A análise análise SWOT é normalmente utilizada nos negócios e na educação para estudar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças de uma determinada situação.
Cada empresa tem os seus pontos fortes e fracos, mas nenhuma organização pode ignorar o seu ambiente. É preciso também analisar as oportunidades e as ameaças que existem no mercado.
Vamos descobrir como a análise SWOT ajuda-nos a conhecer constantemente os factores internos e externos que influenciam o sucesso de uma empresa.
O que é a análise SWOT?
A análise SWOT é uma técnica utilizada para avaliar o desempenho de uma organização no mercado e é utilizada para desenvolver estratégias empresariais eficazes. O seu nome é um acrónimo das palavras “SWOT” e “SWOT”. pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças“.
Análise Swot um acrónimo de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threatens (ameaças).
Atualmente, este quadro de análise é uma fonte fiável em que as organizações se baseiam para avaliar e compreender a dimensão das oportunidades e ameaças, analisando os seus pontos fortes e fracos.
Os pontos fortes e fracos são principalmente úteis para a análise interna de uma organização. análise interna de uma organização. Para mejorar estos factores, es necesario realizar un trabajo constante en la organización.
No entanto, as oportunidades e ameaças são externas (em termos de concorrência, preços, parceiros, etc.) a uma organização e não têm qualquer controlo sobre as mudanças que podem ocorrer devido a factores externos.
Elementos de uma análise SWOT
Existem dois tipos de factores numa empresa: os factores internos e os factores externos. Os factores externos são os que estão fora da organização e os internos são, naturalmente, os factores internos.
Vamos agora explicar em pormenor em que consistem estes factores que compõem a análise SWOT:
Pontos fortes
Os pontos fortes representam os factores positivos de uma organização que podem ser controlados. Estes podem ser analisados dividindo a organização em elementos como vendas, finanças, marketing, investigação, desenvolvimento e outros elementos estruturais.
- O que é que a organização faz bem?
- Quais são os principais factores de diferenciação que ofereces?
- Quais são os principais recursos de que dispões?
Os pontos fortes envolvem a contribuição positiva dos intervenientes em termos de experiência, conhecimentos, formação académica, competências que contribuem para o desempenho de uma organização, etc.
Este fator de análise inclui igualmente aspectos tangíveis como o canal de distribuição, a clientela existente, as finanças geradas, os acessórios, etc.
São factores que acrescentam valor ao funcionamento de uma organização através de uma análise interna e que, por sua vez, criam uma vantagem competitiva designada por pontos fortes.
Pontos fracos
- Onde vês espaço para melhorias?
Os pontos fracos são os elementos da empresa que ainda precisam de ser melhorados e que afectam a organização em mais do que um aspeto.
Nas organizações, há certas áreas de negócio que podem não ter um desempenho de acordo com as expectativas dos clientes. expectativas dos clientes Isto pode ser a causa de fricção e pode levar a que a organização não atinja os objectivos desejados.
Itens como a especialização no assunto, a falta de apoio financeiro, a falta de ferramentas tecnológicas adequadas para a formação, a localização inadequada da organização, etc., podem ser incluídos na categoria de “fraqueza”. Estes estão frequentemente sob o controlo da organização e podem estar a gerar perdas significativas.
Os pontos fracos são atributos negativos que contribuem para a desvantagem competitiva de uma organização. Uma compreensão exacta das caraterísticas negativas é algo que ajuda a competir e a criar melhorias empresariais.
Oportunidades
As oportunidades avaliam os elementos atractivos de um mercado que podem contribuir para a capacidade das organizações de obterem mais lucros. Estas oportunidades são externas ao ambiente de uma organização.
- Quais são as oportunidades no mercado?
- Quais são as oportunidades para uma organização prosperar?
Por exemplo, as novas receitas surgem sempre após a execução de boas estratégias de marketing. Assim, geralmente as oportunidades resultam em crescimento das receitas/mercado, mudanças na perceção do mercado, soluções para dificuldades, etc.
Como já referi, associar uma oportunidade ao teu marketing estratégias de marketing é algo que podes fazer para obter mais lucro e melhores resultados.
Ameaças
As ameaças indicam os factores que podem causar danos às estratégias de marketing existentes de uma organização e que podem eventualmente conduzir a perdas comerciais.
- Que aspectos do mercado constituem uma ameaça para a empresa?
