A motivação dos trabalhadores é definida como o entusiasmo, o nível de energia, o empenho e a quantidade de criatividade que um trabalhador traz diariamente para a organização.
A motivação deriva da palavra latina “movere”, que significa literalmente movimento.
Todas as definições que lês nos livros ou no dicionário referem-se ao facto de a motivação ser um comportamento e de ser necessário canalizar esse comportamento para atingir os objectivos e resultados desejados.
A motivação no trabalho está relacionada com o grau de empenho que um trabalhador sente em relação aos objectivos da organização e com o grau de poder que lhe é atribuído.
A motivação é de dois tipos:
- Motivação intrínseca
- Motivação extrínseca
Os trabalhadores motivados são um trunfo para uma organização e estão diretamente relacionados com o sucesso da mesma. A motivação é intangível, difícil de medir e extremamente difícil de controlar, mas muito fácil de facilitar se for bem feita. Trata-se de intenção, intensidade e perseverança.
Tipos de motivação dos trabalhadores
Existem dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. Uma organização tem de compreender que os trabalhadores são indivíduos com caraterísticas diferentes. Por conseguinte, para motivar os seus empregados de forma eficaz, é necessário um conhecimento mais profundo dos diferentes tipos e formas de motivação.
Motivação intrínseca
A motivação intrínseca significa que um indivíduo é motivado a partir do seu interior. Tem o desejo de ter um bom desempenho no local de trabalho porque os resultados estão de acordo com o seu sistema de crenças.
As crenças profundas de um indivíduo são normalmente os factores de motivação mais fortes. Estes indivíduos apresentam qualidades comuns como a aceitação, a curiosidade, a honra e o desejo de sucesso.
A investigação demonstrou que o elogio aumenta a motivação intrínseca, tal como o feedback positivo. Mas tudo deve ser feito com moderação. Se exagerares em qualquer um destes aspectos, há uma boa hipótese de o indivíduo perder a motivação.
Se fores um gestor, supervisor ou tiveres um papel de liderança, reconhece os teus empregados e certifica-te de que eles estão capacitados e compreendem as tuas expectativas.
Motivação extrínseca
A motivação extrínseca significa que a motivação de um indivíduo é estimulada por factores externos – recompensas e reconhecimento. Algumas pessoas podem nunca estar motivadas internamente e apenas a motivação externa as ajuda a realizar tarefas.
A investigação diz que as recompensas extrínsecas podem, por vezes, promover a vontade de uma pessoa de aprender um novo conjunto de competências. Recompensas como bónus, regalias, prémios, etc. podem motivar as pessoas ou fornecer feedback tangível.
Mas tem cuidado com as recompensas extrínsecas. Como gestor ou supervisor, tens de ser claro sobre até que ponto vais motivar os teus empregados para atingirem os objectivos da organização.
A teoria da motivação de Herzberg
A teoria da motivação de Herzberg ou a teoria dos dois factores teoria dos dois factores afirma que existem dois factores que uma organização pode ajustar para influenciar os níveis de motivação dos trabalhadores.
Os dois factores identificados por Herzberg são:
- Factores de motivação: A presença de factores de motivação incentiva os trabalhadores a trabalharem mais. São estes os factores que se encontram no local de trabalho.
- Factores de higieneFator de higiene: O fator de higiene, se não estiver presente, desencorajará os trabalhadores de darem o seu melhor no trabalho. Os factores de higiene são os factores circundantes que facilitam o comportamento dos trabalhadores.
Alguns exemplos de motivadores e factores de higiene são os seguintes
Há 4 estatísticas envolvidas aqui:
- Higiene e motivação elevadas
Esta é a situação ideal que qualquer diretor ou supervisor gostaria de alcançar. Aqui todos os empregados estão motivados e têm muito poucas queixas.
- Higiene elevada e pouca motivação
Nesta situação, os trabalhadores têm muito poucas queixas, mas também não estão muito motivados. Um bom exemplo desta situação é o facto de os empregados receberem um bom salário, mas o trabalho não ser muito interessante. Os empregados simplesmente descontam os cheques e vão-se embora.
- Pouca higiene e muita motivação
Trata-se de uma questão delicada, em que os trabalhadores estão muito motivados, mas também têm muitas queixas. Um exemplo típico de uma situação como esta é quando o trabalho é extremamente interessante mas o remuneração dos trabalhadores não está em conformidade com as normas do mercado.
- Pouca higiene e pouca motivação
Não vale a pena adivinhar, é obviamente uma situação muito má. Aqui, nem os empregados estão motivados, nem os factores de higiene estão presentes.
Como utilizar a Teoria da Motivação de Herzberg na prática?
