
Para responder às questões de investigação, nem sempre é necessário recolher dados através de investigação qualitativa ou quantitativa. Certas questões podem ser estudadas utilizando informações existentes e dados já recolhidos por outros. Neste artigo, vamos aprender mais sobre as caraterísticas da investigação documental e as suas vantagens e desvantagens.
Graças a uma metodologia precisa, a pesquisa documental permite ao estudante ou ao investigador desenvolver os seus conhecimentos sobre o tema que estuda.
Ao dar origem a novas hipóteses de trabalho, a pesquisa bibliográfica permite realizar um estudo empírico eficaz para obter os resultados desejados.
O que é a investigação documental?
A pesquisa documental é definida como uma investigação efectuada com base em documentos oficiais ou pessoais como fonte de informação.
Os documentos podem incluir o seguinte:
- Jornais
- Diários
- Mapas
- Brochuras
- Diretórios
- Tintas
- Publicações estatísticas governamentais
- As gravações áudio
- Fotografias
- Ficheiros informáticos
- Fitas
Alguns destes exemplos podem não se enquadrar no conceito tradicional de “documento”, mas como contêm informação, podem ser utilizados para investigação documental.
A investigação documental é frequentemente efectuada por cientistas sociais. Realiza-se principalmente para avaliar vários documentos no interesse do valor social ou histórico. Por vezes, os investigadores também realizam investigação documental para estudar vários documentos sobre acontecimentos ou pessoas.
A investigação documental é semelhante à análise de conteúdoA investigação é um estudo da informação existente registada nos meios de comunicação social, textos e objectos físicos. Neste caso, não é necessária a recolha de dados de indivíduos para realizar a investigação. Por conseguinte, este é um excelente exemplo de investigação secundária.
Outra caraterística da investigação documental é que a qualidade dos documentos deve ser tida em conta quando os utilizamos como prova de relações e significados sociais.
Tem em atenção que, ao contrário dos inquéritos e das entrevistas de investigação, os documentos são originalmente publicados/gerados sem ter em conta o objetivo da investigação. É uma boa prática comparar os documentos com outros documentos semelhantes antes de tomar uma decisão.
Caraterísticas da investigação documental
Nestes exemplos, poderás ver como a investigação documental é aplicada na vida real:
Embora a investigação documental não seja muito utilizada atualmente, é o método de investigação utilizado para realizar estudos de investigação social. investigação social.
Por exemplo, Karl Marx e Émile Durkheim utilizaram amplamente a pesquisa documental para as suas investigações.
Karl Marx utilizou documentos sobre o emprego de crianças nas fábricas, leis sobre o milho, leis bancárias e relatórios de recenseamento do País de Gales e de Inglaterra, para citar alguns.
Durkheim, um dos fundadores da sociologia, escreveu um livro sobre o suicídio que é reconhecido como o primeiro exemplo moderno de uma utilização organizada e coerente de documentos para a investigação social.
Pesquisa documental para a investigação arquivística
O domínio da sociologia tem uma longa tradição popular de investigação documental. Muitos historiadores referem-se a documentos primários e baseiam-se neles para a sua investigação.
Os historiadores dão mais importância aos documentos históricos durante a investigação. É claro que, à medida que evoluímos, os documentos virtuais, como os e-mails, desempenharão um papel importante nas actividades de investigação realizadas por estes investigadores.
Pesquisa documental para interpretação estética
A investigação documental não se limita apenas ao texto. Imagens, pinturas, vídeos, ficheiros áudio, monumentos são também utilizados para realizar a investigação.
Os investigadores documentais utilizam estes instrumentos, para além dos textos, no estudo das ciências sociais. A utilização destes instrumentos aumenta a autenticidade da investigação textual, ou pode muito bem apontar desvios nos resultados. Este desvio sugere aos investigadores que façam mais pesquisas para chegarem a conclusões exactas.
Metodologia de investigação documental
Uma outra caraterística da investigação documental é que, se for bem conduzida, pode ajudar a desenvolver uma hipótese ou a provar ou refutar uma hipótese existente. Isto depende, evidentemente, da metodologia aplicada e da profundidade da investigação efectuada.
O investigador deve realizar a sua própria investigação secundária para analisar o conteúdo antes de o extrair. Os dados devem ser tratados de forma científica.