Uma organização pode beneficiar da introdução da ideia de riscos nos seus planos de marketing. As ameaças são os factores que provocam perdas de negócio.
Concorrentes, mudanças nas políticas governamentais, má cobertura da imprensa para produtos/serviços/eventos, uma mudança no comportamento dos clientes, mudanças na dinâmica do mercado que podem fazer com que certos produtos passem despercebidos e afins.
Recomendo-te que leias: Para que serve compreender o comportamento do consumidor comportamento do consumidor?
Importância da análise SWOT
A realização de uma análise SWOT é um passo muito importante que reduz significativamente a taxa de insucesso no lançamento de um novo projeto. Através dela, os pontos fracos são abordados e as ameaças são compreendidas e abordadas.
A análise SWOT permite-nos dar um passo atrás para avaliar a relevância dos nossos objectivos empresariais e para objectivos empresariais a curto, médio e longo prazo.
A análise SWOT é diferente de pesquisa de mercado. El estudio de mercado garantiza la viabilidad económica de un proyecto para asegurar su financiación. El estudio de mercado también ayuda a determinar cómo vender y a quién. Puede formar parte del análisis FODA, que es un estudio más completo y global.
Para que serve uma análise SWOT?
As organizações efectuam uma análise SWOT exaustiva para introduzir melhorias internas (avaliação dos pontos fortes e fracos) e melhorias externas (avaliação das oportunidades e das ameaças), uma vez que estas podem ser tidas em conta para melhorar o desempenho da empresa.
Este tipo de diagrama é mais útil quando pegas no que aprendeste e o aplicas no mundo real. Também pode ser útil no início de um projeto ou quando a tua equipa enfrenta um obstáculo.
As empresas existentes deveriam aplicar este método de análise estratégica pelo menos uma ou duas vezes por ano, para garantir que analisam proactivamente o seu mercado e melhoram os vários aspectos da organização e competem no mercado.
Este tipo de análise também é utilizado:
- Quando tens de identificar pontos fracos e obstáculos, para criar estratégias para os ultrapassar. Por exemplo, se o desempenho de vendas da tua empresa é um ponto fraco, podes tentar eliminá-lo dando formação regular aos teus vendedores, ou fornecendo as ferramentas certas para os teus trabalhadores desenvolverem as suas competências, ou implementando um cliente eficiente serviço eficiente ao cliente, etc.
- Quando a força de uma organização é a qualidade do produto e existe a possibilidade de o produto estar em risco.
- Um concorrente que perde os seus clientes e vai à falência pode ser uma grande oportunidade de negócio para uma organização que pretende expandir as suas operações. Fazendo uma pesquisa proativa sobre como operar, sobre segmentação demográfica. A utilização da segmentação demográfica e a forma de aproveitar os pontos fortes identificados para garantir que as expectativas do mercado são satisfeitas podem ser muito úteis para as empresas que pretendem expandir as suas operações.
- Tendo em conta os pontos fortes e fracos da organização, é possível identificar os factores que podem causar danos à reputação de uma organização. Por exemplo, se as previsões de mercado sugerirem um abrandamento da economia, uma organização pode preparar-se para isso reduzindo as despesas indesejadas, designando as estrelas existentes para conversões de vendas, etc.
Vantagens e desvantagens da análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta de tomada de decisões que muitos empresários utilizam, mas tem as suas vantagens e desvantagens.
Vantagens da análise SWOT
O desenvolvimento de uma análise SWOT tem algumas vantagens, como o facto de poder ser realizada internamente e, portanto, não implicar qualquer custo para a empresa. Outras vantagens são:
- Permite-nos ter uma representação sintetizada da estratégia da empresa.
- Podemos ter uma melhor visualização dos diagnósticos internos e externos na mesma tabela.
- Quando fazemos uma análise SWOT, como empresários, podemos considerar certas fraquezas que poderiam não ter sido identificadas sem um diagnóstico interno.
- Pode ajudar a identificar certos factores-chave de sucesso.
Desvantagens de fazer uma análise SWOT
A matriz SWOT não é uma ferramenta que possa ser utilizada para estabelecer uma estratégia empresarial e um plano de negócios por si só. Fornece apenas uma visão simplificada, não muito detalhada, dos factores a ter em conta.
