O conceção da investigação é definido como os métodos e técnicas escolhidos por um investigador para combinar de uma forma razoavelmente lógica, de modo a que o problema de investigação seja tratado eficazmente.
A conceção é um guia sobre “como” realizar a investigação utilizando uma determinada metodologia. Cada investigador tem uma lista de questões a avaliar.
O esboço da forma como a investigação deve ser realizada pode ser preparado utilizando o desenho. Por conseguinte, um
estudo de mercado será efectuado com base na conceção da investigação.
Porquê realizar um projeto de investigação?
A conceção de um tema de investigação é utilizada para explicar o tipo de investigação (investigação experimental, inquéritos, investigação correlacional, semi-experimental) e também o seu subtipo (conceção experimental, problema de investigação, estudo de caso descritivo).
Existem três fases principais de conceção da investigação:
- Coleção
- Medição e
- Análise dos dados.
O tipo de problema de investigação que uma organização enfrenta determinará a conceção e não vice-versa.
As variáveis, os instrumentos designados para a recolha de informações, a forma como os instrumentos serão utilizados para recolher e analisar os dados e outros factores são decididos na conceção com base numa técnica.
Uma conceção com impacto cria normalmente um viés mínimo nos dados e aumenta a confiança na informação recolhida e analisada.
O desenho que produz a menor margem de erro na investigação experimental pode ser considerado o melhor.
Elementos de conceção da investigação
Os elementos essenciais da conceção de um estudo de investigação são:
- Declaração do objetivo exato da conceção da investigação
- Técnicas a aplicar para a recolha de dados para a investigação
- Método aplicado para a análise dos dados recolhidos
- Tipo de metodologia de investigação
- Eventuais objecções à investigação
- Ambientes de estudo de investigação
- Cronologia
- Medir a análise
Características de uma conceção de estudo
Existem 4 características fundamentais da conceção de um estúdio:
Neutralidade
Os resultados projectados na conceção devem ser imparciais e neutros.
Compreende as opiniões sobre as pontuações finais avaliadas e as conclusões de vários indivíduos e considera aqueles que concordam com os resultados obtidos.
Fiabilidade
Se a investigação for realizada regularmente, o investigador envolvido espera que sejam calculados resultados semelhantes de cada vez.
A conceção de um estudo de investigação deve indicar a forma como as questões de investigação podem ser formuladas para garantir a qualidade dos resultados obtidos, o que só pode acontecer se a conceção for fiável.
Validade
Existem vários instrumentos de medição disponíveis para a conceção, mas os instrumentos de medição válidos são aqueles que ajudam o investigador a medir os resultados de acordo com o objetivo da investigação e nada mais. O questionário elaborado a partir desta conceção será então válido.
Generalização
O resultado da conceção deve ser aplicável a uma população e não apenas a uma amostra restrita. A generalização é uma das características essenciais da conceção da investigação.
Tipos de conceção de investigação
Um investigador deve ter uma compreensão clara dos vários tipos de conceção, a fim de selecionar o que deve aplicar no seu estudo. A conceção pode ser classificada em termos gerais em conceção quantitativa e qualitativa.
Conceção da investigação qualitativa
Investigação qualitativa é efectuada nos casos em que se estabelece uma relação entre os dados recolhidos e a observação com base em cálculos matemáticos.
As teorias relacionadas com um fenómeno natural podem ser provadas ou refutadas através de cálculos matemáticos.
Os investigadores baseiam-se numa conceção qualitativa em que esperam concluir “por que razão” uma determinada teoria existe, juntamente com “o que” os inquiridos têm a dizer sobre ela.
Conceção quantitativa
Investigação quantitativa é realizada nos casos em que é importante para o investigador dispor de resultados estatísticos para recolher informações accionáveis.
Os números dão-te uma melhor perspetiva para tomares decisões comerciais importantes. A conceção da investigação quantitativa é vital para o crescimento de qualquer organização, porque quaisquer conclusões baseadas em números e análises serão eficazes para a empresa.
Além disso, a conceção da investigação pode ser dividida em cinco tipos.
Conceção descritiva
Numa conceção descritiva, o investigador só está interessado em descrever a situação ou o caso que está a ser investigado.
É uma conceção baseada na teoria que é criada através da recolha, análise e apresentação dos dados recolhidos. Ao implementar este tipo de conceção aprofundada, o investigador pode fornecer informações sobre o porquê e o como da investigação.
Conceção da investigação experimental
A conceção da investigação experimental é utilizada para estabelecer uma relação entre causa e efeito numa situação. É um projeto em que se observa o efeito causado pela variável independente na variável dependente.
Por exemplo, monitoriza o efeito de uma variável independente, como o preço, sobre uma variável dependente, como a satisfação do cliente ou a fidelidade à marca. Trata-se de uma conceção muito prática, uma vez que contribui para a resolução de um problema.
As variáveis independentes são manipuladas para monitorizar a alteração da variável dependente. É frequentemente utilizado nas ciências sociais para observar o comportamento humano através da análise de dois grupos, do efeito de um grupo sobre o outro.
Conceção correlacional
A investigação correlacional é uma técnica de conceção não experimental que ajuda os investigadores a estabelecer uma relação entre duas variáveis estreitamente relacionadas.
São necessários dois grupos diferentes para realizar este projeto. Não existe qualquer pressuposto quando se avalia uma relação entre duas variáveis diferentes e são utilizadas técnicas de análise estatística para calcular a relação entre elas.
A correlação entre duas variáveis é concluída por um coeficiente de correlação, cujo valor varia entre -1 e +1. Se o coeficiente de correlação for de +1, indica uma relação positiva entre as variáveis e -1 indica uma relação negativa entre as duas variáveis.
Conceção de investigação de diagnóstico
Neste tipo de conceção, o investigador procura avaliar a causa principal de um problema específico.
Aqui são avaliados os elementos que contribuem para uma situação problemática.
A conceção da investigação de diagnóstico é composta por três partes:
- Início do problema
- Diagnóstico
- Solução
Conceção de investigação explicativa:
Aqui, as ideias e pensamentos do investigador são fundamentais, uma vez que dependem principalmente da sua inclinação pessoal sobre um determinado tópico.
Explica os aspectos inexplorados de um tema e explica o quê, como e porquê estão relacionados com as questões de investigação. Sabe mais sobre as características da investigação explicativa
Já decidiste que tipo de investigação tens de realizar?
Lembra-te que na QuestionPro temos as ferramentas online que facilitarão a implementação de diferentes tipos de pesquisa de mercado. Solicita uma demonstração do nosso software de recolha de dados e fica a conhecer todas as nossas funcionalidades.