Segue esta abordagem em 4 passos para controlar a qualidade do conteúdo:
- Autenticidade dos documentos
- Credibilidade dos documentos
- Representatividade dos documentos
- Significado derivado de documentos
Vamos analisar cada um destes pontos.
A autenticidade dos documentos
A autenticidade implica saber se a fonte do documento é fiável, se as provas são genuínas, se as intenções são sinceras e quais foram os compromissos assumidos para criar o documento. A autenticidade da fonte é o principal critério da investigação documental.
A credibilidade dos documentos
A credibilidade refere-se às componentes subjectivas e objectivas que levam alguém a acreditar na fonte de informação e se os dados estão isentos de distorções e erros. A informação deve ser fiável e deve ter um certo nível de especialização.
Representatividade dos documentos
A representatividade refere-se ao facto de o documento representar uma coleção mais ampla do ponto de dados e ser uma agregação do tópico em estudo.
No entanto, com o passar do tempo, os documentos vão-se distorcendo devido à inclusão de novos factores, pelo que é necessário verificar se são representativos.
O significado que retira dos documentos
Significa se as conclusões são suficientemente compreensíveis e claras para serem consideradas provas. O objetivo da análise de documentos é compreender o seu significado. Os investigadores têm de descobrir se o documento se enquadra ou não no contexto histórico.
Vantagens da investigação documental
Seguem-se algumas outras caraterísticas da investigação documental que favorecem a escolha deste tipo de investigação:
Dados facilmente disponíveisOs dados estão disponíveis numa variedade de fontes. Só tens de saber onde procurar e como os utilizar. Os dados estão disponíveis em diferentes formas, e o seu aproveitamento é o verdadeiro desafio.
Barato e económicoOs dados para a investigação já foram recolhidos e publicados na imprensa ou noutras formas. O investigador não tem de despender dinheiro e tempo para obter conhecimentos sobre estudos de mercado e recolher os dados. Necessita de procurar e compilar os dados disponíveis de diferentes fontes.
Poupa tempo: A realização de estudos de mercado é um processo moroso. As respostas não serão tão rápidas como se espera e a recolha de respostas completas exige muito tempo. Se tiveres todos os documentos de referência (ou souberes onde os encontrar), a pesquisa é relativamente rápida.
Sem preconceitosA recolha de dados primários tende a ser tendenciosa. Este enviesamento depende de muitos factores, tais como a idade dos inquiridos, o tempo que passam no inquérito, a sua mentalidade quando respondem ao inquérito, o seu sexo, os seus sentimentos em relação a determinadas ideias, para citar alguns. A lista é interminável no que diz respeito ao enviesamento dos inquéritos.
A presença do investigador não é necessária durante a recolha de dados recolha de dados O investigador não precisa de estar presente durante a recolha de dados. É praticamente impossível para o investigador estar presente em todos os pontos da fonte de dados, especialmente tendo em conta as várias fontes de dados.
Útil para cenários Utiliza dados históricos para fazer inferências sobre acontecimentos actuais ou futuros. Tira conclusões a partir da experiência de acontecimentos passados e dos dados disponíveis sobre os mesmos.
Desvantagens da investigação documental
Apresentamos de seguida as desvantagens do método de investigação documental:
Dados limitados Os dados nem sempre estão disponíveis, especialmente quando precisas de verificar uma teoria ou reforçar o teu argumento com base em diferentes formas de dados.
Imprecisões Uma vez que os dados são históricos e publicados, não há praticamente nenhuma forma de determinar se os dados são exactos ou não.
Documentos incompletos Muitas vezes, os documentos podem estar incompletos e não há forma de saber se existem documentos adicionais a consultar sobre o assunto.
Dados fora de contexto Os dados a que o investigador se refere podem estar fora de contexto e podem não estar de acordo com o conceito que o investigador está a tentar estudar. Isto acontece porque, ao criar os dados originais, não se pensa no objetivo da investigação. Muitas vezes, os investigadores têm de se contentar com os dados que têm à mão.
Estas são algumas das caraterísticas da investigação documental que te ajudarão a decidir se este é o tipo de investigação que deves realizar.
Mas se quiseres recolher as tuas informações através de outro método de recolha de dados, como os inquéritos em linhanão hesites em contactar-nos. Podes até recolher documentos dos teus inquiridos utilizando a pergunta de carregamento de ficheiros.