
A amostragem por conglomeradosé uma técnica em que são identificados e incluídos na amostra grupos de participantes representativos da população.
O principal objetivo da amostragem por conglomerados pode ser especificado como a redução dos custos e o aumento dos níveis de eficiência da amostragem. Esta técnica específica também pode ser aplicada em conjunto com a amostragem em várias fases.
Uma diferença importante em relação à amostragem estratificada tem a ver com o facto de, na amostragem por conglomerados, um grupo ser entendido como uma unidade de amostragem, enquanto na amostragem estratificada apenas elementos específicos dos estratos são aceites como unidade de amostragem.
Por conseguinte, na amostragem por conglomerados, uma lista completa de conglomerados representa a base de amostragem. Em seguida, alguns agrupamentos são selecionados aleatoriamente como fonte de dados primários.
A amostragem por área ou geográfica pode ser especificada como a versão mais popular da amostragem por conglomerados. Especificamente, uma área específica pode ser dividida em grupos e os dados primários podem ser recolhidos em cada grupo para representar o ponto de vista de toda a área.
A natureza da análise de clusters depende do tamanho comparativo dos clusters separadamente. Se não existirem grandes diferenças entre as dimensões dos clusters, a análise pode ser efectuada combinando os clusters. Em alternativa, se existirem grandes diferenças nas dimensões dos agregados, pode ser aplicada uma probabilidade proporcional à dimensão da amostra para efetuar a análise.
Conhece também as caraterísticas de uma análise de clusters.
Exemplo de amostragem por conglomerados
Imagina que queres avaliar quanto é que os consumidores gastam em vários tipos de transporte na Cidade do México. Uma vez que Londres é uma área grande, precisas de fazer uma amostragem de apenas 3 das 16 delegações da cidade.
A aplicação desta amostragem é feita em três fases:
- Seleciona um agrupamento de clusters como base de amostragem. No exemplo acima, as 16 delegações representam a base de amostragem para o estudo.
- Marca cada agrupamento ou grupo com um número único. Podemos facilmente numerar cada delegação de 1 a 16.
- Escolhe uma amostra por conglomerado aplicando a amostragem probabilística. Utiliza a amostragem sistemática (ou qualquer outra amostra probabilística), podemos escolher 3 das 16 delegações. Os agregados familiares que residem nas 3 delegações representarão a amostra do estudo.
Vantagens da amostragem por conglomerados
Estas são algumas das vantagens de selecionar uma amostra por grupos, também conhecida como amostragem por grupos:
- É a conceção probabilística mais rentável e eficiente em termos de tempo para grandes áreas geográficas.
- Este método é fácil de utilizar de um ponto de vista prático.
- Podem ser utilizadas amostras maiores devido ao nível de acessibilidade dos membros do grupo de amostragem.
Desvantagens
- Necessita de informações sobre o grupo.
- Normalmente, tem uma taxa de erro de amostragem mais elevada do que outras técnicas. Convido-te a ler: Margem de erro – o que é e como é calculada?
- A amostragem por conglomerados pode não refletir a diversidade da base de amostragem.
Agora já tens informações que te ajudarão a obter a amostra certa para a tua investigação. Se vais fazer investigação social, vê estas outras tipos de amostragem.