Um painel de inquérito é um método de estudo de mercado em que podes utilizar inquéritos qualitativos ou quantitativos que são inquéritos qualitativos ou quantitativos que são aplicados para medir o comportamento das pessoas.
Podes utilizar um painel de inquéritos para recolher dados de várias formas, quer através de entrevistas, inquéritos em linha ou mesmo através da leitura de um código.
Os painéis de inquérito ajudam a recolher dados de um grupo de pessoas durante um período de tempo mais longo. O advento da Internet facilitou este processo e, atualmente, existem ferramentas digitais que nos ajudam a ter painéis online para obter informações valiosas.
A validade do inquérito é garantida pela grande dimensão da amostra. dimensão da amostra. Recordemos que lo importante de una investigación de mercado es obtener datos válidos y extensos, estos datos son cuantitativos y pueden medirse mediante métodos estadísticos.
Os painéis de inquérito são muito úteis para recolher estes dados, que permitem combinar parâmetros precisos com o comportamento individual.
Exemplo de um painel de inquérito
Como já foi referido, os painéis de inquérito são utilizados para medir com precisão determinados parâmetros e comportamentos humanos. Por exemplo, este tipo de inquérito é utilizado para recolher e analisar dados relacionados com o preço de um produto, a eficácia de um anúncio ou para projetar números de vendas.
A painel de pesquisa ajuda-nos a seguir os hábitos de compra do consumidor, tais como compras de mercearia, alimentos e bebidas, eletrónica, vestuário, artigos de higiene, etc.
Os grupos de discussão podem ser utilizados para a conceção do utilizador de um painel de inquérito. Neste caso, é atribuído um moderador a um pequeno grupo de pessoas, normalmente 6 a 10 pessoas. O moderador facilita as discussões entre as pessoas do grupo. Os grupos de discussão são constituídos por participantes com conhecimentos sobre o tópico que está a ser discutido para efeitos de recolha de dados.
Conceção do painel de inquérito
É importante que o inquérito seja concebido cuidadosamente e com um objetivo em mente, para que possam ser recolhidos dados fiáveis e significativos. Ao conceber e realizar um inquérito por painel, aplicam-se os mesmos princípios:
Define os teus objectivosUm dos atributos mais importantes na conceção de um painel de inquérito é a definição do objetivo do inquérito. Se, em algum momento, o objetivo do inquérito não for claro, recomenda-se que restabeleças o objetivo e, em seguida, comeces com a definição de outros atributos. Perguntar “porquê” é o primeiro passo. Por exemplo, o objetivo de um inquérito poderia ser analisar o impacto das eleições na microeconomia do país.
Conhece o teu público-alvo: Uma vez respondido o “porquê” da recolha de dados relevantes para o objetivo do estudo, é importante atingir o grupo certo de pessoas. Identificar o painel certo para o qual enviar o inquérito é fundamental e depende em grande parte da estrutura do inquérito.
Por exemplo, se um investigador precisar de compreender a microeconomia de um país, o público-alvo para este inquérito específico seria constituído por inquiridos na faixa etária dos 25 aos 60 anos, que teriam um conhecimento razoável do tema.
Faz as perguntas certas: Como já foi referido, o painel de inquérito pode ser utilizado para recolher dados qualitativos e também dados quantitativos. El investigador debe tener cuidado con el tipo de preguntas que necesita hacer, ya sean cuantitativas o cualitativas, para poder recopilar datos correctos que puedan ser utilizados para tomar decisiones informadas para las organizaciones.
Uma boa combinação de perguntas abertas y perguntas fechadas pode ajudar os inquiridos a responder ao inquérito com a máxima eficiência. Estrutura o inquérito: Uma vez decidido o tipo de perguntas, é igualmente importante estruturar o painel do inquérito de forma a que as perguntas não sejam colocadas aleatoriamente e confundam os inquiridos.
Se os participantes estiverem confusos ao responder ao questionário, eles podem não concluir o questionário ou podem nem mesmo respondê-lo. Um questionário bem estruturado ajudará os questionados a entenderem e responderem bem ao questionário.
Testa o teu inquéritoQuando todos os atributos acima tiverem sido cobertos, é aconselhável realizar um inquérito-piloto. Faz um inquérito-piloto O inquérito-piloto pode ser aplicado a um grupo de teste e obter feedback sobre a duração do inquérito, os tipos de perguntas feitas, a estrutura do inquérito, se tiveram outros problemas para o preencher e fazer as alterações necessárias.
Tens uma base de dados dos teus clientes? Aproveita-a para enviar os teus inquéritos e obter respostas em tempo real.
Se não tiveres uma base de dados, acelera a recolha de informações criando um inquérito de perfil. Neste inquérito, podes recolher os dados necessários para segmentar quem vai fazer parte da tua investigação.
Cria um painel de controlo em linha com o QuestionPro e acompanha as actividades dos teus membros do painel em tempo real através de um painel de controlo que te mostra aspectos como taxa de resposta O estado dos teus membros, quem são os participantes mais activos, etc.
Podes ter um chat para partilhar ideias, áudios, vídeos e incentivar os membros do painel a participar, dando-lhes pontos ou prémios por completarem as várias actividades que tens no teu painel. Queres saber mais? Consulta o nosso chat em linha e pede uma demonstração da nossa poderosa ferramenta de pesquisa em linha.