Antes de conheceres as características da investigação quantitativa, vamos conhecer a sua definição: a investigação quantitativa, em marketing, é uma técnica utilizada para recolher informações utilizando métodos de amostragem como, por exemplo, os inquéritos em linha.
Estas centram-se na obtenção de informações de clientes actuais e potenciais que podem ser analisadas através de métodos estatísticos. Os resultados produzidos através da investigação são geralmente numéricos e são frequentemente utilizados para uma análise cuidadosa que permite prever o futuro de um produto ou serviço e efetuar as alterações necessárias para melhorar essas consequências.
A investigação quantitativa é normalmente utilizado nas ciências naturais e sociais. Na investigação quantitativa, os investigadores e os estatísticos utilizam frequentemente quadros e teorias matemáticas para obter resultados a partir dos dados que obtêm dos participantes (geralmente dados numéricos).
Os resultados obtidos com este método de investigação são geralmente lógicos, estatísticos e imparciais. A recolha de dados neste tipo de investigação é obtida através de um método estruturado e é efectuada em grandes amostras representativas de uma população.
Características da investigação quantitativa
Recolha de dados exacta e fiável: Uma vez que os dados são recolhidos, analisados e apresentados em números, os resultados obtidos serão extremamente fiáveis.
A realidade é que os números não mentem. Os números apresentam sempre uma imagem honesta de uma investigação realizada sem discrepâncias e vale também a pena mencionar que são extremamente exactos. Nas situações em que o investigador prevê um conflito, é muito comum realizar uma investigação quantitativa.
Recolha rápida de dados: A rapidez é outra caraterística da investigação quantitativa. A investigação quantitativa é normalmente realizada com um grupo que representa uma população.
Um inquérito ou qualquer outro método de investigação quantitativa aplicado aos participantes é geralmente bastante simples e consome menos tempo. Sabe mais sobre o diferença entre métodos quantitativos e qualitativos.
Âmbito mais alargado da análise de dados: Outra caraterística da investigação quantitativa é que tem a vantagem de proporcionar um âmbito alargado de recolha de dados.
Elimina os preconceitos: Este método de investigação não dá margem para comentários pessoais ou preconceitos nos resultados. Os resultados obtidos com este tipo de investigação são numéricos e, por conseguinte, justos na maioria dos casos.
Conhece as melhores técnicas de investigação quantitativa
Tipos de investigação quantitativa
Os tipos de investigação quantitativa são classificados de acordo com as fontes de recolha de dados. Como já foi referido, este método de investigação é altamente numérico e os resultados apresentam-se sob a forma de “dados”.
Através da utilização da análise estatística, os investigadores efectuam uma análise de dados
Por esta razão, a investigação quantitativa está intimamente relacionada com a estatística.
– Investigação quantitativa através de inquéritos:
Os inquéritos são um método de investigação quantitativa utilizado para fazer perguntas a uma amostra de participantes através de correio eletrónico, redes sociais ou incorporando-as numa página Web.
Todas as pequenas e grandes organizações pretendem perceber o que os seus clientes pensam sobre os seus produtos e serviços, até que ponto as características que acrescentam aos seus produtos ou serviços são boas para o mercado, entre outros pormenores.
Ao realizar um inquérito, uma organização pode colocar várias questões, recolher dados de um grupo de clientes e analisar os dados recolhidos para obter resultados numéricos. Este é o primeiro passo para a recolha de dados em qualquer investigação.
– Pesquisa correlacional:
A comparação entre duas entidades é invariante. A investigação de correlação é realizada para estabelecer uma relação entre duas entidades estreitamente ligadas e para ver como uma afecta a outra e que alterações são observadas.
A investigação correlacional é realizada para valorizar as relações naturais e é necessário um mínimo de dois grupos diferentes para realizar com êxito este tipo de investigação quantitativa. Sem assumir aspectos diferentes, deve ser estabelecida uma relação entre dois grupos ou entidades.
– Investigação experimental:
A investigação experimental, como o nome indica, baseia-se geralmente numa ou mais teorias. Por exemplo, uma teoria não comprovada é apenas uma suposição. Na investigação experimental, é efectuada uma análise para provar ou refutar uma teoria. Este método de investigação é utilizado sobretudo na investigação em ciências naturais.
– Marketing quantitativo
A utilização de métodos numéricos para obter o feedback dos clientes é designada por marketing quantitativo. O principal método de marketing quantitativo é a aplicação de inquéritos. Os dados recebidos destes inquéritos podem ser utilizados por uma equipa orientada para o cliente, graças aos quais a equipa pode implementar métodos de correção para que os problemas enfrentados pelo cliente possam ser minimizados e para que uma organização em geral se possa concentrar em melhorar os níveis de satisfação do cliente.
Fazer as perguntas certas, no formato certo e ao público certo, é uma parte importante do marketing quantitativo. Para obter resultados fiáveis, os inquéritos devem ser realizados com uma grande amostra de uma população. Isto também tende a ajudar a evitar enviesamentos nos resultados.
Não te esqueças que o QuestionPro dispõe de uma série de ferramentas que serão muito úteis para o teu próximo projeto de investigação. Podes começar por criar uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos ou pedir uma demonstração para saberes mais sobre as nossas licenças e produtos.