A amostragem probabilística é um método de amostragem (amostragem refere-se ao estudo ou análise de pequenos grupos de uma população) que utiliza formas de métodos de seleção aleatória.
O requisito mais importante da amostragem probabilística é que todos os elementos de uma população tenham a mesma possibilidade de serem seleccionados.
Por exemplo, se tiveres uma população de 100 pessoas, cada pessoa terá uma hipótese de 1 em 100 de ser selecionada. O método de amostragem probabilística oferece-te a melhor oportunidade de criar uma amostra representativa da população.
Este método utiliza a teoria estatística para selecionar aleatoriamente um pequeno grupo de pessoas (amostra) de uma grande população existente e, em seguida, prevê que todas as respostas em conjunto corresponderão à população total.
Por exemplo, é virtualmente impossível enviar um inquérito a todas as pessoas de um país inteiro para recolher informações, mas o que podes fazer é utilizar o método de amostragem probabilística para obter dados que podem ser muito bons (mesmo que sejam retirados de uma população mais pequena).
Tipos de amostragem probabilística
A amostragem aleatória simples, como o nome sugere, é um método completamente aleatório utilizado para selecionar uma amostra. Este método de amostragem é tão simples como atribuir números a indivíduos (amostra) e depois escolher aleatoriamente números de entre os números através de um processo automatizado. Finalmente, os números escolhidos são os membros incluídos na amostra.
Há duas formas de selecionar as amostras: através de um sistema de lotaria e utilizando um software de geração de números aleatórios. Esta técnica de amostragem funciona geralmente em grandes populações e tem vantagens e desvantagens.
Amostragem estratificada: é um método em que uma grande população é dividida em dois grupos mais pequenos, que geralmente não se sobrepõem, mas que representam toda a população no seu conjunto.
Durante a amostragem, estes grupos podem ser organizados e, em seguida, cada grupo pode ser amostrado separadamente.
Uma caraterística comum deste tipo de método é organizar ou classificar as amostras por sexo, idade, etnia, etc. Este método divide os sujeitos em grupos mutuamente exclusivos e depois utiliza uma amostragem aleatória simples para selecionar os membros dos grupos.
Os membros de cada um destes grupos têm de ser diferentes para que todos os membros de todos os grupos tenham a mesma hipótese de serem seleccionados utilizando a probabilidade simples.
Amostragem por conglomerados: é um método que selecciona aleatoriamente os participantes quando estes se encontram geograficamente dispersos.
Por exemplo, se tivermos 1000 participantes de toda a população do México, vamos assumir que provavelmente não é possível obter uma lista completa de todos eles. Em vez disso, o que o investigador faz é selecionar aleatoriamente áreas (ou seja, cidades, comunidades, etc.) e selecionar aleatoriamente dentro desses limites.
A amostragem por conglomerados analisa geralmente uma determinada população em que a amostra é constituída por vários elementos, por exemplo, cidade, família, universidade, etc. Os clusters são basicamente seleccionados dividindo a população maior em várias secções mais pequenas.
Amostragem sistemática: O objetivo é escolher cada “enésima” pessoa para fazer parte da amostra. Por exemplo, podes optar por fazer com que cada quinta pessoa faça parte da amostra ou cada décima pessoa faça parte da amostra.
A amostragem sistemática é uma aplicação alargada da própria técnica da probabilidade em que cada membro de um grupo é selecionado em períodos regulares para formar uma amostra. Quando este método de amostragem é utilizado, existe uma oportunidade igual para cada membro de uma população ser selecionado.
Quais são os passos para efetuar uma amostragem probabilística?
1.- Escolhe cuidadosamente a tua população de interesse: pensa bem e escolhe entre as população da forma correcta. Pessoas que achas que têm opiniões que devem ser são os que tens de incluir na tua amostra.
2.- Determinar um quadro de amostragem adequado: o teu quadro deve incluir uma amostra do teu população de interesse e ninguém do estrangeiro. Isto é importante se quiseres recolher dados que são precisas e funcionam para ti.
3) Selecionar a amostra e iniciar o inquérito: por vezes, pode ser difícil encontrar a amostra certa. amostra correcta e determina a base de amostragem adequada. Mesmo quando todos os se os factores estão a nosso favor, muitas vezes podem surgir problemas imprevistos, como o fator custo, a qualidade dos inquiridos e a rapidez da sua resposta. o fator custo, a qualidade dos inquiridos e a rapidez da sua resposta.
Obter uma amostra para responder a um inquérito probabilístico verdadeiro pode ser difícil, mas não impossível. É difícil, mas não impossível.
Na maioria dos casos, a utilização da técnica de amostragem probabilística poupar-te-á tempo, dinheiro e muita frustração. Provavelmente, não podes enviar inquéritos a toda a gente, mas podes sempre dar a todos a oportunidade de participar, que é o objetivo da amostragem probabilística.
Quando deves utilizar a amostragem probabilística?
1.- Quando o enviesamento da amostragem tem de ser reduzido: este método de amostragem é normalmente utilizado quando o enviesamento da amostragem tem de ser minimizado. Este método de amostragem é geralmente utilizado quando o enviesamento tem de ser minimizado.
A seleção da amostra determina em grande medida a qualidade da investigação. E o a forma como os investigadores seleccionam a sua amostra determina a qualidade dos seus resultados. conclusões.
A amostragem probabilística proporciona um elevado grau de qualidade nas conclusões do investigador. Isto porque investiga uma representação imparcial da população. população. Isto é particularmente importante para eliminar a parcialidade dos teus inquéritos.
Quando a população é diversificada: quando a dimensão da população é grande e diversificada, este método de amostragem é útil porque ajuda os investigadores a criar amostras que representam totalmente a população. representa plenamente a população.
Suponhamos que queremos saber quantas pessoas preferem o turismo médico a receber tratamento no seu próprio país, este método de amostragem pode ajudar-nos a Este método de amostragem pode ajudar o investigador a recolher amostras de vários estratos socioeconómicos o investigador a recolher amostras de vários estratos socioeconómicos, origens, etc. para representar a população em geral, para representar a população em geral.
Para criar uma amostra exacta: a amostragem probabilística ajuda os investigadores a para criar uma amostra exacta da sua população. Os investigadores podem utilizar este para criar um tamanho de amostra exato que os ajude a obter dados bem definidos. dados bem definidos.
Vantagens da amostragem probabilística
1.- É eficaz em termos de custos : este processo é eficaz em termos de custos e de tempo.
2 – É simples e fácil: a amostragem probabilística é um método fácil, uma vez que não implica uma processo complicado. É rápido e poupa tempo.
3.- Não técnico: este método de amostragem não requer quaisquer conhecimentos técnicos, uma vez que pela simplicidade com que pode ser feito. Este método não requer qualquer tipo de conhecimentos complexos e, felizmente, não é de todo longo.
Fórmula de amostragem de probabilidade
Existe um grande número de fórmulas para a amostragem probabilística, uma das mais comuns devido à sua simplicidade é a da amostragem estatística, no entanto, recomendamos-te que leias e investigues os vários métodos de amostragem mencionados acima.
Por fim, convidamos-te a continuar a aprender mais sobre o tema lendo o nosso guia sobre Amostragem não probabilística e a criar uma conta gratuita para o nosso software de inquéritos e descobrir todo o seu potencial.