Uma investigação é composta por várias etapas que permitem alcançar o resultado desejado, dentro desta metodologia há um elemento que é de importância vital para a própria investigação, que é determinar o tamanho de uma amostra da população.
O que é uma amostra populacional?
Uma amostra de população é um conjunto de elementos que representam o universo total, ou seja, são uma fração do número total de indivíduos a avaliar.
Estabelecer a dimensão da amostra é um processo importante em toda a investigação, pois permitirá realizar um estudo viável e credível, sempre limitado pelos objectivos do estudo e pelas diferentes caraterísticas de cada população.
Determinar a dimensão de uma amostra permite poupar recursos financeiros e humanos, bem como reduzir consideravelmente o tempo necessário para realizar a investigação que estás a realizar, que pode ser de qualquer tipo, como estudos de opinião ou estudos de mercado.
Como determinar o tamanho da amostra da população?
Existem várias formas de obter o tamanho de uma amostra em função dos dados disponíveis, por exemplo, no caso de se ter o número de pessoas a estudar (por exemplo, o número de habitantes de uma cidade X), diz-se que temos um universo finito, nesta ocasião vamos tratar deste tipo de universos e de como obter o tamanho ideal de uma amostra, para isso utilizamos a seguinte fórmula proposta por Murray e Larry (2005):
Onde:
n = é a dimensão da amostra da população a obter.
N = é o tamanho da população total.
σ = representa o desvio padrão da população. No caso de não o conheceres, é comum utilizares um valor constante que é 0,5
Z = é o valor obtido através dos níveis de confiança. O seu valor é uma constante, existindo normalmente dois valores consoante o grau de confiança pretendido, sendo 99% o valor mais elevado (este valor equivale a 2,58) e 95% (1,96) o valor mínimo aceite para considerar a investigação como fiável.
e = representa o limite aceitável do erro de amostragem, que varia geralmente entre 1% (0,01) e 9% (0,09), sendo 5% (0,5) o valor padrão utilizado na investigação.
Uma vez estabelecidos os valores adequados, substitui-se os valores e aplica-se a fórmula para obter a dimensão da amostra da população correspondente ao universo finito determinado.
Uma vez efectuado o processo matemático, obtém-se a amostra, que, como foi referido no início, nos ajudará a realizar uma investigação válida e completa.