Fazes parte dos 70% da população mundial que tem uma rede social, qual é a tua preferida? Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram, LinkedIn? Não há dúvida de que as pessoas têm uma presença nas redes sociais, estão lá a clicar, a partilhar comentários, fotografias, vídeos, etc.
Toda esta informação é de grande valor, pode ajudar-nos a gerar ideias, a conhecer os nossos consumidores e a criar novas campanhas baseadas nas suas necessidades e interesses reais. É uma forma de nos relacionarmos com o nosso público e obtermos grandes resultados. Recomendo-te que leias: As redes sociais, entre os canais de atendimento ao cliente mais utilizados.
E embora seja evidente que as redes sociais nos fornecem dados inimagináveis, não basta entrar em qualquer uma destas redes sociais e começar a ler o que as pessoas dizem, não é uma tarefa fácil, tens de começar por: planear.
Não se trata apenas de saber que mensagem enviar, responder a perguntas ou utilizar uma ferramenta para agendar comentários para os dias seguintes. É necessário pesquisar e saber qual a rede social que os nossos clientes utilizam, talvez tenhamos preferência por uma ou outra, mas se o nosso público-alvo não estiver lá, se não tiver uma presença nas redes sociais, os nossos esforços serão inúteis.
Como ter uma boa presença nas redes sociais?
Tens de saber onde estão os utilizadores da Internet, quem são e o que procuram. É isto que o planeamento das redes sociais nos ajudará a fazer, por isso tem em conta o seguinte:
1) Conhece os objectivos e as estratégias da tua empresa
Se queres ter uma presença nas redes sociais ou iniciar uma campanha para posicionar a tua marca, produto ou serviço, deves primeiro conhecer e compreender a estratégia da empresa, qual é o seu objetivo ou o que pretende alcançar com isso. Com esta informação, poderás formular uma boa estratégia e saber o que podes oferecer ao teu público. Utiliza as redes sociais para melhorar o teu posicionamento na Web.
2) Faz um diagnóstico da tua concorrência
Conhece as áreas de oportunidade que terás, quais são as tendências, os possíveis problemas que poderás enfrentar. Aqui também é importante que detecte quem são os embaixadores da tua marca ou os teus prováveis detractores, para formular estratégias específicas e evitar problemas. Lembra-te de que, ao longo da tua campanha nas redes sociais, terás de te relacionar com a tua comunidade e fornecer-lhes conteúdo de qualidade, pelo que deves começar a planear isto com bastante antecedência.
3) Conhece o teu público
Não adivinhes! Muitas vezes podes pensar coisas que não o são. Tens de obter informações reais sobre o teu público, o que o motiva a ter uma presença nas redes sociais, o comportamento, os interesses, a demografia, etc. Isto também te ajudará a saber como os atingir. Deves também planear várias estratégias para saber o que lhes oferecer.
4) Interage em cada rede social como deves
Lembra-te que cada rede é diferente, por isso a forma como te apresentas em cada uma delas deve ser diferente. É por isso que também dizemos que é importante conhecer cada um dos públicos que ali estão presentes, para saber quando deves ou não interagir. Cada rede social tem a sua própria voz e o conteúdo também é trabalhado de uma forma diferente. Aqui tens algumas dicas sobre como nos ligarmos emocionalmente aos nossos seguidores nas redes sociais.
Lembra-te que o público terá conhecimento da tua presença nas redes sociais, do que publicas, por isso tens de o fazer bem. Conhece as melhores práticas de cada uma delas e estabelece objectivos específicos para cada uma delas. Não as enchas de propaganda, tem em conta que uma boa campanha de marketing consiste em oferecer conteúdos no momento certo.
5) Acompanha o que está planeado
Lembra-te que o planeamento é vital, mas a prática dar-te-á a base para medires os resultados da tua presença nas redes sociais. Monitoriza todos os detalhes, toma as notas necessárias, estabelece prazos e cumpre-os.
Agora é hora de entrar em contacto com o teu público, estimular a interação e estar aberto a responder a quaisquer perguntas, comentários ou sugestões. Boa sorte, garanto-te que vai ser um processo muito divertido e que vais certamente encontrar grandes oportunidades para o teu negócio.
Finalmente, convido-te a ler: Importância das redes sociais para o marketing digital das PME.