A investigação avaliativa é o processo de avaliação do objetivo da investigação e não de um método específico. Envolve a avaliação sistemática do mérito do tempo, dinheiro, esforço e recursos utilizados para atingir um objetivo.
Este método melhora o conhecimento e a tomada de decisões e conduz a aplicações práticas no mundo real. Além disso, podem ser utilizados vários métodos, como inquéritos e experiências, etc.
O processo consiste na análise de dados e na elaboração de relatórios num processo rigoroso e sistemático que envolve a recolha de dados sobre organizações, processos, projectos, serviços e/ou recursos.
A investigação avaliativa está intimamente relacionada com a investigação social investigação social mais convencional, mas é ligeiramente diferente, porque, num contexto organizacional, exige competências de equipa, competências interpessoais, competências de gestão, conhecimentos políticos, etc. Exige também que os interesses das partes interessadas sejam tidos em conta.
Vantagens da investigação avaliativa
Eis algumas das vantagens da investigação avaliativa:
Obtém informações sobre um projeto ou programa e as suas operações: A investigação avaliativa permite-te compreender o que funciona e o que não funciona, onde estiveste, onde estás e para onde vais.
Podes encontrar áreas de melhoria e identificar os pontos fortes. Por conseguinte, ajudar-te-á a descobrir aquilo em que te deves concentrar mais e se existem ameaças para a tua empresa.
Podes também descobrir se existem sectores escondidos no mercado que ainda não foram explorados.
Melhora a prática: É essencial medir o desempenho passado e compreender o que correu mal, a fim de prestar melhores serviços aos teus clientes. Se não houver uma comunicação bidirecional, não há forma de melhorar o que tens para oferecer.
A investigação avaliativa dá aos empregados e clientes a oportunidade de expressarem o que sentem e se há algo que gostariam de mudar. Também te permite modificar ou adotar uma prática de forma a aumentar as hipóteses de sucesso.
Avalia os efeitos: Depois de avaliar os teus esforços, podes ver até que ponto estás a cumprir os teus objectivos e metas. As avaliações permitem-te medir se os benefícios pretendidos estão realmente a chegar ao público-alvo e, em caso afirmativo, com que eficácia.
Reforça a capacidade: As avaliações ajudam-te a analisar o padrão da procura e a prever se vais precisar de mais fundos, a melhorar as tuas competências e a eficiência das operações.
Métodos de investigação avaliativa
Todos os estudos de mercado métodos de estudo de mercado implicam a recolha e a análise de dados, a tomada de decisões sobre a validade da informação e a realização de inferências relevantes a partir dessa informação.
A investigação avaliativa envolve o planeamento, a condução e a análise dos resultados, incluindo a utilização de técnicas de recolha de dados e a aplicação de métodos estatísticos.
Alguns dos métodos de avaliação mais populares são a medição das entradas, a medição das saídas ou do desempenho, a avaliação do impacto ou dos resultados, a avaliação da qualidade, a avaliação dos processos, a avaliação comparativa, as normas, a análise dos custos e a eficácia organizacional.
Há alguns tipos de avaliação que nem sempre resultam numa apreciação significativa, como os estudos descritivos, as avaliações formativas e as análises de implementação.
A investigação avaliativa está mais preocupada com o processamento da informação e com as funções de feedback.
Estes métodos podem ser classificados em termos gerais como métodos quantitativos e qualitativos.
Métodos quantitativos
O resultado dos métodos de investigação quantitativa investigação quantitativa é uma resposta às perguntas seguintes e é utilizada para medir qualquer coisa tangível.
- Quantos?
- Quem estava envolvido?
- Quais foram os resultados?
- Qual foi o preço?
A melhor forma de recolher dados quantitativos é através de inquéritos, questionários e sondagens. Também podes criar pré e pós-testes, analisar documentos e bases de dados existentes ou recolher dados clínicos.
Os inquéritos são utilizados para recolher opiniões, comentários ou ideias dos seus empregados ou clientes e consistem em vários tipos de perguntas. Podem ser realizados por uma pessoa, pessoalmente ou por telefone, por correio ou em linha. Os inquéritos em linha os inquéritos não requerem intervenção humana e são muito mais eficientes e práticos.
Podes ver os resultados do inquérito num painel de controlo e fazer uma análise detalhada utilizando critérios de filtragem baseados em vários factores, como a idade, o sexo, a localização, etc.
Também podes utilizar a lógica no inquérito, como ramificações, quotas, cadeia, etc., e reduzir o tempo de criação e resposta ao inquérito.
Também podes gerar uma série de relatórios que incluem fórmulas estatísticas e apresentam dados que podem ser facilmente visualizados nas tuas reuniões.
