Existem diferentes tipos de estudos de mercado que permitem confirmar ou rejeitar uma hipótese. Requerem o seguimento de um processo e a sua aplicação para resolver um problema ou criar novos conhecimentos.
Quando aplicas os diferentes modelos de investigação podes certificar-te de que crias parâmetros fiáveis para confirmar ou negar uma hipótese. Desta forma, podes garantir que o projeto que estás a realizar fornecerá informações valiosas para a indústria.
O inquérito é o método de recolha mais utilizado pelos investigadores, no entanto, existem vários tipos de investigação e cada um pode ser útil em momentos diferentes, dependendo do que pretendes saber dos teus inquiridos.
O que é um estudo de mercado?
Os pesquisa de mercado é um método de recolha de informações junto dos clientes para perceber se um novo produto funcionará bem com um mercado-alvo ou que tipo de alterações podem ser feitas a uma função para melhor se adequar a um mercado.
Procura identificar as caraterísticas de um mercado e compreender o seu funcionamento. Pode ser efectuada a dois níveis:
Um plano global que aborda as componentes de um mercado existente, ou um plano de negócios para medir as hipóteses de sucesso de um novo produto e o potencial deste novo mercado.
Para compreender este estudo, é necessário definir o que é um mercado. É o ambiente em que a empresa vai operar. É o local onde se encontram a oferta e a procura de um bem ou serviço. O mercado pode ser nacional, regional, sazonal, etc. Cada tipo de mercado tem caraterísticas específicas que devem ser identificadas para que tenhas sucesso.
Importância de conhecer os tipos de estudos de mercado
É importante conhecer os tipos de estudos de mercado que podes utilizar para obter as respostas de que necessitas.
Os estudos de mercado são uma das melhores formas de interagir com o público-alvo. público-alvo Ajuda-te a implementar acções para melhorar a experiência do cliente e, por sua vez, aumentar os lucros da tua empresa.
Quando os estudos de mercado não são efectuados, as organizações podem sofrer perdas comerciais. Por este motivo, é preferível efetuar um estudo antes de lançar um novo produto/serviço ou de acrescentar uma nova função a produtos existentes.
É importante que o investigador tenha definido claramente o foco do seu estudo antes de iniciar o processo e que escolha os instrumentos de recolha de dados adequados para atingir os objectivos.
Quais são os tipos de estudos de mercado?
Cada tipo de investigação tem a sua própria finalidade e pode ser utilizado de determinadas formas. Abaixo, apresentamos-te os diferentes tipos de estudos de mercado que te podem ajudar a recolher mais e melhores dados.
De acordo com o seu objetivo
Existem dois tipos de estudos de mercado, consoante o seu objetivo:
Investigação teórica: Este tipo de investigação visa obter informações de natureza diversa, embora esses conhecimentos não sejam aplicados, mas apenas para conhecimento geral.
Investigação aplicada: Este tipo de investigação centra-se em encontrar estratégias para atingir um objetivo específico e pô-las em prática. Classifica-se em dois tipos:
- Investigação tecnológica aplicadaÉ utilizada para gerar novos conhecimentos e pô-los em prática a fim de melhorar a vida das pessoas.
- Investigação científica aplicada: A investigação científica
investigação científica
é utilizado com o objetivo de medir variáveis específicas para prever comportamentos.
Geralmente, é aplicado no domínio dos bens e serviços.
De acordo com o nível de profundidade
Os tipos de estudos de mercado também variam consoante o nível de profundidade. Pode ser classificado em:
Investigação exploratória
: A investigação exploratória tem como objetivo investigar e analisar informações específicas que não foram estudadas em profundidade.
Por outras palavras, é responsável por uma primeira abordagem para que, posteriormente, possa ser realizada uma investigação mais detalhada.
Investigação descritiva
: Centra-se num relatório detalhado sobre o fenómeno em estudo, as suas características e configuração.
Não se preocupa nem com as causas nem com as consequências, apenas quer ter uma visão clara para compreender a sua natureza.
Investigação explicativa
: Com este tipo de investigação é possível encontrar a relação entre a causa e a consequência de um fenómeno específico.
Desta forma, é possível saber porque e como chegou ao seu estado atual.
De acordo com o tipo de dados utilizados
Outro tipo de estudo de mercado baseia-se nos dados utilizados. Podes ser classificado:
Investigação qualitativa: Este tipo de investigação é muito popular nas ciências sociais, baseando-se na recolha de informações não quantificáveis e na observação. Permite a obtenção de uma grande quantidade de dados. No entanto, é subjetivo e pouco controlável.
Investigação quantitativa: É responsável pela recolha de informação mensurável ou quantificável. Geralmente em áreas como a matemática, a estatística e a informática. Este tipo de investigação permite o controlo dos dados e a realização de experiências com os mesmos.
Dependendo do grau de manipulação das variáveis
Existem diferentes tipos de estudos de mercado, consoante o grau de manipulação das variáveis. Estes podem incluir:
Investigação experimentall: Este tipo de investigação centra-se na manipulação de variáveis numa situação controlada, imitando o fenómeno e observando a profundidade com que podem causar um efeito específico.
