Uma escala nominal é uma escala de medição em que os números servem apenas como “etiquetas” para identificar ou classificar um objeto. Normalmente, uma escala de medição nominal lida apenas com variáveis não numéricas (não quantitativas).
Por exemplo, supõe que é feita a seguinte pergunta: “Podes selecionar o grau de desconforto da tua doença?”
As opções de resposta utilizadas para este tipo de escala seriam:
- Ligeiro
- Moderado
- Severo
Neste exemplo específico, 1 = Ligeiro, 2 = Moderado e 3 = Grave. Aqui os números são simplesmente utilizados como etiquetas e não têm um valor único.
Existem quatro níveis de medida a escala nominal, a escala ordinal A escala de intervalo, a escala de intervalo e a escala de razão. Estas escalas de medida servem para classificar diferentes variáveis (um elemento, uma caraterística ou um fator suscetível de variar).
Por defeito, todas as variáveis se enquadram numa das quatro escalas acima mencionadas. Compreender as suas propriedades e atribuir variáveis a uma das quatro escalas de medição é importante porque determina quais as operações permitidas e quais as que não são.
A escala nominal tem apenas a caraterística de descrição, o que significa que tem etiquetas únicas que servem para identificar ou delegar valores aos itens.
Quando a escala nominal é utilizada para fins de identificação, existe uma correlação de um para um entre um objeto e o valor que lhe é atribuído.
Por exemplo, os números que estão escritos nos carros de corrida servem simplesmente para identificar o piloto associado ao carro, a realidade é que esses números não têm nada a ver com as caraterísticas do carro.
Mas quando a escala nominal é utilizada para fins de classificação, os números atribuídos ao objeto servem de etiquetas para categorizar e organizar os objectos por classe.
Por exemplo, no caso de uma escala de género, um indivíduo pode ser classificado como homem ou mulher. Neste caso, todos os objectos da categoria têm o mesmo número, por exemplo, todos os homens podem ser o número 1 e todas as mulheres podem ser o número 2.
Do ponto de vista estatístico, a escala nominal é uma das mais importantes escalas de medida mais fácil de compreender. Como já foi referido, a escala nominal é atribuída a itens, objectos ou elementos que não são quantitativos nem orientados para o número.
Por exemplo, supõe que temos 5 cores: laranja, azul, vermelho, preto e amarelo. Podemos numerá-las pela ordem que quisermos, de 1 a 5 ou de 5 a 1, por ordem crescente ou decrescente. Neste caso, os números são atribuídos às cores apenas para efeitos de identificação. Outro exemplo de uma escala nominal é uma escala sim/não. Estas duas palavras iguais não têm praticamente nenhuma ordem.
Caraterísticas da escala nominal
- Numa escala nominal, uma variável é dividida em duas ou mais categorias, por exemplo, concordo/discordo, sim/não, etc. Trata-se de um mecanismo de medição em que a resposta a uma determinada pergunta pode ser classificada em qualquer categoria.
- A escala nominal é de natureza qualitativa, o que significa que os números são utilizados apenas para categorizar ou identificar objectos. Por exemplo, no futebol, já reparaste que os jogadores têm um número na camisola (cada jogador tem um número diferente)? A realidade é que estes números não têm nada a ver com a capacidade dos jogadores, mas podem ajudar a identificar o jogador.
- Numa escala nominal, os números não definem caraterísticas relacionadas com o objeto, o que significa que cada número é atribuído a um objeto aleatório ou por escolha. O único aspeto admissível relacionado com os números numa escala nominal é que eles servem para “contar”. Se voltarmos ao exemplo da classificação de homens e mulheres, sendo 1 homem e 2 mulher, os números servirão para saber quantos homens (1) existem e quantas mulheres (2) existem.
Exemplos de escala nominal
Eis alguns exemplos de escalas de medida nominais que te ajudarão a compreender um pouco melhor o que é e para que serve esta escala de medida.
Exemplos:
- Como descreverias o teu comportamento?
E – extrovertido
I – introvertido
A – ambos
- Qual é o teu género?
H – homem
M – mulher
- Podes selecionar uma opção que descreva a tua cor de cabelo:
- Preto
- Café
- Vermelho
- Amarelo
- Outro
Há também um subtipo de escala nominal com apenas duas categorias, como o exemplo do género acima referido.
Outro exemplo poderia ser:
Tens um iPhone?
Sim
Não
Este subtipo de escala nominal é conhecido como escala nominal dicotómica.
Conclusão
O objetivo deste artigo era dar-te uma ideia sobre a escala nominal e dizer-te se é uma ferramenta útil para realizares o processo analítico de que necessitas.
Numa escala nominal, é fácil gerar respostas utilizando perguntas fechadas Por conseguinte, é possível recolher muitas respostas num curto período de tempo, o que, por sua vez, aumenta a fiabilidade das respostas.
Estás pronto para criar o teu próximo projeto de investigação online com o QuestionPro? Tira todas as tuas dúvidas agendando uma demonstração da nossa ferramenta de recolha de dados e começa já a tua pesquisa!