A análise prescritiva é responsável por encontrar uma solução a partir de um conjunto de variantes com o objetivo de otimizar os recursos e aumentar a eficiência operacional. Esta ferramenta utiliza diferentes técnicas de simulação e otimização para indicar o caminho a seguir.
A análise prevê o que vai acontecer, quando vai acontecer e porque vai acontecer. A sua função é sintetizar automaticamente grandes volumes de dados, ciências matemáticas, regras comerciais e aprendizagem automática para fazer previsões e sugerir opções para ajudar a tomar decisões. Vai além da previsão de resultados futuros, pois também sugere acções para beneficiar das previsões e mostra ao decisor as implicações de cada opção.
A análise prescritiva baseia-se em:
- Pesquisa operacional.
- Análise preditiva.
- Técnicas matemáticas e estatísticas.
Através da sua aplicação, procura determinar as limitações de cada hipótese com base no estudo dos dados e na aplicação de algoritmos matemáticos e técnicas probabilísticas. Pode dizer-se que se trata de um processo de aprendizagem que se adapta para obter o melhor resultado possível em cada situação real que deve ser enfrentada.
Importância da análise prescritiva
Com a informação obtida através da análise prescritiva, é possível às empresas tomar decisões futuras, tais como:
- Calcula as vendas anteriores de um produto para determinar o número de reabastecimentos.
- Conhecer as tendências dos clientes para determinados produtos, a fim de lançar campanhas de marketing de acordo com as necessidades dos utilizadores.
- Prevê as falhas do equipamento, o que impede a manutenção atempada.
- Conhecer os hábitos de compra e os prazos de pagamento dos clientes para determinar se é conveniente conceder crédito.
É possível que algumas destas decisões possam ser tomadas manualmente e de forma correta. No entanto, uma análise estatística como esta é útil quando a informação é maior e mais complicada, e os processos, embora mais complexos, precisam de ser resolvidos com urgência.
A análise prescritiva tem vantagens como:
- Otimização de processos, campanhas e estratégias.
- Minimiza as necessidades de manutenção e associa-as a melhores condições.
- Reduz os custos sem afetar o desempenho.
- Aumenta a probabilidade de as empresas se concentrarem e planearem adequadamente o crescimento interno.
Vantagens da análise prescritiva nas indústrias
Os benefícios da análise prescritiva já se tornaram evidentes numa série de domínios, incluindo, entre outros, os cuidados de saúde, as cadeias de abastecimento, os seguros, a gestão de riscos financeiros, bem como as operações de vendas e marketing.
A análise prescritiva pode beneficiar o sector dos cuidados de saúde, ajudando a planear estrategicamente os cuidados, utilizando a análise para aproveitar os dados operacionais e de utilização combinados com dados de factores externos, como dados económicos, tendências demográficas da população e tendências de saúde da população, para planear com maior precisão os futuros investimentos de capital e a utilização de equipamentos, entre outros.
Outro benefício é o sector da energia e dos serviços públicos. Os preços do gás dependem da oferta e da procura. Por isso, os produtores de gás e as empresas de serviços públicos têm todo o interesse em prever os preços do gás com maior exatidão, de modo a poderem fixar condições favoráveis e, ao mesmo tempo, cobrir os riscos de queda.
No sector do retalho, a análise prescritiva ajuda a realçar as preferências dos clientes para maximizar a probabilidade de uma venda. A análise prescritiva aprende com o histórico de transacções anteriores, as interações com os clientes e as preferências selecionadas para prescrever interações óptimas.
A análise prescritiva sugere opções que podem ser exploradas para a tomada de decisões futuras e reduzir o risco. Esta ferramenta permite o processamento contínuo de dados e a melhoria das previsões para fornecer novas alternativas durante a tomada de decisões.