Sabes porque é que as comunidades virtuais são uma excelente opção para fazer investigação?
A cada dia que passa, as pessoas encontram diferentes formas e meios de interagir para partilhar mensagens, experiências (boas ou más) ou simplesmente para conhecer pessoas com caraterísticas semelhantes às nossas. E à medida que o tempo passa, a interação das pessoas através da tecnologia está a aumentar. Todos os dias nos tornamos digitais e as nossas relações são cada vez mais virtuais.
Neste sentido, as empresas e organizações, para poderem conhecer este tipo de interações que lhes permitem obter mais informações sobre as pessoas que tendem a consumir os seus produtos e/ou serviços, têm de se adaptar a estas novas tecnologias de uma forma que não seja invasiva e que permita aos seus consumidores oferecer-lhes as informações de que necessitam.
O que são comunidades virtuais?
De umaforma simples, uma comunidade virtual é um grupo de pessoas com objectivos comuns que utilizam a mesma forma de comunicação para interagir umas com as outras num ambiente em linha. Comunidade: A Royal Academy define-a como. “um conjunto ou congregação de pessoas que partilham caraterísticas comuns e que vivem juntas sob certas constituições e regras”.
Virtual: A RAE define-o como. “Que tem a virtude de produzir um efeito, embora não o produza no presente, muitas vezes por oposição a efetivo ou real”.
Existem também definições mais concretas de comunidade virtual. De acordo com a definição do sociólogo Howard Rheingold – especialista nas implicações culturais, sociais e políticas da comunicação moderna, como a Internet, a telefonia móvel e as comunidades virtuais, a quem se atribui a criação deste conceito – no seu livro A comunidade virtualAs comunidades virtuais são:
“agregações sociais que emergem da Net quando um número suficiente de pessoas se envolve em discussões públicas durante um período de tempo suficientemente longo, com significado humano suficiente para formar redes de relações pessoais no ciberespaço..
Vantagens das comunidades virtuais
Estas são algumas das vantagens das comunidades virtuais. Conhecê-las vai ajudar-te a decidir ter uma rede ativa disponível para te dar feedback em qualquer altura.
- As comunidades virtuais ajudam-te a partilhar informações, a responder às perguntas dos membros, a estabelecer contactos, etc.
- Uma comunidade de investigação virtual permite-te recolher informações utilizando ferramentas como inquéritos, sondagens, fóruns de discussão, grupos de discussão, entre outros.
- Uma vantagem importante é que a plataforma permite-te trocar informações a qualquer momento e de forma contínua. Podes aproveitar a oportunidade para testar um projeto ou um plano de negócios, testar um produto, fazer um teste online, etc…
- Através de uma comunidade em linha, podes identificar os principais defensores e promotores da tua marca promotores da marca.
- A investigação através de uma comunidade em linha pode ser qualitativa ou quantitativa.
- El presupuesto para hacer una investigación dentro de comunidades virtuales es menor. El presupuesto que se ahorra puede emplearse en generar nuevas estrategias para la marca.
Caraterísticas de uma comunidade virtual
Estas são algumas das caraterísticas que distinguem as comunidades virtuais, ou comunidades em linha e que te ajudarão a compreender como se desenvolvem as várias actividades que aí têm lugar:
Sentimento de pertençaTrata-se de ligação e reconhecimento de pertença a um grupo com os mesmos interesses. As interações que ocorrem criam uma identidade colectiva e um código cultural comum. A sua participação na comunidade gera um sentimento de união entre os membros e com a empresa.
Participação ativa: Os membros da comunidade virtual partilham as suas experiências e/ou comentários através das várias actividades publicadas pelo administrador.
Participação passivaTrata-se da procura de informações pelos participantes através da leitura de comentários ou de conversas nos fóruns, sem escreverem sobre as suas experiências.
Sentido de responsabilidadeOs membros das comunidades virtuais têm um sentido de compromisso moral para com a comunidade e as regras de conduta que são seguidas. Isto ajuda a integrar e a reter os membros.
Valores comunsÉ o conhecimento das normas, tradições, regras e convenções que o administrador estabelece com os membros da comunidade.
Tipos de comunidades virtuais
Em função do objetivo prosseguido com a criação de uma comunidade virtual, existem diferentes tipos de comunidades virtuais tipos de comunidades virtuais:
- Comunidades de redes sociais. Existen comunidades virtuales que no tienen un objetivo más que el de crear lazos sociales; para esto las redes sociales, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre otros, gestionan este tipo de interacciones.
- Blogues. Existen también comunidades con base al contenido escrito a través de artículos y blogs que permiten la interacción y retroalimentación de personas relacionadas con el tema. Algunas de las plataformas para crear un blog es WordPress.
- Diálogo entre múltiplos utilizadores (MUD). Las comunidades virtuales son sistemas y espacios virtuales que permiten a los usuarios navegar, interactuar, participar, conversar, jugar y aprender en tiempo real, creando comunidades. Ejemplo. El sistema de Chat en Clash Royale, un videojuego de estrategia.
