
Em muitos casos, a natureza de um estudo ou os recursos disponíveis exigem uma mistura de vários tipos de amostragem, também conhecida como amostragem mista.
Neste artigo, vamos apresentar-te em que consiste este método, as suas caraterísticas e as suas vantagens e desvantagens.
O que é a amostragem mista?
A amostragem mista envolve a combinação de técnicas qualitativas e quantitativas bem estabelecidas de forma criativa para responder às questões colocadas pela conceção da investigação. desenho da investigação.
As estratégias desta amostragem implicam a seleção de unidades ou casos para um estudo utilizando amostragem probabilística (para aumentar a validade externa) e estratégias de amostragem intencional. amostragem intencional (para aumentar a transferibilidade).
Num estudo de amostragem mista, existem normalmente várias amostras, cuja dimensão pode variar consoante a linha e a questão de investigação, desde um pequeno número de casos até um grande número de unidades.
Métodos de amostragem utilizados na amostragem mista
A amostragem mista requer a utilização de diferentes métodos de amostragem, tais como:
Amostragem de probabilidades
As técnicas de amostragem probabilística são utilizadas principalmente na investigação quantitativa, mas também na investigação quantitativa e implicam a seleção aleatória de um número relativamente grande de unidades de uma população em que a probabilidade de inclusão de cada membro da população é determinável.
O objetivo das amostras probabilísticas é alcançar a representatividade, que é o grau em que a amostra representa com exatidão toda a população.
Amostragem objetiva
As técnicas de amostragem selectiva são utilizadas principalmente na investigação qualitativa. investigação qualitativa e pode ser definida como a seleção de unidades com base em objectivos específicos associados à resposta às questões de um estudo de investigação.
Trata-se de um tipo de amostragem em que ambientes, pessoas ou acontecimentos específicos são deliberadamente selecionados pela informação importante que podem fornecer e que não pode ser obtida diretamente através de outras opções.
Podes estar interessado em: Diferença entre o método método quantitativo e qualitativo
Estratégias de amostragem mista
As estratégias de amostragem mista podem utilizar todas as técnicas probabilísticas e intencionais. De facto, a capacidade do investigador para combina estas técnicas de forma criativa para responder às questões de um estudo é uma das suas caraterísticas distintivas.
Por vezes, o investigador opta por procedimentos que se centram na criação de amostras representativas, especialmente quando se trata de um aspeto quantitativo de um estudo.
Por outro lado, quando se trata de um capítulo qualitativo de um estudo, o investigador utiliza frequentemente técnicas de amostragem que geram casos ricos em informação.
A combinação das duas orientações permite ao investigador de amostragem mista gerar bases de dados complementares complementares que incluem informação com profundidade e amplitude em relação ao fenómeno em estudo.
Caraterísticas das técnicas de amostragem mista
Alguns dos elementos que caracterizam a técnica de amostragem mista são:
- Destina-se a gerar uma amostra que responda às questões de investigação.
- Inclui a utilização de várias amostras de investigação. As amostras variam de tamanho consoante a linha de investigação e a pergunta.
- Centra-se na profundidade e amplitude das informações que podem ser recolhidas para o estudo.
- A maior parte das decisões relativas à amostragem são tomadas antes do início do estudo, mas podem surgir questões orientadas para a qualidade a partir de outras amostras durante o estudo.
- As decisões em matéria de amostragem baseiam-se em pareceres de peritos, especialmente porque estão inter-relacionadas. Algumas vertentes orientadas para estudos quantitativos podem exigir a aplicação de fórmulas matemáticas de amostragem.
- São utilizados quadros formais e informais.
- Normalmente, são gerados dados numéricos e narrativos.
- Ocasionalmente, as estratégias de amostragem de métodos mistos podem produzir apenas dados narrativos ou apenas dados numéricos.
Tipos de amostragem mista
Existem diferentes tipos de amostragem mista Há vários tipos de amostragem mista que podes aplicar na tua investigação:
Amostragem mista básica
Uma estratégia básica bem conhecida de amostragem mista é a amostragem estratificada intencional, também conhecida como amostragem por quotas.
A natureza estratificada deste procedimento é caraterística da amostragem probabilística, enquanto o pequeno número de casos normalmente gerados através deste procedimento é caraterístico da amostragem intencional.
Nesta técnica, o investigador começa por dividir o grupo de interesse em estratos (por exemplo, alunos acima da média, acima da média, abaixo da média) e, em seguida, seleciona um pequeno número de casos para estudar intensivamente dentro de cada estrato com base em técnicas de amostragem intencional.
Isto permite ao investigador descobrir e descrever em pormenor as caraterísticas que são semelhantes ou diferentes nos estratos ou subgrupos.
Amostragem mista sequencial
Existem exemplos de processos de amostragem quantitativo-qualitativo e qualitativo-quantitativo em todas as ciências sociais e comportamentais.
Normalmente, a metodologia e os resultados da primeira vertente informam a metodologia utilizada na segunda vertente. Em muitos destes casos, a amostra final utilizada na vertente QUAN é utilizada como base de amostragem para a vertente QUAL subsequente.
Amostragem mista simultânea
As concepções simultâneas de MM permitem aos investigadores triangular os resultados das componentes quantitativas e qualitativas da sua investigação, permitindo-lhes confirmar, validar ou corroborar os resultados de um único estudo.
Amostragem mista multinível
As estratégias de amostragem MM multinível são muito comuns na investigação que examina as organizações onde diferentes unidades de análise estão aninhadas umas nas outras.
Nos estudos sobre estas organizações aninhadas, os investigadores estão frequentemente interessados em responder a questões relacionadas com dois ou mais níveis ou unidades de análise.
Vantagens da amostragem mista
Eis algumas das vantagens de misturar diferentes tipos de amostragem tipos de amostragem:
- Aumenta a riqueza das amostras: Ao misturar diferentes métodos de amostragem, as abordagens são melhoradas.
- Aumenta a fidelidade dos instrumentos. Ajuda a certificar que os métodos utilizados são adequados e úteis.
- Aumenta a integridade do tratamento ou da intervençãoAssegura a a validade e a fiabilidade da investigação.
- Melhor perspetiva dos dados: Permite consolidar as interpretações e a utilidade dos resultados obtidos.
Conclusão
Como viste, os estudos mostram que vários tipos de amostragem podem ser combinados para se adequarem a cada situação ou projeto através de uma amostragem mista, que pode ser muito útil para responder a questões de investigação complexas que envolvam dados de natureza qualitativa e quantitativa. de natureza qualitativa e quantitativa.
Se quiseres saber como realizar a amostragem de uma forma prática, convidamos-te a ver o seguinte vídeo:
Lembra-te que no QuestionPro temos o serviço de QuestionPro Audience que é especializado em fornecer amostras de inquiridos adaptadas às tuas necessidades de investigação.
Ou, se apenas necessitas de uma ferramenta de recolha de dados, como os inquéritos, convidamos-te a criar uma conta gratuita para começar. Ficarás surpreendido com a facilidade!