A população está distribuída de forma desigual pelo mundo. A distribuição da população é afetada por factores ambientais e humanos.
Olhando para o mundo como um todo, o hemisfério norte tem uma população muito maior do que o hemisfério sul, que alberga menos de 10% da população total do mundo. Se olharmos para a distribuição da população mundial no seu conjunto, quase três quartos da população mundial vive em África e na Ásia.
Vamos aprender mais sobre este conceito e alguns dos factores que influenciam precisamente a forma como a população se distribui.
O que é a distribuição da população?
A distribuição da população nacional é definida pela proporção de habitantes por tipo de região num determinado país. Dentro dos países, a população não está distribuída uniformemente entre as regiões.
As diferenças nas condições climáticas e ambientais influenciam a fixação humana em algumas zonas e favorecem a concentração da população em torno de alguns centros urbanos.
Este padrão é reforçado pelo aumento das oportunidades económicas e da disponibilidade de serviços resultantes da própria urbanização. Este indicador é medido em percentagem da população nacional.
A distribuição atual da população é muito desigual. Atualmente, mais de metade da população mundial está concentrada em três centros populacionais: Ásia Oriental, Ásia Meridional e Europa.
Existem também hotspots secundários com menor densidade populacional. Em contrapartida, algumas regiões são quase desprovidas de pessoas: os desertos humanos, como o Sara, a Amazónia ou a Sibéria.
As zonas mais povoadas são as planícies e os vales, propícios à agricultura e às comunicações, mas também as costas, que permitem actividades como o comércio e o turismo. O interior dos continentes tende a ser mais negligenciado em termos de povoamento.
Diferença entre distribuição da população e densidade populacional
A distribuição da população descreve a forma como os indivíduos estão distribuídos ou espalhados por uma determinada área. É o padrão espacial da dispersão da população.
A densidade populacional representa o número médio de indivíduos por unidade de área geográfica. Em termos simples, é o rácio entre a população e a área.
Factores que influenciam a distribuição da população
Estas são apenas algumas das causas que influenciam a forma como uma população se distribui:
– Clima
Nalgumas regiões, os condicionalismos naturais tornam a vida humana difícil. Entre elas, o frio das regiões polares, a aridez dos desertos quentes ou o calor húmido das regiões tropicais. Nas montanhas, os declives acentuados limitam as actividades, especialmente a agricultura. Por conseguinte, as densidades populacionais são baixas ou muito baixas.
No entanto, apesar destas dificuldades ligadas ao clima ou ao relevo, as populações vivem nestas zonas, por vezes à custa de grandes adaptações.
– Crescimento da população
Os centros de povoamento europeus e asiáticos são muito antigos: as populações foram-se acumulando ao longo dos séculos. As migrações provenientes da Europa, da África e da Ásia foram em parte responsáveis pelo povoamento do continente americano a partir do século XVII, mas sobretudo no século XIX.
Atualmente, a população mundial continua a crescer. Este crescimento é desigual: é mais acentuado na Ásia e em África. A população está cada vez mais concentrada em cidades muito grandes, as megacidades, mas também nas costas, o que se designa por reificação.
– Conectividade
As zonas com infra-estruturas de transportes bem desenvolvidas, ligadas por estrada, caminho de ferro, água, vias navegáveis e ar, tendem a ser mais densamente povoadas do que as zonas com poucas ligações.
– Situação política
As guerras e os conflitos podem levar a movimentos populacionais significativos e a uma diminuição simultânea da densidade em algumas áreas, enquanto outras podem aumentar.
Utiliza o QuestionPro para atingir a população-alvo.
A investigação em linha é um dos métodos que os investigadores utilizam atualmente para chegar ao seu público-alvo, independentemente do local onde este se encontra distribuído.
Recolhe informações de diversas populações, independentemente da sua localização. A aplicação QuestionPro Survey permite-te realizar inquéritos em locais remotos, por exemplo, locais sem acesso à Internet.
O nosso serviço QuestionPro Audience facilita-te a obtenção de respostas dos grupos populacionais de que necessitas. Se não tiveres acesso a inquiridos de diferentes géneros ou idades, ou se precisares de inquiridos residentes em diferentes países, ou se precisares de inquirir pessoas que exerçam determinadas actividades económicas ou profissionais, podemos ajudar-te a obtê-las através dos nossos painéis online.
Solicita uma demonstração do nosso software de inquéritos e vê como podemos ajudar-te a recolher os dados de que precisas.