O teu sociograma é uma técnica que faz parte do domínio da sociometria, que está ligada à sociologia e à psicologia social.
Até à data, é considerada uma das melhores formas de medir as relações sociais num grupo e, por isso, é frequentemente aplicada na educação e na investigação social. investigação social.
Neste artigo, vamos apresentar-te o que é e como podes aplicá-lo passo a passo.
O que é um sociograma?
Um sociograma é uma representação gráfica das ligações sociais das pessoas dentro de uma organização e serve para compreender e explicar as interações sociais existentes.
Os sociogramas tornam mensuráveis as estruturas de um determinado grupo e constituem um dos métodos de apresentação mais importantes da sociometria, um método de investigação social empírica método de investigação social empírica.
Os sociogramas expõem as relações subjacentes entre os indivíduos e podem ser utilizados para melhorar a interpretação dos comportamentos sociais.
Os sociogramas para pequenos grupos podem ser feitos com base na observação direta. No caso de grupos grandes, é aconselhável recorrer a inquéritos sobre as relações entre os membros do grupo.
O sociograma pode também ser entendido como a representação visual do teste sociométrico, e revela relações que são normalmente informais ou tácitas.
Para que servem os sociogramas?
Nos últimos anos, o sociograma é utilizado principalmente nas salas de aula. Os professores utilizam-no para refletir graficamente as relações e os desacordos dos seus alunos, utilizando depois a informação obtida para orientar o processo comunitário no âmbito do currículo.
No caso das organizações, podem ser utilizados sociogramas da área da psicologia organizacional para avaliar as interações entre equipas e regiões. Isto serve de base para o crescimento da empresa, para o coaching de equipas e até para o coaching individual.
No domínio da investigação-ação participativa um sociograma pode ajudar a retratar as interações do grupo e as relações interpessoais.
5 vantagens dos sociogramas
A aplicação de um sociograma pode trazer múltiplos benefícios em qualquer área em que trabalhes com várias equipas. Alguns dos mais importantes são:
1. revela a estrutura do grupo
Um sociograma é um instrumento valioso para acompanhar a estrutura organizacional da organização. estrutura organizacional de uma equipa porque representa graficamente todas as relações.
As estruturas do grupo são mensuráveis através do sociograma e constituem uma base valiosa para melhorar o comportamento social.
2. mostra como os membros de um grupo se relacionam uns com os outros.
Através da utilização do sociograma, as simpatias, os pequenos conflitos ou mesmo as antipatias acentuadas podem ser facilmente revelados. Também pode ser usado para resolver conflitos ocultos que antes não eram percebidos como tal.
3. Ajuda a reforçar as equipas
Os sociogramas também nos mostram quais os membros da equipa que se dão particularmente bem e que talvez devessem trabalhar juntos como uma equipa. trabalhar em equipa mais vezes no futuro.
Isto permite-te saber quais são as pessoas que se podem potenciar mutuamente ou que ainda podem aprender algo umas com as outras. Podes também permitir que as pessoas que melhor impulsionam a produtividade nesta combinação trabalhem mais próximas umas das outras.
4. Serve para identificar líderes
O sociograma pode ajudar a identificar os candidatos a líderes de equipa e esclarecer por que razão os projectos de equipa não produzem os resultados esperados, bem como a forma de conceber alinhamentos de equipa eficazes.
Os sociogramas são frequentemente utilizados na indústria para obter informações que podem ajudar a criar práticas de contacto mais eficazes, aumentar o sucesso do envolvimento dos participantes em iniciativas e promover uma cultura organizacional mais eficaz. cultura organizacional de criatividade.
Como desenhar um sociograma?
Aqui tens um guia passo a passo sobre como desenhar um sociograma:
1. convoca os participantes
Em primeiro lugar, considera quem deve ser incluído no sociograma – é todo o grupo, membros individuais ou mesmo pessoas que não fazem parte diretamente da equipa mas que têm influência sobre ela?
Se não tens a certeza, pensa primeiro no que queres alcançar exatamente com o sociograma. Isso determinará quem podes incluir no sociograma.
2) Desenha o diagrama inicial
Começa por fazer um diagrama simples com os nomes dos colegas dentro de círculos que funcionarão como nós, e depois desenha linhas que ilustrem as interações conhecidas entre cada um.
Isto deve mostrar indivíduos que são muito dependentes de outros no trabalho, enquanto outros são bastante isolados.
3. Inclui a frequência dos contactos
Podemos acrescentar mais informações indicando a frequência do contacto entre os indivíduos. As linhas grossas podem indicar uma forte interação entre dois colegas, por exemplo, que trabalham juntos em determinadas tarefas ou trocam informações diariamente.
As linhas pretas finas podem indicar uma colaboração ocasional algumas vezes por semana, enquanto as linhas tracejadas podem indicar que os indivíduos raramente trabalham em conjunto.
4. Identifica os conflitos
Podemos acrescentar mais um nível de complexidade indicando o tipo de relação que as pessoas têm. Em qualquer organização, haverá sempre pessoas que não gostam de trabalhar com determinados indivíduos. Isto pode ser captado acrescentando linhas vermelhas.
5. Determina a intensidade
Finalmente, podes tentar avaliar o grau de ligação dos indivíduos, bem como o grau de simpatia ou antipatia por cada indivíduo, e ter uma ideia da saúde geral da rede do grupo, classificando os números de 1 a 5 que são adicionados às linhas.
Descobre também o que é um sociodrama e para que serve
Tipos de análise de sociogramas
Geralmente, são utilizadas duas formas de análise dos sociogramas: o sociograma egocêntrico e o sociograma em rede.
1. sociograma egocêntrico
Visualiza todos os casos relacionados com um caso específico (o ego). O diagrama é composto por vértices (que representam os casos) e arestas (que mostram as relações). O ego é representado pela forma de uma estrela. As relações são marcadas pelos casos.
2) Sociograma da rede
Visualiza uma comunidade de casos para ver como se relacionam uns com os outros. Esta forma de sociograma pode incluir casos que estão separados. O diagrama consiste em vértices (casos) e arestas (relações). As relações entre os casos são assinaladas e esta forma de sociograma pode incluir casos isolados.
Complementa o teu sociograma com inquéritos
Se vais realizar um sociograma de uma forma mais formal numa organização, lembra-te que é aconselhável complementar a informação obtida através da observação com inquéritos que te permitam recolher informação anónima e objetiva.
Lembra-te de que, com o QuestionPro, podes aceder a essas ferramentas em linha, garantindo resultados fiáveis e facilidade de participação para todos os membros.
Basta criares a tua conta gratuita para começares a utilizar a nossa plataforma gratuitamente!