
A amostragem em várias fases é apenas uma forma complexa de amostragem por conglomerados. É um tipo de amostragem que, para efeitos de investigação posterior, divide a população em grupos (ou clusters). Durante este método de amostragem, grandes grupos da população selecionada são divididos em subgrupos em várias fases para simplificar a recolha de dados primários.
Aplicação da técnica de amostragem em várias fases
Contrariamente ao seu nome, a amostragem em várias fases é fácil de utilizar nos inquéritos às empresas. A aplicação desta técnica de amostragem divide-se em quatro fases:
- Escolhe-se uma base de amostragem tendo em conta a população de interesse. Cada grupo é numerado com um número único e é selecionada uma pequena amostra de grupos secundários relevantes.
- Escolhe uma base de amostragem de subgrupos relevantes distintos. Isto pode ser feito a partir de grupos relevantes separados selecionados na etapa anterior.
- Se necessário, repete o segundo passo.
- Os membros do grupo de amostra são selecionados a partir dos subgrupos utilizando uma variação da amostragem probabilística. amostragem probabilística.
Vantagens da amostragem em várias fases
- Permite aos investigadores aplicar amostragem por conglomerados ou aleatória ou amostragem aleatória depois de determinar os grupos.
- Os investigadores podem aplicar a amostragem em várias fases para criar agrupamentos e subconjuntos até o investigador atingir a dimensão ou o tipo de grupo pretendido.
- Os investigadores podem dividir a população em grupos sem restrições. Isto dá aos investigadores flexibilidade para escolherem cuidadosamente a amostra.
- É eficaz na recolha de dados primários de uma população geograficamente dispersa.
- É eficaz em termos de custos e de tempo, porque este método ajuda a reduzir a população em grupos mais pequenos.
- Reduz os problemas encontrados durante a amostragem aleatória amostragem aleatóriauma vez que o investigador escolhe o público com o público em mente.
- A amostragem em estágios múltiplos não requer uma lista completa de todos os membros da população-alvo. Isto reduz consideravelmente o custo da preparação da amostra.
Exemplos de passos para efetuar uma amostragem em várias fases:
Considera o México como local de amostragem. O objetivo da investigação é avaliar as tendências de despesa online das pessoas que vivem no México através de um questionário em linha. Os investigadores podem formar o seu grupo de amostragem, composto por 200 agregados familiares, da seguinte forma:
- Primeiro, escolhe o número de estados utilizando uma amostragem aleatória simples (ou qualquer outra amostragem probabilística). Por exemplo, escolhe 10 estados.
- Em segundo lugar, escolhe 5 cidades em cada estado utilizando o método de amostragem sistemática (ou qualquer outra amostragem probabilística).
- Em terceiro lugar, escolhe 4 agregados familiares de cada cidade utilizando a amostragem sistemática ou o método de amostragem aleatória simples. No final, terás 200 agregados familiares que podem ser incluídos no grupo de amostragem para a investigação.
Dicas para criar amostragem em várias etapas
Pensa cuidadosamente na forma de implementar a abordagem de amostragem em várias fases. Não existe um método convencional para misturar as tipos de amostragem (como a amostragem por conglomerados, estratificada e aleatória simples).
O processo de amostragem em várias fases deve ser concebido de forma a ser eficaz em termos de custos e de tempo. A aleatoriedade e a dimensão da amostra devem ser preservadas. Se a amostragem em estádios múltiplos for aplicada pela primeira vez, é melhor consultar um perito com experiência na conceção de inquéritos complexos.
Precisas de ajuda para criar o teu inquérito online? Agenda uma demonstração da nossa plataforma e obtém todas as respostas às tuas perguntas sobre o nosso software de pesquisa online.