Os inquéritos sobre hábitos alimentares e nutrição são realizados para que o médico obtenha informações sobre o consumo alimentar diário e a atividade física do paciente, com o objetivo de elaborar um plano de saúde adaptado às suas necessidades.
Ao aplicar inquéritos nutricionais é possível descobrir quais os factores que influenciam os hábitos alimentares das pessoas e encontrar métodos que os possam corrigir de forma a criar uma mudança de estilo de vida saudável.
Tipos de hábitos alimentares e inquéritos nutricionais
Os diferentes tipos de inquéritos sobre os hábitos alimentares e nutricionais são os seguintes
-
Inquérito aos hábitos alimentares e nutricionais dos adultos
Este tipo de inquérito é efectuado com o objetivo de conhecer os hábitos alimentares dos idosos.
Com esta ferramenta, é possível saber que tipos de alimentos consomem, se fazem algum tipo de exercício e que mudanças podem melhorar o seu estilo de vida e saúde.
2. Inquérito aos hábitos alimentares e nutricionais dos estudantes
O inquérito sobre os hábitos alimentares e nutricionais dos estudantes é realizado com o objetivo de avaliar o seu estilo de alimentação e as suas actividades físicas, por exemplo, dentro e fora da instituição de ensino.
Os resultados destes inquéritos permitem a criação de programas escolares que promovem uma alimentação adequada dentro da instituição e em casa.
3. Inquérito sobre os hábitos alimentares e nutricionais das crianças e adolescentes
Ao aplicar este tipo de inquérito às crianças inquéritos para crianças é possível saber se elas estão a comer os alimentos certos e a fazer as actividades físicas necessárias para apoiar o seu desenvolvimento, bem como a sua saúde física e emocional.
Esta fase é extremamente importante para o seu crescimento e, muitas vezes, depara-se com situações ou problemas nutricionais que o podem afetar.
Um programa de alimentação correto permite prevenir os riscos e favorecer os hábitos.
Porquê aplicar um inquérito sobre hábitos alimentares e nutricionais?
Os inquéritos nutricionais podem ser aplicados em diferentes situações, tais como as seguintes:
Realização de estudos de saúde em comunidades isoladas: Com os inquéritos sobre hábitos alimentares e saúde, os médicos ou investigadores podem visitar comunidades remotas e conhecer os seus hábitos alimentares e, posteriormente, ajudá-las a tirar partido dos seus recursos para manter uma dieta saudável.
Uma ferramenta adequada para este processo é a utilização de uma aplicação de inquérito offline offline, uma vez que permite preencher o questionário sem necessidade de estar ligado à Internet e, posteriormente, descarregar a informação recolhida durante o processo.
Prevenção de doenças: Este tipo de inquérito permite recolher informações sobre doenças específicas dos pacientes e criar um plano adequado para o seu bem-estar.Os pacientes com doenças crónicas necessitam de um plano alimentar específico, pelo que conhecer os seus hábitos permite-te criar um programa de acordo com a sua condição.
Criar programas que promovam uma alimentação saudável: Muitos países latino-americanos ocupam os primeiros lugares do mundo em termos de excesso de peso, pelo que, com inquéritos sobre hábitos alimentares e nutrição, podem ser criados programas que promovam hábitos positivos e melhorem a saúde das pessoas.
Conselhos para a realização de um inquérito sobre os hábitos alimentares e nutricionais
Se estás prestes a realizar um inquérito sobre hábitos alimentares e nutrição, temos algumas dicas para ti:
- Mantém os dados privados: Quando os pacientes sabem que as suas informações não serão divulgadas, sentem-se mais confiantes para responder com sinceridade e, assim, fornecer as informações de que precisas para a tua investigação.
- Utiliza a ferramenta adequada para a recolha de dados: Com o software de inquéritos correto, é possível criar inquéritos e recolher informações facilmente.
Os pacientes podem responder ao questionário a partir de qualquer dispositivo móvel, independentemente de terem ou não uma ligação à Internet. - Faz as perguntas certas: Evita perguntas técnicas ou perguntas que possam ser mal interpretadas pelos doentes.
Isto evitará o abandono do inquérito.
Exemplos de perguntas para um inquérito sobre hábitos alimentares e nutrição
Algumas perguntas que podes acrescentar ao teu inquérito sobre hábitos alimentares e nutrição são as seguintes
- Achas que existe uma relação entre saúde e nutrição?
- Quem compra os alimentos no teu agregado familiar?
- Quem prepara a comida em tua casa?
- Quantas vezes comes por dia?
- Quantas vezes comes fora durante a semana?
- Em que alimentos baseias o teu pequeno-almoço?
- Que alimentos incluis regularmente no teu almoço?
- O que gostas de comer ao jantar?
- Quais são os teus frutos e legumes preferidos?
O inquérito sobre hábitos alimentares e nutrição permite-te conhecer o tipo de alimentos que as pessoas consomem e as actividades físicas que praticam, a fim de criar programas que promovam a sua saúde.
Se estiveres interessado em saber como realizar um inquérito sobre hábitos alimentares e nutricionais, contacta-nos.
Entraremos em contacto contigo de imediato!