A avaliação pedagógica consiste na aquisição e análise de dados para determinar a evolução do comportamento de cada aluno durante o seu percurso académico.
A avaliação é um processo contínuo mais preocupado com o crescimento académico informal do aluno do que com o seu desempenho académico formal. É interpretada como o crescimento de um indivíduo em relação a uma mudança de comportamento desejada na relação entre os seus sentimentos, pensamentos e acções.
A prática de determinar o valor de algo através de uma avaliação específica chama-se avaliação. Este artigo aborda a avaliação educacional, a sua importância e os seus princípios.
O que é a avaliação pedagógica?
Uma avaliação pedagógica inclui testes normalizados que avaliam as aptidões académicas de uma criança em várias disciplinas.
A avaliação mostrará se uma criança está a ficar para trás uniformemente em cada disciplina ou se existem barreiras específicas que impedem que esse aluno tenha um desempenho ao nível do grau numa determinada disciplina.
Os avaliadores educacionais têm normalmente um mestrado ou doutoramento em educação ou psicologia, e as avaliações duram entre três e cinco horas.
A análise do sucesso das intervenções dos programas faz parte da avaliação educacional. No que diz respeito à educação, estas estão frequentemente relacionadas com a aprendizagem (como a leitura), o desenvolvimento comportamental, emocional e social (como os programas anti-bullying) ou questões mais amplas (como as mudanças em todo o sistema escolar, como a educação inclusiva).
Importância da avaliação pedagógica
No processo de ensino-aprendizagem, a avaliação pedagógica é fundamental, pois serve um objetivo comum.
- Diagnóstico: A avaliação é um processo exaustivo e contínuo. Ajuda o professor a identificar e a resolver os problemas dos seus alunos.
- Remediar: Por remediar entende-se encontrar a solução adequada após a identificação dos problemas. O desenvolvimento da personalidade de um aluno e a mudança de comportamento desejada podem ser alcançados com a ajuda de um professor.
- Clarificar os objectivos da educação: É igualmente crucial definir os objectivos da escolaridade. O objetivo da educação é mudar o comportamento do aluno. Um professor pode demonstrar como o comportamento de um aluno mudou através da avaliação.
- Oferecer orientação: Um professor só pode dar conselhos se estiver devidamente informado sobre os seus alunos. E só depois de uma avaliação exaustiva que tenha em conta todos os aspectos de aptidão, interesse, inteligência, etc., é que pode dar conselhos.
- Ajuda na classificação: A avaliação é uma forma de os professores classificarem os seus alunos e de os ajudarem a determinar os níveis de inteligência, capacidade e interesse dos seus alunos.
- Contribui para melhorar o processo de ensino e aprendizagem: um professor pode melhorar a personalidade e a aprendizagem de um aluno através da avaliação e pode também conhecer a eficácia da sua instrução. Consequentemente, ajuda a melhorar o processo de ensino e de aprendizagem.
Princípios da avaliação educacional
Os princípios seguintes constituem a base da avaliação pedagógica:
- O princípio da continuidade: a avaliação é um processo contínuo enquanto o aluno estiver na escola. A avaliação na educação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.
Tudo o que o aprendente faz deve ser avaliado todos os dias. Só assim é que o aprendente pode dominar melhor a língua.
- O princípio da globalidade: Quando dizemos “globalidade”, referimo-nos a todos os aspectos da personalidade do aluno. Preocupa-se com o desenvolvimento da criança em todos os domínios.
- O princípio dos objectivos: A avaliação deve basear-se nos objectivos da educação. Deve ajudar a determinar onde o comportamento do aluno deve ser alterado ou interrompido.
- O princípio da experiência de aprendizagem: a avaliação está também relacionada com a experiência do aluno. Neste processo, não olhamos apenas para o trabalho escolar do aluno, mas também para as suas actividades extracurriculares. Ambos os tipos de actividades podem ajudar o aluno a ganhar mais experiência.
- O princípio da globalidade: a avaliação deve ser suficientemente ampla para abranger todos os elementos da vida.
- O princípio centrado na criança: A criança está no centro do processo de avaliação. O comportamento da criança é o fator mais importante a avaliar. Ajuda o professor a saber até que ponto a criança consegue compreender e até que ponto o material de aprendizagem é valioso.
- Princípio de aplicação: Durante o processo de ensino e de aprendizagem, a criança pode aprender muitas coisas, mas que podem não ser úteis na vida quotidiana. Se não a puder utilizar, é inútil encontrá-la. Vê-o através da avaliação.
A avaliação decide qual o aluno que melhor utiliza os seus conhecimentos e a sua compreensão em diferentes situações para o ajudar a ter sucesso..
Conclusão
As avaliações educativas visam apresentar argumentos baseados em provas sobre se os resultados educativos podem ou não ser melhorados através de medidas de intervenção. Os objectivos da avaliação são alargados juntamente com os parâmetros da avaliação educacional.
Compreender os diferentes testes e avaliações de aprendizagem ajudar-te-á a identificar os testes mais úteis para as crianças e as causas de quaisquer problemas de aprendizagem ou disparidades que possam ter.
Os alunos têm muito a dizer. Por isso, deve ser significativo fazer com que eles saibam que a sua opinião é necessária para mudar a forma como são ensinados. A criação rápida de inquéritos é possível com software como o QuestionPro e o LivePolls, que podem ajudar a melhorar o desempenho académico e a promover oportunidades de aprendizagem para os alunos.
Se queres uma ferramenta para realizar exames online ou inquéritos de satisfação dos alunos ou qualquer tipo de avaliação educativa, não hesites em contactar-nos.