Outras desvantagens da realização de uma análise SWOT são:
- Não deve ser utilizado sozinho. Para o completar, devem ser utilizadas outras ferramentas ( Análise PEST, 5 Forças de Porter…) e análises (estudos de mercado, análise da concorrência, análise estratégica…).
- A análise SWOT é por vezes subjectiva. Os factores identificados e o seu impacto na atividade da empresa são percebidos a nível pessoal. Uma fraqueza ou uma ameaça podem ser subestimadas.
- A análise SWOT não é um instrumento adequado para hierarquizar o impacto de determinados factores e, assim, dar indicações sobre as acções a empreender.
Como fazer uma análise SWOT para um plano de negócios?
Implementa os seguintes passos para desenvolver uma análise SWOT como parte de um plano de melhoria do negócio.
- Ter um objetivo claro
A equipa de marketing pode analisar quais as questões que necessitam de atenção imediata e pode tê-las como principais objectivos.
Se considerares quais são os objectivos da análise SWOT, poderás, sem dúvida, realizá-la de forma organizada e eficaz.
Por exemplo, se uma organização está a tentar descobrir se deve ou não lançar um novo produto, este seria o principal objetivo da análise SWOT.
Para criar um objetivo claro, recomendamos-te que o cries segundo a metodologia dos objectivos SMART.
- Realiza pesquisas para compreender o mercado-alvo e a indústria
Para uma implementação bem sucedida da análise SWOT, tens de ter um conhecimento profundo do que o mercado tem para oferecer.
Os conhecimentos adquiridos com o estudo de mercado sobre tecnologia, serviço ao cliente, concorrentes, etc., podem ser utilizados para efetuar uma análise SWOT exaustiva.
- Identifica os pontos fortes da empresa
Uma organização deve compreender quais são os seus pontos fortes e as caraterísticas da sua atividade que são melhores do que outras no mercado.
As respostas a estas perguntas devem estar presentes para a organização.
A força de trabalho, a localização da organização, a qualidade do produto, o preço do produto, etc., são alguns exemplos dos pontos fortes de uma organização.
- Reconhece os pontos fracos da tua empresa
Há certos elementos de qualquer organização que precisam de ser melhorados. Os profissionais de marketing devem criar uma lista dos elementos que, na sua opinião, estão a prejudicar a reputação da organização no mercado.
Reconhecer estas fraquezas e trabalhar para as eliminar deve ser o objetivo da análise. Esta lista pode incluir aspectos como a perda de clientes, a falta de quota de mercado, a falta de pessoal adequado, etc.
- Aponta oportunidades potenciais
Avalia os factores externos que podem ser positivos para o crescimento da tua empresa. Estas oportunidades podem ser internas e é possível que estes mesmos factores possam também constituir uma ameaça para a empresa.
Reconhecer estas fraquezas e trabalhar para as eliminar deve ser o objetivo da análise. Esta lista pode incluir aspectos como a taxa de rotatividade, a falta de quota de mercado, a falta de pessoal adequado, etc.
- Identifica as ameaças que a tua organização enfrenta:
Anota os factores que não fazem parte do ecossistema de uma organização, mas que constituem ameaças ao crescimento do negócio. Mercados instáveis, concorrência crescente no mercado, etc., são algumas das ameaças que uma organização pode enfrentar.
- Atribui importância aos factores da análise SWOT
Depois de completares os passos 3 a 6, terás quatro listas diferentes. O ideal é criares uma tabela com 2 colunas e 2 linhas. Esta tabela ajudar-te-á a criar uma imagem completa da análise SWOT.
Uma vez colocadas as listas nesta tabela, o grau de importância correspondente a cada um dos itens deve ser implementado imediatamente.
Faz a ti próprio estas perguntas para teres uma ideia da prioridade das coisas:
- A organização pode aplicar os seus pontos fortes para beneficiar das oportunidades existentes?
- Os pontos fortes podem ser implementados para controlar as ameaças identificadas?
- Quais são as medidas para garantir que os pontos fracos da organização não a impedem de tirar partido das oportunidades?
- O que pode ser feito para reduzir os pontos fracos e controlar as ameaças?
- Cria uma estratégia para resolver os problemas identificados.
Depois de criares o teu quadro de análise SWOT e responderes às perguntas acima mencionadas, podes trabalhar na criação de estratégias para atingir os objectivos da tua organização.
