Os resultados dos inquéritos aos trabalhadores podem ajudar numa série de iniciativas organizacionais. Independentemente do estado do mercado de trabalho, um dos principais objectivos da maioria das organizações é reduzir a rotação do pessoal.
É por isso que, na última atualização do produto QuestionPro Workforce, lançamos um recurso que facilita ainda mais a visualização de seus dados para descobrir como reter melhor seus funcionários. Queres saber como? Continua a ler!
Importância da redução da rotação do pessoal
Reduzir a rotação do pessoal é fundamental para qualquer organização por várias razões importantes:
- Custos financeiros: A rotatividade do pessoal implica custos de recrutamento, formação e perda de produtividade, o que tem um impacto negativo no orçamento da empresa.
- Continuidade operacional: A saída de funcionários-chave pode perturbar as operações diárias e afetar a capacidade da organização para atingir os seus objectivos.
- Impacto na cultura organizacional: A rotatividade frequente pode levar à desmotivação e desconfiança entre os trabalhadores, o que pode deteriorar a cultura de trabalho e afetar a moral da equipa.
- Perda de talento e de conhecimentos: cada trabalhador que parte leva consigo conhecimentos e competências únicas, que podem afetar a capacidade de inovação e adaptação da empresa.
- Impacto na reputação: Uma rotação elevada pode prejudicar a reputação de uma empresa, tanto entre os actuais trabalhadores como entre os potenciais candidatos, dificultando a atração e a retenção de talentos.
Como tirar partido dos dados dos inquéritos para reduzir a rotação do pessoal
Um dos primeiros passos na análise dos dados dos inquéritos é rever os resultados globais da empresa e ver onde é que se está a destacar como organização e onde há mais oportunidades de melhoria.
Sugerimos que perguntes “Qual é a probabilidade de ainda estares na {Insira o nome da tua empresa} daqui a 2 anos?” Podes ajustar o período de tempo ao que for mais adequado para ti. Consideramos que 2 anos é um bom período de tempo, porque estas são as pessoas que não se vêem na empresa a médio e longo prazo, mas ainda tens tempo para usar os dados para perceber porquê e fazer alterações na empresa ou na equipa para aumentar a probabilidade de ficares.
Na versão mais recente do QuestionPro Workforce, adicionamos a capacidade de nossos clientes filtrarem qualquer widget de análise e verem esses dados apenas para aqueles que responderam “discordo totalmente” ou “discordo” a essa pergunta. Também podes incluir aqueles que responderam “neutro” se quiseres uma definição mais ampla do grupo “em risco de rotatividade”.
Podes ver no painel de controlo, onde filtrámos apenas os que responderam “discordo totalmente” ou “discordo” à pergunta, enquanto o “Desenvolvimento das pessoas” continuou a ser a área com a satisfação mais baixa dos funcionários, uns impressionantes 45% dos funcionários com elevado risco de rotatividade estavam insatisfeitos com esta área, em comparação com apenas 8% dos funcionários em geral. Isto fornece mais um excelente ponto de dados sobre a importância de dar prioridade ao desenvolvimento profissional da empresa.
Também é útil adicionar este filtro a perguntas abertas e ver como este grupo específico respondeu. Na verdade, podes adicionar este filtro a qualquer pergunta. Aqui está um exemplo do eNPS. Podes ver que existe uma forte relação entre a probabilidade de permanecer na empresa e a probabilidade de a recomendar como empregador. Para as organizações em que o eNPS é um KPI importante, estes dados podem ser particularmente úteis.
Este é apenas um exemplo de como a capacidade de filtrar os resultados por uma pergunta de questionário pode ajudar-te a obter informações ainda mais detalhadas e a tomar medidas ainda mais eficazes.
Se quiseres saber mais sobre a forma como esta funcionalidade te pode ajudar a melhorar a tua estratégia de experiência dos empregados, ou se não fores um cliente atual e quiseres saber mais sobre o QuestionPro Workforce, não hesites em contactar-nos!