A amostragem por conglomerados é útil quando é impossível ou impraticável criar uma base de amostragem a partir de uma população-alvo, porque esta está geograficamente muito dispersa e o custo da recolha de dados é relativamente elevado.
A amostragem por clusters, também conhecida como amostragem por grupos, é um processo de amostragem probabilística em que os elementos da população são seleccionados aleatoriamente de forma natural por clusters. Os elementos de amostragem são seleccionados da população individualmente, um de cada vez.
As unidades de amostragem ou os agrupamentos podem ser espaçados, como acontece naturalmente em unidades geográficas ou físicas (por exemplo, estados, delegações ou distritos); numa base organizacional, como escolas, níveis de ensino; ou serviço telefónico, como códigos de área ou alteração dos códigos de área dos números de telefone.
A heterogeneidade dos grupos é fundamental para uma boa conceção da amostragem por conglomerados. Além disso, os elementos de cada grupo devem ser tão heterogéneos como a população-alvo.
Passos para selecionar a amostragem por conglomerados
- Define a população-alvo.
- Determina a dimensão da amostra pretendida.
- Identificar uma base de amostragem existente ou desenvolver uma nova base de amostragem de grupos da população-alvo.
- Avalia a base de amostragem quanto a subcobertura, sobrecobertura, cobertura múltipla e agrupamento, e faz os ajustamentos necessários.O ideal seria que os grupos fossem tão heterogéneos como a população, mutuamente exclusivos e coletivamente exaustivos. A duplicação de elementos da amostra pode ocorrer se os elementos da população pertencerem a mais do que um grupo. A omissão resultará num viés de cobertura.
- Determina o número de grupos a selecionar. Isto pode ser feito dividindo a dimensão da amostra pelo número médio estimado de elementos da população em cada grupo.Na medida em que a homogeneidade e a heterogeneidade dos grupos são diferentes das da população, o número de grupos aumenta e a precisão aumenta. Por outro lado, se as diferenças aumentarem, a precisão diminui.
- Selecciona aleatoriamente o número esperado de clusters.
Subtipos de amostragem por conglomerados
São utilizadas duas grandes dimensões para classificar os diferentes tipos de amostragem por conglomerados. Uma baseia-se no número de fases do desenho da amostra e a outra na representação proporcional dos grupos na amostra total.
Subtipo baseado no número de fasesA amostragem por conglomerados é frequentemente efectuada em mais do que uma “fase”. Uma fase é uma etapa do processo de amostragem em que é recolhida uma amostra. Tendo em conta o número de fases da conceção, existem três subtipos principais desta amostragem: amostragem numa única fase, em duas fases e em várias fases.
Amostragem por conglomerado numa fase. A amostragem é feita apenas uma vez. Um exemplo seria, digamos que estamos interessados no estudo dos sem-abrigo que vivem em abrigos.
Se existirem cinco abrigos numa cidade, o investigador seleccionará aleatoriamente um dos abrigos e incluirá no estudo todos os sem-abrigo que residem no abrigo selecionado. Um investigador de mercado pode optar por utilizar um modelo de amostragem por conglomerados em fase única.
Digamos que um investigador está interessado em testar a comercialização de um produto. O investigador pode selecionar aleatoriamente códigos postais e enviar amostras do produto juntamente com um questionário de avaliação a cada endereço do grupo selecionado.
Amostragem por conglomerados em duas fases. A conceção inclui todas as etapas de uma conceção de amostragem por conglomerados, com exceção da última etapa. Em vez de incluir todos os elementos dos grupos seleccionados na amostra, uma amostra aleatória (seja uma amostra aleatória simples, uma amostra estratificada ou uma amostra sistemática) retira elementos de cada grupo selecionado.
A amostragem por conglomerados numa fase é por vezes designada por subamostragem. Em geral, a menos que o grupo seja homogéneo, uma amostragem por conglomerados em dois estádios é melhor do que uma amostragem em um único estádio.
Amostragem por conglomerados em vários estágios. Os inquéritos sobre grandes áreas geográficas requerem uma conceção da amostra um pouco mais complexa do que as descritas até agora. De um modo geral, deve ser utilizada uma conceção em várias fases, que consiste na repetição de duas etapas básicas: listagem e amostragem.
Tipicamente, em cada fase, os clusters tornam-se progressivamente mais pequenos em tamanho; e na última fase é utilizado o elemento de amostragem. Os processos de amostragem (aleatória simples, estratificada ou sistemática) podem ser diferentes em cada fase.
Pontos fortes e fracos da amostragem por conglomerados em comparação com a amostragem aleatória simples
Lembra-te que podes consultar os nossos outros artigos sobre o:
- Amostragem aleatória simples
- Amostragem estratificada
- Amostragem sistemática
- Amostragem em várias fases
O QuestionPro tem uma série de ferramentas para te ajudar a realizar a tua próxima pesquisa. Cria uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos ou pede uma demonstração para descobrir o que as nossas várias licenças avançadas, produtos e serviços especializados têm para oferecer.