A investigação operacional é um método analítico avançado que permite a resolução de problemas e uma melhor tomada de decisões nas organizações. Os métodos mais utilizados incluem a lógica matemática, a simulação, a análise de redes, a teoria das filas de espera e a teoria dos jogos.
Com a utilização da investigação operacional, é possível aos gestores das organizações criarem sistemas eficazes baseados em dados exaustivos, na consideração de todas as alternativas possíveis, na previsão cuidadosa dos resultados e na utilização de ferramentas e técnicas de decisão.
Caraterísticas da investigação operacional
As principais caraterísticas da investigação operacional são as seguintes:
- Utiliza o método de investigação científica para investigar problemas.
- O processo de investigação começa com a observação do problema e a recolha de dados.
- O problema é apresentado de forma quantitativa, pois só assim é possível analisá-lo e avaliá-lo.
- O objetivo deste método é resolver problemas organizacionais.
- É responsável por encontrar a melhor solução alternativa para o problema.
- Para que este método funcione, é necessário trabalhar em equipa, que deve ser constituída por especialistas.
3 elementos-chave para a investigação operacional
Os três elementos-chave para a realização de qualquer tipo de investigação operacional são os seguintes
- Probabilidade e estatística: A investigação operacional ajuda a medir o risco, a explorar os dados para encontrar ligações e conhecimentos valiosos, a testar conclusões e a fazer previsões fiáveis.
- Otimização: A investigação operacional preocupa-se em restringir as escolhas à melhor quando existem inúmeras opções possíveis e a sua comparação é difícil.
- SimulaçãoA investigação operacional tem a capacidade de testar abordagens e ideias de melhoria.
Utilizações da investigação operacional
Em seguida, apresentamos-te as diferentes utilizações da investigação operacional:
- Tomada de decisões estratégicas: Permite descobrir se o sistema de uma organização precisa de ser substituído ou se as suas políticas de gestão precisam de ser alteradas.
- Tomada de decisões operacionais: Encontrar as melhores estratégias para organizar a força de trabalho de uma organização, encontrar o plano de desenvolvimento de produtos correto e a estratégia menos intensiva em recursos.
Etapas da investigação operacional
Para realizar a investigação operacional, ou investigação operacional, e encontrar a solução para o problema apresentado, é necessário seguir as seguintes etapas:
Formular o problema: Durante a investigação operacional, Para que a solução do problema seja mais precisa, é importante identificar o problema e as consequências que tem para a organização. Posteriormente, elabora-se um quadro teórico, objectivos e limitações, considerando qual a melhor solução e qual o método a aplicar. Para completar o primeiro passo, são recolhidos dados relacionados com o problema para identificar as variáveis e criar uma hipótese.
Formulação do modelo matemático: Uma vez formulado o problema, procura-se um modelo que o represente e que, ao mesmo tempo, contribua para a sua solução. O modelo deve ser uma representação abstrata da realidade que permita uma análise eficaz das opções de resolução do problema.
Solução do modelo matemático: Uma vez estabelecido o modelo, o passo seguinte é encontrar as variáveis possíveis. Para o resolver, é necessário atribuir um valor às variáveis, de modo a melhorar a eficácia do sistema.
4. validação do modelo: Esta etapa da investigação operacional consiste em verificar se a solução satisfaz os requisitos do problema.
5. implementa a solução: Uma vez testado o modelo de solução, o passo seguinte é a sua implementação. A equipa responsável deve reportar as actualizações efectuadas na implementação do método. Quando o problema é identificado, os processos que eram utilizados anteriormente devem ser modificados.
Limitações da investigação operacional
Algumas das limitações da investigação operacional são as seguintes:
- Geralmente, o problema tem de ser simplificado para poder ser controlado e resolvido.
- Os modelos só encontram a solução para um objetivo.
- A implementação do modelo é muitas vezes mais dispendiosa do que os benefícios para a organização.
- Na maioria dos problemas, as restrições não são consideradas.
Importância da investigação operacional
A investigação operacional é vital para a tomada de decisões numa organização, ao contrário de outras ferramentas comuns de análise de dados.
A utilização de profissionais de investigação operacional pode ajudar as empresas a obter conjuntos de dados mais completos, a considerar todas as opções disponíveis, a prever todos os resultados possíveis e a estimar o risco.
Pode ser adaptado a processos empresariais específicos ou a casos de utilização para determinar quais as técnicas mais adequadas para resolver um problema.
A investigação operacional permite a resolução de problemas complexos através da utilização de problemas complexos através da utilização de múltiplas disciplinas, pelo que é extremamente necessário conhecer estes sistemas para tomar melhores decisões e aumentar a produtividade organizacional.
Lembra-te que na QuestionPro temos uma variedade de ferramentas para te ajudar a conduzir a tua próxima pesquisa. Convidamos-te a criar uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos ou a solicitar uma demonstração para saberes mais sobre as nossas licenças e serviços.