A amostragem propositada é uma técnica de amostragem em que a pessoa responsável pela realização da investigação se baseia no seu próprio julgamento para escolher quem fará parte do estudo.
A amostragem selectiva é um método de amostragem não probabilístico. amostragem não probabilística Esta situação ocorre quando “os elementos selecionados para a amostra são escolhidos por decisão do investigador”. É de referir que os investigadores acreditam frequentemente que podem obter uma amostra representativa através de um bom julgamento, o que, obviamente, resulta numa poupança de tempo e dinheiro.
Exemplo de amostragem intencional
Um exemplo de amostragem intencional é quando os repórteres param as pessoas na rua para lhes perguntar a sua opinião, por exemplo, sobre uma questão política ou qualquer outro tópico específico.
É importante especificar que o repórter tem de ter critérios específicos para escolher a quem serão feitas as perguntas na rua. Se não houvesse critérios prévios, não se trataria de uma amostragem intencional, mas sim de uma amostragem aleatória. amostragem aleatória.
Em alternativa, o método de amostragem intencional pode ser mais eficaz quando o número de pessoas que podem participar na investigação é limitado.
Por exemplo, para uma investigação sobre, por exemplo, o luto relacionado com o desempenho da pessoa no trabalho, o investigador pode usar o seu próprio critério para decidir se é ou não prudente que a pessoa possa participar numa entrevista aprofundada.
Onde utilizar a amostragem intencional
Amostragem selectiva, também conhecida como amostragem discricionária o amostragem por julgamentoé utilizada para ajudar a responder à questão principal da investigação.
Consoante o tipo de caso, a amostragem intencional pode ser dividida nas seis categorias seguintes:
1.- Caso típico. Se trata de casos que son comunes y normales.
2.- Caso extremo. Obtener muestras de este tipo de investigaciones se puede percibir como algo inusual o raro, un ejemplo de esto puede ser explorar las razones del fracaso corporativo entrevistando a ejecutivos que han sido despedidos por los accionistas.
3.- Amostragem de casos críticos. Este se centra en casos específicos que suelen ser dramáticos o muy importantes.
4.- Amostragem heterogénea ou de variação máxima. Este se basa en el criterio del investigador para seleccionar participantes con diversas características. La razón por la que se hace esto es para garantizar la presencia máxima de variabilidad dentro de los datos primarios.
5.- Amostragem homogénea. Este se centra en un subgrupo particular en el que todos los miembros de la muestra son similares, por ejemplo, tienen ocupación similar, trabajan en el mismo equipo, etc.
6.- Amostragem teórica. Este es un caso especial de muestreo que se basa en la teoría fundamentada.
Vantagens da amostragem intencional
1.- A amostragem selectiva é um dos métodos de amostragem mais eficazes em termos de custos e de tempo.
2) A amostragem intencional pode ser o único método adequado se o número de fontes de dados que podem contribuir para o estudo for limitado.
3.- Esta técnica de amostragem pode ser eficaz na exploração de situações antropológicas em que a descoberta do sentido pode beneficiar de uma abordagem intuitiva.
Desvantagens da amostragem intencional
1.- Erros devidos à vulnerabilidade do julgamento do investigador.
2.- Baixo nível de confiança e elevados níveis de parcialidade.
3.- Impossibilidade de generalizar os resultados da investigação.
Devido a estas desvantagens, a amostragem intencional não é muito popular nos inquéritos às empresas; de facto, os responsáveis pelos inquéritos recomendam frequentemente a utilização de outros tipos de amostragem. tipos de amostragem com menor probabilidade de enviesamento ou maior fiabilidade, como a amostragem sistemática. amostragem sistemática ou amostragem por quotas.