Atualmente, o modelo de marketing em que se baseiam as pequenas empresas está centrado no cliente. Os 4 C’s do marketing é um sistema que se centra na satisfação do cliente, que consiste em criar um produto personalizado que satisfaça as necessidades do cliente.
No modelo dos 4 C’s, o cliente pode partilhar a sua experiência de compra e as empresas demonstram que se preocupam em ouvir o seu público e que não se preocupam apenas com o seu dinheiro.
Quais são os 4 C’s do marketing?
Os 4c’s do marketing são:
- Cliente
- Custo
- Comunicação
- Conveniência
Cliente
Quando concentra os seus produtos e serviços nas necessidades dos clientes, garante que estes são bem recebidos. Isto pode levar a grandes benefícios, como custos mais baixos e melhores resultados, porque saber o que os clientes querem facilita o desenvolvimento e a entrega.
O objetivo é vender o que o cliente deseja, pelo que é muito importante que os vendedores dediquem algum tempo a analisá-lo. Só assim conseguirão vender exatamente o que ele procura.
O produto é algo que o cliente deseja e deve ter um elemento que o diferencie da concorrência. Para o conseguir, é importante encontrar o mercado-alvo inexplorado e, em seguida, criar um produto em vez de simplesmente copiar algo que já foi feito.
Os testes são essenciais para compreender as vantagens do produto para o cliente e para o programador.
Algumas das perguntas a que terás de responder são
- Quem é o público-alvo correto?
- Quais são as necessidades do público-alvo?
- Qual é o custo do produto para o consumidor?
- Qual é a vantagem competitiva do teu produto?
Custo
O segundo elemento que compõe os 4 C’s do marketing é o custo, o que significa que tens de considerar quanto os teus clientes estão dispostos a pagar pelo valor da tua oferta. Depende também do tipo de mercado que queres conquistar.
Quando falamos de custo, não nos referimos apenas ao valor monetário do produto, mas também ao valor de utilização.
O custo pode variar entre a satisfação do cliente e a sua fidelização, ou entre a criação de campanhas de angariação de novos clientes e uma campanha de fidelização.
O custo consiste em determinar quanto custará um produto e a satisfação do cliente, desde o tempo gasto na compra até à utilização de um produto em detrimento de outro.
O custo é um fator importante que determina se os clientes ou consumidores irão comprar ou tirar partido dos produtos ou serviços.
Não existe uma fórmula padrão para calcular os custos, mas depende em grande medida dos clientes.
Entre as questões mais importantes que se colocam na determinação de um custo estão:
- Qual é o preço que queres cobrar ao cliente?
- Qual foi o processo que utilizaste para determinar este custo?
- É um custo razoável?
- O valor do produto é suficiente para que o cliente queira pagar por ele?
Comunicação
Com este marketing mix, não “promove” a sua empresa; comunica o valor da mesma aos seus clientes/consumidores. Dá aos seus clientes conteúdo significativo para os envolver.
Ao fazê-lo, não só dás a conhecer a tua empresa ao teu público-alvo, como também constróis uma relação e um relacionamento com ele.
Antigamente, as pessoas promoviam os seus negócios através de publicidade, comunicados de imprensa ou relações públicas, marketing direto e afins; hoje, envolvem os teus consumidores através de uma comunicação interactiva.
Entre as questões mais importantes estão:
- A empresa dispõe de um plano de comunicação para assegurar um diálogo significativo com o cliente?
- A comunicação responde às perguntas que o cliente possa ter?
- Existe uma estratégia de redes sociais planeada para promover um produto e recolher informações sobre os clientes?
- Existe um plano para adaptar as comunicações a cada mercado-alvo?
Conveniência
O último elemento dos 4 C’s do marketing é a conveniência. Para isso, é importante determinar onde se encontra o teu público-alvo e pesquisar os seus hábitos de consumo. Desta forma, podes tornar o processo mais fácil para eles. Qualquer coisa que torne acessível ao cliente a realização de uma compra é útil.
Pensa em aspectos como a poupança de tempo e as experiências de consumo inesquecíveis que queres partilhar com os outros e fazer com que voltem sempre.
Uma forma de te aproximares do cliente é aceitares comentários sobre os teus produtos. Permitir-lhes que dêem a sua opinião fará com que se sintam mais ligados à tua organização.
Entre as questões mais importantes estão:
- Dispões de um sítio Web informativo e acessível?
- Os processos de compra são seguros e intuitivos?
- Os teus produtos estão disponíveis em muitos canais?
Os 4 C’s do marketing, ao contrário do marketing tradicional, permitem que as empresas se concentrem nos clientes. O foco deste modelo permite às organizações compreender as necessidades reais dos clientes e criar uma ligação estreita.