Investigação quase-experimentalÉ responsável por controlar apenas algumas variáveis do fenómeno em estudo. A amostra do estudo é selecionada de forma consciente.
Investigação não experimental: Este tipo de investigação centra-se na observação dos sujeitos do estudo no seu ambiente natural e as variáveis não podem ser controladas.
De acordo com o tipo de inferência
Outro tipo de estudo de mercado é por inferência, que se classifica da seguinte forma:
Pesquisa dedutiva: Este tipo de investigação centra-se no estudo da realidade e na verificação ou refutação da premissa a testar. Assim, se as premissas estiverem corretas e o método for aplicado corretamente, a conclusão também estará correta.
Investigação indutivaCom este tipo de investigação é possível gerar conhecimentos que vão do particular para o geral. Concentra-se na recolha de informações específicas para a criação de novas teorias.
Investigação hipotético-dedutivaCentra-se na geração de uma hipótese a partir da observação, a fim de obter uma conclusão e, posteriormente, verificar ou rejeitar a hipótese.
De acordo com a temporalidade
Os tipos de estudos de mercado também podem ser classificados da seguinte forma:
Investigação longitudinal
: Este tipo de investigação caracteriza-se pela observação de um indivíduo ou de um acontecimento durante um determinado período de tempo, a fim de identificar as mudanças que ocorrem.
Investigação transversal: Centra-se na comparação de caraterísticas ou situações específicas de diferentes sujeitos de estudo num determinado momento.
Ferramentas para a realização de estudos de mercado
Depois de teres lido sobre os diferentes tipos de estudos de mercado, temos para ti 5 ferramentas que te ajudarão no processo de recolha de dados para o teu próximo estudo de mercado pesquisa de mercado:
-
Sondagens e inquéritos em linha
Realiza inquéritos y inquéritos em linha tornou-se a técnica de estudos de mercado mais utilizada para avaliar as opiniões de um público-alvo. São um meio extremamente económico de obter opiniões e feedback sobre questões críticas. Além disso, para perceber se um determinado mercado é adequado ou se uma atualização de caraterísticas será bem sucedida.
-
Inquérito sobre as redes sociais
Os inquéritos nas redes sociais tornaram-se um método muito popular de recolha de dados. Os investigadores preferem publicar em plataformas como o Facebook ou o LinkedIn para obterem informações rápidas e valiosas do público-alvo certo.
-
Grupos de discussão
O grupo de discussão é um método tradicional de investigação qualitativa que consiste em 6 a 10 pessoas pertencentes a vários grupos demográficos, cujas opiniões e comentários são recolhidos para estudos de mercado.
-
Entrevistas individuais
A entrevista é uma das formas mais antigas e mais populares de realizar estudos de mercado. São sistemáticos, com perguntas preparadas que obterão o feedback desejado de todos os participantes.
Estas entrevistas podem ser realizadas em qualquer altura, em qualquer lugar, e são gravadas para posterior análise de conteúdo. São uma forma eficaz de receber informações não filtradas e imparciais dos inquiridos.
-
Inquéritos telefónicos
Os inquéritos telefónicos são tradicionalmente utilizadas como uma extensão dos grupos de discussão e das entrevistas individuais. São realizadas quando é necessário verificar o feedback recebido das outras duas fontes. Para tal, telefona a um número considerável de clientes/consumidores e recolhe opiniões e comentários sobre um produto/serviço. Esta informação irá influenciar a melhoria dos produtos ou serviços.
Lembra-te que, antes de escolheres um dos tipos de estudos de mercado existentes, é necessário definir os objectivos do teu estudo, identificar os conhecimentos que tens sobre o assunto e, a partir daí, encontrar o método adequado para os atingir.
Conclusão
É muito importante compreender quem são os teus clientes, como funciona o teu mercado e o que influencia os hábitos de compra dos teus clientes. Para isso, tens de escolher o tipo de estudo de mercado que satisfaz as necessidades do teu estudo.
Em última análise, os estudos de mercado permitem-te recolher dados de um maior número de clientes e definir melhor o teu público. Ao eliminar quaisquer preconceitos e suposições que possas ter, dá-te a oportunidade de compreender os verdadeiros hábitos de consumo dos teus clientes de uma forma objetiva.
Mais do que um relatório de dados, estes tipos de estudos de mercado tornam-se uma ferramenta inestimável para tomar decisões comerciais informadas e obter uma imagem da situação do mercado que não seja influenciada pela tua própria experiência.
Com o QuestionPro, podes recolher as informações de que necessitas para a tua investigação. A plataforma permite-te criar inquéritos avançados, para que possas posteriormente efetuar uma análise aprofundada dos dados, consoante o tipo de investigação que estás a realizar.
Agora que já sabes mais sobre os tipos de estudos de mercado, começa a recolher os dados para o teu projeto – contacta-nos, podemos ajudar-te a fazê-lo.