Os dados quantitativos medem a profundidade e a amplitude de uma iniciativa, por exemplo, o número de pessoas que participaram no evento sem fins lucrativos, o número de pessoas que se inscreveram num novo curso na universidade. Os dados quantitativos recolhidos antes e depois de um programa podem mostrar os seus resultados e impacto.
A exatidão dos dados quantitativos a utilizar na investigação avaliativa depende do grau de representatividade da amostra em relação à população, da facilidade de análise e da sua consistência.
Os métodos quantitativos podem falhar se as perguntas não forem formuladas corretamente e não forem distribuídas ao público certo. Além disso, não permitem compreender o contexto e podem não ser adequados para questões complexas.
Métodos qualitativos
Investigação qualitativa investigação qualitativa são utilizados quando os métodos quantitativos não conseguem resolver o problema, ou seja, quando são utilizados para medir valores intangíveis.
Responde a perguntas como:
- Qual é o valor acrescentado?
- Estás satisfeito com o nosso serviço?
- Qual é a probabilidade de nos recomendares aos teus amigos?
- O que gostarias de melhorar na tua experiência?
Os dados qualitativos são recolhidos através de observação, entrevistas, estudos de caso e grupos de discussão. As etapas da criação de um estudo qualitativo envolvem o exame, a comparação e o contraste, e a compreensão de padrões.
Os analistas chegam a uma conclusão depois de identificarem problemas, agruparem dados semelhantes e, por fim, reduzirem-nos a pontos que façam sentido.
A observação pode ajudar a explicar o comportamento, bem como o contexto social que normalmente não é descoberto pelos métodos quantitativos. O comportamento e a linguagem corporal podem ser estudados observando um participante, gravando áudio ou vídeo.
As entrevistas estruturadas podem ser realizadas com indivíduos ou grupos em condições controladas, ou podem ser feitas perguntas abertas de investigação qualitativa.
Os métodos de investigação qualitativa são também utilizados para compreender as percepções e as motivações de uma pessoa.
O ponto forte deste método é o facto de a discussão em grupo poder fornecer informações e estimular memórias com temas em cascata à medida que a discussão ocorre.
A exatidão dos dados qualitativos depende da medida em que os dados contextuais explicam questões complexas e complementam os dados quantitativos.
Este método ajuda a obter a resposta ao “porquê” e ao “como”, depois de obter uma resposta ao “quê”. As limitações dos dados qualitativos para a investigação avaliativa são o facto de serem subjectivos, demorados, dispendiosos e difíceis de analisar e interpretar.
Exemplos de investigação avaliativa
As questões de investigação avaliativa lançam as bases para um processo bem sucedido, no qual são definidas as questões a avaliar.
Ter perguntas de avaliação prontas não só poupa tempo e dinheiro, como também facilita a decisão sobre os dados a recolher, a forma de os analisar e de os comunicar.
As questões de investigação da avaliação devem ser desenvolvidas e acordadas na fase de planeamento, mas também podem ser utilizados modelos de investigação pré-concebidos.
Exemplos de perguntas de investigação de avaliação de processos
- Quantas vezes utilizas o nosso produto por dia?
- Obtiveste a aprovação de todas as partes interessadas?
- Podes comunicar o problema a partir do sistema?
- Cada tarefa foi efectuada de acordo com o procedimento operacional normalizado?
- Quais foram os obstáculos à execução de cada tarefa?
- Foram detectadas áreas a melhorar?
Exemplos de perguntas de investigação de avaliação de resultados
- Estás satisfeito com o nosso produto?
- O programa produziu os resultados esperados?
- Quais foram os resultados não desejados?
- O programa aumentou os conhecimentos dos participantes?
- Os participantes no programa estavam empregados antes do início do curso?
- Os participantes no programa têm as competências necessárias para encontrar trabalho depois de concluírem o curso?
- Os conhecimentos dos participantes são melhores do que os dos que não participaram no programa?
Importância da investigação avaliativa
O objetivo comum da maioria das avaliações é extrair informações significativas do público e fornecer informações valiosas aos avaliadores, tais como financiadores, doadores, grupos de clientes, gestores, funcionários e outros.
Na maioria dos casos, o feedback é considerado útil se ajudar na tomada de decisões. No entanto, a investigação avaliativa nem sempre cria um impacto que possa ser aplicado noutros locais, não influenciando por vezes as decisões a curto prazo.
É igualmente verdade que, inicialmente, pode parecer não ter qualquer influência, mas pode ter um impacto tardio quando a situação for mais favorável. Apesar disso, existe um consenso geral de que o principal objetivo da investigação avaliativa deve ser o de melhorar a tomada de decisões através da utilização sistemática de feedback mensurável.
Utiliza o Questionpro para a tua próxima pesquisa avaliativa. Agende uma demonstração e conheça os recursos do nosso software de pesquisa on-line.