Se queres entrar na mente dos teus clientes, tens de realizar uma investigação qualitativa. investigação qualitativa. Las entrevistas y los grupos focales pueden proporcionar información valiosa sobre tus productos, clientes y mercado.
A investigação qualitativa não consiste apenas em descobrir o que as pessoas pensam, mas também porque o pensam. Trata-se de fazer com que as pessoas partilhem as suas opiniões para que possas compreender as suas motivações e sentimentos.
As entrevistas presenciais e as discussões em grupo são a melhor forma de obter este tipo de feedback pormenorizado. A investigação qualitativa pode ser valiosa quando estás a desenvolver novos produtos ou a conceber novas estratégias de marketing e queres observar as reacções e aperfeiçoar a tua abordagem.
Razões para realizar uma investigação qualitativa
O estudo de mercado é um passo importante antes de muitas tarefas-chave de marketing, como a preparação de um plano de marketing, a realização de uma análise SWOT, o desenvolvimento de produtos, a marca e a fixação de preços.
E os estudos de mercado devem também orientar a tua estratégia de marketing online, desde a conceção do sítio Web, newsletters, SEO e redes sociais.
Os estudo de mercado também pode ajudar-te a desenvolver produtos e serviços e a garantir que satisfazem as necessidades do teu público-alvo.
Por exemplo, se tens um restaurante e queres introduzir um novo menu, podes convidar um pequeno grupo de pessoas locais para provar a comida e pedir a sua opinião sobre os pratos, o serviço e as propostas de preços. Este tipo de exercício não te custaria muito, mas poderia dar-te um feedback importante e aumentar as tuas hipóteses de sucesso.
Antes de começares a produzir uma nova linha de produtos, é vital que ponhas o teu produto nas mãos de alguns membros do teu mercado-alvo. É fácil de usar, faz o que é suposto fazer, o design é apelativo, parece que se vai destacar de outros produtos semelhantes na loja, a embalagem funciona, o preço é correto, é acessível?
Este tipo de pesquisa de clientes revela quase sempre um ou dois problemas que podem ser resolvidos antes de lançares o teu produto.
Como gerir um grupo de investigação
Obter resultados claros da investigação qualitativa pode ser difícil. Algumas pessoas podem ser positivas apenas para serem educadas, enquanto outras podem ser dominantes e controlar a discussão. Nos grupos de discussão, trabalha com pequenas amostras do seu mercado-alvo, normalmente quatro a oito pessoas.
Também podes realizar entrevistas individuais. Em contrapartida, um inquérito (investigação quantitativa) pode ser enviado a um grande número de clientes.
Escolher a pessoa certa para entrevistar pessoas ou para moderar uma discussão de grupo é vital. Os investigadores de mercado profissionais são a escolha ideal e é muito importante que o proprietário ou os diretores da empresa não conduzam as sessões. É essencial encontrar uma pessoa independente para fazer o trabalho, de modo a manter a imparcialidade e os entrevistados sentirem que podem falar honestamente.
Um bom moderador conduzirá a sessão de uma forma não estruturada e livre. As respostas devem ser sondadas e os procedimentos devem ser registados para análise posterior. A linguagem corporal e as respostas não verbais devem ser tidas em conta e o vídeo é útil para recordar ao moderador o aspeto dos inquiridos e o que disseram durante a entrevista.
Que dados obtemos da investigação qualitativa?
- O que os clientes ou potenciais clientes sentem e pensam sobre o teu produto ou serviço.
- Como é que os clientes escolhem entre diferentes produtos ou fornecedores, o que os motiva.
- Como o marketing, o design e a embalagem influenciam os clientes.
- Quais as mensagens de marketing que têm maior impacto e quais as que desencorajam os clientes.
- Como o preço afecta a tomada de decisões.
- Se houver procura de um novo produto ou serviço.
A investigação qualitativa consiste em fazer com que as pessoas desenvolvam as suas respostas para que possas aprender mais sobre as suas atitudes e comportamentos. Trata-se de aprofundar as respostas das pessoas para descobrir o que está a motivar as suas decisões.