amostra ou dos participantes envolvidos.
Estudo retrospetivo: O estudo retrospetivo utiliza dados existentes porque um tipo de investigação semelhante foi realizado anteriormente. Ao realizar um estudo retrospetivo, o investigador utiliza uma base de dados administrativa existente, registos médicos pré-existentes ou uma entrevista pessoal.
Vantagens da investigação longitudinal
- A investigação longitudinal é utilizada de forma única devido à sua capacidade de identificar e relacionar acontecimentos.
- A realização destes estudos permite conhecer a cronologia dos acontecimentos, nomeadamente no domínio da medicina.
- Uma vez que o estudo longitudinal é realizado durante um longo período de tempo, ajuda a identificar e a estabelecer uma sequência específica de acontecimentos.
Desvantagens da investigação longitudinal
- Uma vez que este estudo pode durar um período de tempo, o montante necessário para o realizar é bastante elevado.
- Um período de tempo prolongado pode fazer com que um certo número de inquiridos desista do inquérito. As pessoas ficam aborrecidas e, muito provavelmente, não participarão até ao fim do inquérito.
- As pessoas podem começar a agir de forma diferente porque sabem que estão a ser observadas. Este é um inconveniente em termos dos dados recolhidos. Não serão imparciais.
A investigação longitudinal ajuda a fornecer conhecimentos significativos que podem não ser possíveis com outras formas de estudo, como os estudos transversais. Permite também que os investigadores acompanhem o desenvolvimento durante um período de tempo mais longo, em vez de se limitarem a tirar conclusões precipitadas.
Se pretendes realizar uma investigação longitudinal utilizando uma ferramenta em linha, fá-lo com o QuestionPro!
Solicita uma demonstração da nossa plataforma de recolha de dados e fica a conhecer todas as nossas funcionalidades.