Competência profissional é ter o conhecimento e a capacidade de responder satisfatoriamente às exigências de uma tarefa ou atividade, cumprindo os objectivos estabelecidos por uma instituição ou empresa. As competências são:
- Competências
- Conhecimentos
- Atitudes
Diz-se que uma pessoa é competente quando aplica estas três caraterísticas para o bom desempenho das actividades que realiza, por exemplo, ter as atitudes certas no momento certo, ter os conhecimentos necessários para realizar as tarefas que lhe são confiadas, fazer bom uso dos recursos que lhe são fornecidos.
A competência profissional prepara-te para lidar com uma tarefa específica, que se torna evidente quando a pessoa entra em contacto com ela. Esta competência desenvolve conhecimentos e capacidades que resultam da interação entre o indivíduo e a tarefa.
Tipos de competências laborais
Existem vários tipos de competências de trabalho que os indivíduos implementam diariamente e a maioria delas é utilizada consciente e inconscientemente.
- Competências essenciais: São adquiridas numa idade precoce e estão relacionadas com o pensamento lógico-matemático e a comunicação. São essenciais para que o indivíduo seja capaz de aprender constantemente e de realizar diferentes actividades nos diferentes ambientes em que se encontra.
- Competências comportamentais: São todas aquelas que permitem determinar os objectivos e as prioridades de uma atividade tendo em conta o tempo e os recursos necessários, que podem ser a inovação, a produtividade, a flexibilidade, entre outros.
- Competências funcionais: Referem-se aos conhecimentos teóricos e técnicos específicos necessários para o exercício de uma determinada atividade profissional. Por conseguinte, variam consoante a profissão: cada profissão exige competências técnicas diferentes.
As competências básicas, comportamentais e funcionais são desenvolvidas através de actividades de aprendizagem que podem ser realizadas através da educação formal ou da formação especializada, bem como através de várias formas de aprendizagem não formal (por exemplo, formação no local de trabalho, auto-aprendizagem em linha, etc.) ou informal (por exemplo, aprendizagem experimental que tem lugar em ambientes existentes).
Porque é que é importante formar o pessoal?
A formação da tua força de trabalho é boa tanto para a empresa como para os trabalhadores.
A formação pode melhorar o desempenho da empresa, os lucros e a moral do pessoal. As vantagens incluem:
- Novas aptidões e competências profissionais para os trabalhadores.
- A formação do pessoal pode resultar num melhor serviço ao cliente, em melhores práticas de segurança no local de trabalho e em melhorias de produtividade.
- Ao capacitar os seus empregados, mostra que os valoriza o suficiente para investir neles, melhorando a lealdade e a retenção dos empregados. lealdade e retenção dos empregados.
- A formação que os trabalhadores recebem pode conduzi-los a outras posições dentro da organização, posições com melhores perspectivas e/ou melhores salários.
- Ao enfrentarem tarefas novas e diferentes, os empregados mantêm-se motivados.
Em suma, é muito importante adquirir o maior número possível de competências profissionais, pois isso pode abrir muitas oportunidades não só no ambiente de trabalho, mas também nos aspectos pessoais da vida quotidiana. Continua a crescer e nunca pares de aprender e de pôr em prática as tuas competências.