- Em primeiro lugar, rectifica e altera as políticas burocráticas da empresa. Certifica-te de que o departamento de RH está em linha com o que as outras organizações oferecem e que sabe quais são as expectativas dos líderes.
- Certifica-te de que os teus gestores são também mentores e não apenas chefes. Todos os empregados devem ser respeitados e apoiados.
- A cultura organizacional desempenha aqui um papel muito importante. Aqui não há clichés.
- Certifica-te de que a remuneração, os benefícios e os bónus estão de acordo com os padrões do mercado. Se não compensares bem os teus empregados, porque é que eles vão mostrar interesse em tomar iniciativas?
- Para aumentar a satisfação profissional, assegura que os postos de trabalho são bem construídos e que os trabalhadores consideram o seu trabalho significativo.
- Delega responsabilidades aos teus empregados, faz com que se sintam valorizados. Respeita a sua individualidade, ouve os seus comentários com seriedade e toma medidas quando necessário.
Consulta este guia sobre como criar um inquérito sobre o clima de trabalho e recolher feedback dos seus empregados.
Qual é a importância da motivação dos trabalhadores?
De acordo com os psicólogos, a auto-realização é uma coisa muito humana. É a nossa natureza básica cuidar de algo e vê-lo florescer, e isso aplica-se à maioria das coisas que fazemos no nosso dia a dia.
A motivação desempenha um papel muito importante na vida de um ser humano. Quer seja para nos melhorarmos a nós próprios ou para melhorar o desempenho da nossa organização. Os trabalhadores motivados não precisam que lhes digam como fazer as coisas, tomam iniciativas, estão dispostos a assumir responsabilidades adicionais, são inovadores e empreendedores.
A motivação dos empregados garante-te:
- Criar uma atmosfera positiva no seio da organização.
- A perceção da segurança e da felicidade no trabalho.
- Clientes satisfeitos.
- Melhor desempenho.
Por conseguinte, a motivação dos trabalhadores desempenha um papel muito importante e garante que a força de trabalho se mantém ativa e contribui da melhor forma possível para a sua organização. Além disso, um elevado nível de motivação conduz a níveis mais baixos de rotatividade do pessoal.
5 maneiras simples de motivar os teus empregados
Se estás à procura de formas de motivar os teus empregados no trabalho, aqui estão 5 formas simples de o fazer funcionar:
1. reconhece um trabalho bem feito
O reconhecimento desempenha um papel importante no aumento dos níveis de motivação dos trabalhadores. Ajuda a criar uma ligação saudável entre a entidade patronal e os trabalhadores. Não só satisfaz a nossa necessidade básica de estima, como também facilita a sentimento de pertença.
2. Concentra-te nas recompensas intrínsecas
É verdade que algumas pessoas precisam de recompensas para realizar as suas tarefas, mas as recompensas extrínsecas desvanecem-se muito rapidamente. Concentra-te em motivar os teus empregados a partir de dentro. Alguns podem até dizer: “sim, isto é tudo bom, mas temos de comer e pagar a renda”… bem, é verdade, é por isso que deves compensar bem os teus empregados, mas certifica-te de que crias valores duradouros para a tua organização.
3. Autonomia, não burocracia
A microgestão é a pior coisa que podes fazer enquanto gestor. Não só consome muito tempo, como também é muito indesejável. Se contrataste pessoas com determinadas competências, deixa-as fazer o seu trabalho, sê um facilitador, não um ditador. Os seres humanos valorizam a autonomia, dá-lhes a liberdade de fazerem as coisas de uma forma aceitável e verás mudanças.
4. Cria um ambiente de trabalho fantástico
De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Estado de Ohio, o ambiente de trabalho afecta seriamente o humor. Por isso, faz sentido investir no ambiente de trabalho onde as pessoas passam 40 horas por semana. Criar um bom ambiente irá motivar o teu pessoal.
5. Sê um visionário
Lidera com visão. Os empregados precisam de saber que os teus esforços estão a conduzir a algo importante. Precisam de conhecer o seu destino e, mais importante ainda, o caminho que os levará até lá. Se, enquanto líder, não tiveres visão para a tua própria organização, como esperas que os teus colaboradores aceitem a tua visão? Lembra-te dos objectivos da tua organização e incentiva os teus empregados a acrescentá-los. Ficarás surpreendido com o quão inovadores eles podem ser.
Lembra-te que na QuestionPro temos as ferramentas online e offline para te ajudar a obter feedback dos empregados de forma fácil e eficaz para te ajudar a tomar melhores decisões para ambos.
Agenda uma demonstração gratuita da nossa poderosa ferramenta hoje mesmo!