Trabalhar com uma amostra de grandes dimensões não é uma tarefa fácil e, por vezes, pode ser um desafio encontrar um quadro que seja realista e satisfaça as nossas necessidades. Hoje vamos aprender a realizar uma amostragem aleatória simples para que possas decidir se este método é útil para a tua próxima investigação.
O que é a amostragem aleatória simples?
A amostragem aleatória simples é um subconjunto de uma amostra escolhida de uma população maior. Cada indivíduo é escolhido ao acaso e por mero acaso. Neste tipo de amostragem, cada indivíduo tem a mesma probabilidade de ser escolhido em qualquer fase do processo.
Vale a pena referir que é diferente da amostragem sistemática. Uma amostra aleatória simples é uma técnica de amostragem justa.
A amostragem aleatória simples é um tipo muito básico de método de amostragem e pode facilmente ser um componente de um método de amostragem mais complexo. A principal caraterística deste método de amostragem é o facto de cada amostra ter a mesma probabilidade de ser escolhida.
O tamanho da amostra neste método de amostragem deve, idealmente, ser superior a algumas centenas de indivíduos para poder ser corretamente aplicado. Por vezes, argumenta-se que este método é teoricamente simples de compreender, mas difícil de aplicar na prática.
Queres saber como fazer uma amostragem aleatória simples? Segue estes passos!
1.- Prepara uma lista de todos os membros da população e depois marca cada membro com um número específico.Marca cada membro da população com um número específico.
2 – A partir desta população, as amostras aleatórias são escolhidas de duas maneiras: tabelas de números e com um software gerador de números aleatórios. Recomenda-se (e (geralmente preferido pelos investigadores) software gerador de números aleatórios, uma vez que os números de amostra são gerados sem interferência humana.
Queres saber como realizar uma amostragem aleatória não enviesada? Existem duas abordagens ou métodos que minimizam este ponto:
Método de lotaria:
O método da lotaria é um dos métodos mais antigos e é, sem dúvida, um exemplo claro do mecanismo de amostragem aleatória simples. Neste método, cada membro da população deve ser numerado sistematicamente e, em seguida, cada número é escrito numa folha de papel separada. Estes pedaços de papel são misturados e colocados numa caixa, de onde são retirados os números ao acaso.
Utilização de números aleatórios
O método de utilização de números aleatórios é um método alternativo que também envolve a numeração da população. Neste método, utiliza uma tabela semelhante à da imagem abaixo para aplicar a técnica:
Fórmula de amostragem aleatória simples
Exemplo: considera que tens um hospital com 1000 funcionários e que tens de atribuir 100 pessoas ao turno da noite. Todos os nomes são colocados em pedaços de papel e depois misturados numa caixa ou num balde para serem seleccionados ao acaso. Todos os participantes têm a mesma probabilidade de serem seleccionados e, dado que conhecemos a dimensão da população (N) e a dimensão da amostra (n), o cálculo é o seguinte
P=1- N-1/N.N-2/N-1….N-n/N-(n-1)
Eliminação=1-N-n-n/N
=n/N
=100/1000
=10%
Exemplo de amostragem aleatória simples
Uma organização tem 500 trabalhadores. E o que queremos é obter uma lista de 100 desses indivíduos.
Passo 1: Faz uma lista de todos os empregados que trabalham para a organização (como já foi referido, há 500 empregados na organização, pelo que a lista deve conter 500 nomes).
Passo 2: Atribui um número sequencial a cada um dos 500 trabalhadores (1, 2, 3 … n). Esta é a tua base de amostragem (a lista da qual será retirada a amostra aleatória simples).
Passo 3: Define o tamanho da tua amostra (neste caso, é 100).
Passo 4: Utiliza um gerador de números aleatórios para selecionar a amostra, utilizando a base de amostragem (dimensão da população) do passo 2 e a dimensão da amostra do passo 3. Por exemplo, se o tamanho da tua amostra é 100 e a tua população é 500, o que tens de fazer é gerar 100 números entre 1 e 500.
Amostragem aleatória simples para um inquérito
Agora que já sabes como fazer uma amostragem aleatória simples, é altura de a realizar. Hoje em dia, os projectos de estudos de mercado são muito maiores e, por vezes, envolvem a investigação de um número indefinido de itens.
Se, enquanto investigador, quiseres poupar tempo e dinheiro, a amostragem aleatória simples é um dos melhores métodos de amostragem probabilística. amostragem probabilística que podes usar. Este método é, sem dúvida, o mais cómodo e prático.
A utilização de um recenseamento ou de uma amostra depende de vários factores, como o tipo de recenseamento, o grau de homogeneidade / heterogeneidade, os custos, o tempo, a viabilidade do inquérito, o grau de precisão necessário, etc.
Vantagens da amostragem aleatória simples
1.- Este é um método de amostragem justo e, se for corretamente aplicado, ajuda a reduzir qualquer enviesamento envolvido na amostragem, em comparação com qualquer outro método de amostragem. reduz qualquer enviesamento envolvido na amostragem em comparação com qualquer outro método de amostragem. métodos de amostragem.
Uma vez que envolve uma grande base de amostragem, é geralmente fácil selecionar uma amostra de menor dimensão de uma população maior.
3.- Não é necessário que o investigador tenha um conhecimento prévio do dados a recolher. Podes simplesmente fazer uma pergunta para recolher as informações necessárias. A realidade é que, neste caso, não precisas de ser um especialista no tema.
Este método de amostragem é um método básico de recolha de dados. Não é exige conhecimentos técnicos especializados.
Dado que a dimensão da população é grande neste tipo de método de amostragem, não não há restrições quanto à dimensão da amostra. De uma população Uma amostra maior pode ser facilmente obtida a partir de uma amostra mais pequena.
Os dados recolhidos através deste método de amostragem são geralmente bons.
Desvantagens da amostragem aleatória simples
1.- É um método de amostragem que pode ser mais dispendioso do que outros métodos de amostragem, uma vez que requer uma lista completa de todos os potenciais inquiridos. requer uma lista completa de todos os potenciais inquiridos.
2.- Este método de amostragem não é adequado para estudos que envolvam entrevistas presenciais, uma vez que abrangem grandes áreas geográficas com limitações de custos e de tempo. Este método de amostragem não é adequado para estudos que envolvam entrevistas presenciais, uma vez que abrangem grandes áreas geográficas com limitações em termos de custos e de tempo.
3.- Um tamanho de amostra demasiado grande pode tornar-se problemático, uma vez que que cada membro da população tem a mesma hipótese de ser selecionado. A uma população maior significa um quadro de amostragem maior e, muitas vezes, pode ser difícil gerir uma população maior. pode muitas vezes ser difícil gerir uma população.
4.- A qualidade dos dados depende do investigador e da sua perspetiva. Se o investigador Se tiveres experiência, é possível que a qualidade dos dados recolhidos seja elevada. qualidade superior. No entanto, se o investigador for inexperiente, os dados recolhidos serão pode não estar à altura da tarefa.
Depois de aprenderes a fazer uma amostragem aleatória simples, será este o método de que realmente precisas?