Também podes estar interessado em saber a importância do planeamento estratégico.
Exemplo de análise SWOT num estudo de mercado
O exemplo seguinte de uma análise SWOT que te vou mostrar é basicamente um passo a passo sobre como realizar esta análise utilizando os 4 modelos: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Neste exemplo, podemos esquematizar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças de uma empresa fictícia.
Da mesma forma, recomendamos que, após a realização da tua análise SWOT, integres toda a informação numa apresentação que seja clara para todos os intervenientes da empresa.
Exemplo de uma análise SWOT para uma empresa
Depois de criar a matriz SWOT, a equipa pode trabalhar para criar estratégias para atingir os objectivos da organização.
Pontos fortes:
- Fortes capacidades de comunicação
- Pensamento analítico e capacidade de resolução de problemas
- Capacidade de liderança e de trabalho em equipa
- Adaptabilidade e flexibilidade
- Excelentes capacidades de gestão do tempo
Pontos fracos:
- Falta de conhecimentos numa área específica
- Dificuldade em delegar tarefas
- Conhecimentos técnicos limitados em certos domínios
- Dificuldade em gerir o stress e a pressão
- Falta de assertividade em determinadas situações
Oportunidades:
- Mercados e indústrias emergentes
- Avanços tecnológicos no sector
- Expansão ou crescimento de indústrias existentes
- Alterações demográficas ou necessidades dos consumidores
- Aumento da procura de competências ou conhecimentos específicos
Ameaças:
- Concorrência intensa no sector
- Recessões económicas ou recessões
- Possibilidade de automatização ou externalização de postos de trabalho
- Falta de segurança no emprego ou instabilidade no mercado
- Acesso limitado a recursos ou financiamento
Os membros da tua equipa podem desenvolver estratégias para o crescimento pessoal e profissional, aproveitando os pontos fortes, abordando os pontos fracos, capitalizando as oportunidades e atenuando as ameaças.
Perguntas para uma análise SWOT
Aqui tens alguns exemplos de perguntas que deves fazer a ti próprio para implementar uma análise SWOT e ajudar a tua empresa a crescer:
Pontos fortes:
- Quais são os teus trunfos mais fortes?
- Como é que os teus produtos ou serviços são melhores do que os dos teus concorrentes?
- Qual é o teu ponto de venda único?
- Qual é a eficiência da tua força de trabalho?
- O que é que os teus clientes actuais têm a dizer sobre a sua experiência com a tua organização?
Pontos fracos:
- Que partes da tua organização precisam de ser melhoradas?
- Que aspectos do teu negócio podem beneficiar os teus concorrentes?
- Não tens experiência na área?
- Achas que o teu negócio já fez dinheiro suficiente?
- Em que medida os teus concorrentes estão avançados em termos de adaptação às tendências do mercado?
Oportunidades:
- Que tendências achas que te podem trazer novas oportunidades?
- Estas tendências irão beneficiar o mercado?
- Que mercado te falta atualmente?
- Os teus concorrentes não estão a conseguir satisfazer as exigências dos clientes?
- Em caso afirmativo, podes abordar estes clientes?
Ameaças:
- Existem concorrentes no mercado que possam afetar o teu negócio?
- Quais são os obstáculos que enfrentas atualmente?
- Os teus produtos/serviços estão em conformidade com todas as leis em vigor?
- Prevês uma mudança nas leis governamentais num futuro próximo?
- Achas que o teu público-alvo pode evoluir em termos de preferências de produtos?
Conclusão
Como podes ver, com a análise SWOT poderás definir estratégias para lançar com sucesso um produto no mercado, explorar um novo potencial da tua empresa ou desenvolver estratégias eficazes que te ajudarão a antecipar uma ameaça ao teu negócio.
Para além do interesse operacional desta metodologia, ao adotar esta abordagem, aperfeiçoa a sua capacidade de analisar e avaliar o seu negócio. Aprenderás a fazer as perguntas certas e saberás como encontrar as respostas que procuras.
Lembra-te que com o QuestionPro podes ter várias ferramentas ao teu alcance para a tua análise SWOT, desde inquéritos online gratuitos a funcionalidades avançadas para estudos de mercado, experiência do cliente, experiência dos empregados e muito mais.
Cria uma conta gratuita ou agenda uma demonstração sem compromisso!