- Comunidade virtual de investigação. QuestionPro cuenta con las herramientas necesarias para que puedas crear un panel o comunidad online y obtengas retroalimentación constante y comprometida de tus usuarios para realizar un estudio de investigación.
Aprende mais sobre as comunidades em linha neste vídeo:
Como utilizar uma comunidade em linha para fazer investigação
As comunidades virtuais são ideais para recolher informação eficaz. A plataforma permite-te utilizar diferentes ferramentas para recolher informações que te permitem tomar melhores decisões para a tua organização.
Eis algumas das actividades que podes realizar numa comunidade em linha e recolher os dados de que necessitas.
- SondagensSondagens: Com uma comunidade virtual é possível criar sondagens para recolher informações rápidas sobre um tópico de forma rápida.
- Inquéritos em linhaAs comunidades virtuais permitem-te realizar inquéritos que podes partilhar facilmente entre os participantes, visualizar os dados em tempo real e obter informações incríveis.Ao contrário das sondagens, podes criar diferentes tipos de perguntas que te permitem aprofundar as respostas dos participantes e obter os detalhes de que precisas. A melhor parte é que os participantes estão envolvidos na investigação, pelo que estão dispostos a dar as suas respostas quando lhes é pedido.
- Fóruns de discussão: Um fórum de discussão é uma das ferramentas mais úteis numa comunidade virtual, uma vez que permite a participação de todos os membros do painel.Através desta ferramenta, é possível colocar uma questão geral, onde os membros podem partilhar os seus comentários e opiniões e incentivar a interação entre eles.
- Grupo de discussão online: Esta ferramenta permite-te recrutar um grupo de membros da comunidade em linha para discutir um tópico específico virtualmente e em tempo real.
- Programa de recompensas: Através de uma comunidade virtual, podes incentivar a participação dos membros e oferecer uma recompensa pela sua participação em várias actividades de investigação, por exemplo, participando num debate ou num teste de um produto.
Lembra-te que as empresas oferecem recompensas em função do orçamento que têm disponível, que podem ser cartões de oferta, produtos gratuitos, dinheiro, etc.
Exemplos de comunidades virtuais
– Comunidades de marca
A comunidade de marca é utilizada para as organizações realizarem pesquisas com os seus clientes e embaixadores, a fim de obterem uma elevada taxa de resposta.
Este tipo de comunidades virtuais permite a realização de estudos de avaliação da marca, a avaliação das reclamações e a implementação de um plano de soluções imediatas, para que os maus comentários não sejam expostos nas redes sociais e os clientes se sintam ouvidos e valorizados.
Entre os exemplos mais notáveis que temos deste tipo de comunidade está o Pulso Azteca, criado para avaliar o conteúdo transmitido pela estação de televisão mexicana e recolher comentários dos fãs da sua programação.
– Comunidades temáticas
O próximo exemplo de comunidades virtuais é a comunidade temática, que é utilizada pelas marcas para se concentrarem num tópico específico e atraírem um determinado nicho de mercado.
Esta comunidade destaca-se pela interação que se gera entre os utilizadores e pelos conhecimentos que se obtêm, graças à espontaneidade e ao trabalho dos administradores.
Um exemplo de uma comunidade deste tipo é uma que reuniu amantes de pizza com o objetivo de recolher informações pormenorizadas sobre o seu gosto por pizza, ingredientes preferidos, receitas, etc.
– Comunidades genéricas
O último exemplo de comunidades virtuais são as comunidades genéricas, utilizadas principalmente por agências de estudos de mercado para reunir um grande número de participantes com diferentes perfis.
Este tipo de comunidade permite-nos alargar o nosso conhecimento sobre os consumidores, como dados geográficos, demográficos, psicográficos, etc., para ajudar na segmentação do mercado e para realizar estudos específicos, quer sobre os hábitos de consumo em diferentes sectores, como o sector automóvel ou as mulheres donas de casa, etc.
Conclusão
Uma comunidade virtual é um grupo de pessoas que partilham interesses, sentimentos ou ideias comuns, ou que perseguem objectivos semelhantes na Internet ou em qualquer rede de colaboração. Surge quando as pessoas discutem durante tempo suficiente e com emoção suficiente para formar relações humanas reais no ciberespaço.
Por outro lado, uma comunidade virtual é construída em torno de determinadas necessidades e objectivos. Atualmente, a comunidades online estão a tornar-se a forma mais utilizada de pesquisa de mercado porque permitem uma recolha de dados mais inteligente, orgânica, rápida e funcional.
Se queres saber como criar a tua própria comunidade online e conhecer o teu ter uma compreensão profunda do teu público através de uma interação contínua ao longo do tempo, teremos todo o gosto em ajudar-te.Obtém uma demonstração e aprende a criar uma comunidade online que te ajudará a reunir as informações de que precisas para o teu projeto de investigação. Ter participantes empenhados em dar-te feedback constante e honesto não é tarefa fácil.
Felizmente, existem ferramentas como QuestionPro Communities Agenda uma demonstração gratuita hoje mesmo!