A escala proporcional e a escala intervalar são dois níveis de medição. níveis de medição onde os atributos das variáveis são definidos quantitativamente. Existem quatro escalas de medida, as outras duas escalas são a escala nominal e a escala ordinal. Hoy nos enfocaremos en las diferencias entre la escala proporcional y la escala de intervalo.
Este conceito foi introduzido pela primeira vez pelo proeminente psicólogo Stanley Smith em 1946. Escreveu um artigo intitulado “A teoria das escalas de medida”.
O que é a escala proporcional e a escala intervalar?
A escala proporcional Uma escala proporcional é uma escala de medida que tem mais ou menos as mesmas propriedades que uma escala de intervalos. Los datos de estas escalas tienen variables que son medibles. En la escala de proporción, se tiene un punto cero o un carácter de origen. Por ejemplo, la temperatura exterior es de 0 grados Celsius, esto no quiere decir que la temperatura sea fría o calurosa. Significa que hay un valor asignado para medir la temperatura.
Os exemplos mais comuns de uma balança de rácio são a altura, o peso, o dinheiro da idade e semelhantes. Por exemplo:
Em que grupo etário te encontras?
Menos de 20 anos
21 a 30 anos de idade
31 a 40 anos de idade
41 a 50 anos de idade
Mais de 50 anos
A escala proporcional é a escala mais informativa e precisa em termos da ordem e do número de objectos na escala. A escala proporcional permite ao investigador aplicar qualquer técnica estatística aos resultados.
Numa escala intervalar, todos os atributos podem ser medidos. Qualquer medida pertencente a esta categoria pode ser classificada, contada, subtraída, adicionada, etc. Nota: não existe de modo algum uma relação entre as duas medidas.
Um bom exemplo desta categoria é a medição da temperatura. A temperatura numa sala com ar condicionado é de 16 graus Celsius e a temperatura no exterior da sala é de 32 graus Celsius. É razoável dizer que a temperatura no exterior é 16 graus mais elevada do que no interior da sala.
Mas, se dissesses que está duas vezes mais quente no exterior do que no interior, o teu resultado seria termodinamicamente incorreto. A seleção deste ponto de referência é considerada zero, que é também o ponto de congelação da água. Por isso, a diferença de temperatura dentro e fora da sala tem de ser um número, não uma comparação.
O ponto zero numa escala de intervalos é arbitrário e também podem ser definidos valores negativos. As variáveis que são medidas numa escala de intervalos são normalmente conhecidas como variáveis de intervalos ou variáveis escalares.
Diferenças entre escala proporcional e escala de intervalos
Escala de intervalos | Escala proporcional |
---|---|
Todas as variáveis que são medidas na escala de intervalos podem ser adicionadas, subtraídas, multiplicadas, etc. Mas a relação de cálculo não é possível. | A escala proporcional tem todas as caraterísticas de uma escala de intervalos, mas, além disso, é utilizada para calcular proporções. |
O ponto zero de uma escala intervalar é arbitrário. | A escala de rácios tem um carácter de zero absoluto ou de origem. |
Estatisticamente, na escala de intervalos, calcula a média aritmética. | Estatisticamente, na escala proporcional, calcula-se a média geométrica ou harmónica. |
A escala de intervalos pode medir o tamanho e a magnitude como factores múltiplos de uma unidade definida. | A escala proporcional pode ser utilizada para medir o tamanho e a magnitude de um fator. |
Um exemplo clássico de uma escala de variação é uma temperatura em graus Celsius. Por exemplo, a diferença de temperatura entre 50 graus e 60 graus é de 10 graus, o mesmo acontecendo com a diferença entre 70 graus e 80 graus. | Exemplos clássicos de uma escala proporcional são qualquer variável que tenha uma caraterística de zero absoluto, como a idade, o peso, a altura, um valor de vendas, a medida de uma régua, o rendimento obtido no último mês, etc. |
Agora que já conheces as diferenças entre uma escala proporcional e uma escala intervalar, qual delas vais usar?