
Um estudo de viabilidade de mercado analisa diferentes factores relacionados com o mercado para determinar se um produto ou serviço será ou não bem sucedido.
Antes de lançar um produto para venda, é importante realizar um estudo de viabilidade, pois ajuda-te a saber se a tua ideia será bem sucedida e responderá às necessidades dos teus clientes-alvo ou se terás de fazer algumas alterações.
O que é um estudo de viabilidade de mercado?
Os estudos de viabilidade de mercado são aqueles que ajudam a identificar a concorrência no mercado, os mercados potenciais e a análise de mercado para avaliar uma ideia de negócio.
O objetivo de um estudo de viabilidade é definir a viabilidade e o sucesso de um novo empreendimento. A empresa pode ser um produto, um serviço, uma ideia de negócio, um edifício ou qualquer outro conceito a ser lançado.
Que melhor maneira de o fazer do que com dados fiáveis para tomar decisões baseadas em provas e factos?
A maior parte das pessoas considera que os estudos de mercado estudos de mercado e estudos de viabilidade, mas são duas entidades diferentes e ocorrem frequentemente em momentos diferentes do processo de desenvolvimento.
Em geral, uma análise de mercado procura a intersecção entre a procura e a oferta que criará um mercado para um produto a um determinado preço, e uma análise de viabilidade testa se um determinado produto cumprirá determinados objectivos financeiros ou sociais no mercado.
Caraterísticas do estudo de viabilidade de mercado
Entre os objectivos mais importantes de um estudo de viabilidade contam-se
- Determina a viabilidade de um negócio, produto ou serviço.
- Formular o modelo de negócio para cada fase do projeto.
- Investiga uma zona para conhecer as suas caraterísticas.
- Determina o nível de procura.
- Conhecer as necessidades do público-alvo.
- Descobre a opinião do público-alvo sobre a ideia do novo produto.
- Determina as ferramentas e a tecnologia utilizadas para a execução do projeto.
- Estabelece o processo e os fornecedores de acordo com as ferramentas selecionadas.
O estudo de viabilidade incide sobre um mercado existente com caraterísticas como o género, o poder de compra e os hábitos de consumo, pelo que está interessado em conhecer a localização exacta para um negócio de sucesso.
Vantagens da realização de um estudo de viabilidade de mercado
Os principais benefícios de um estudo de viabilidade de mercado incluem:
- Confirma que existe um mercado adequado para o teu produto para satisfazer uma necessidade.
- Determina a disponibilidade de recursos para investimento.
- Demonstra a viabilidade técnica do produto.
- Organiza os recursos financeiros e humanos para a boa execução do projeto.
Elementos de um estudo de viabilidade de mercado
Um estudo de viabilidade de mercado deve ser efectuado antes de iniciar um plano de negócios, uma vez que permite obter melhores resultados. Este método avalia os seguintes elementos:
-
Produto
O objetivo é analisar a viabilidade do produto, ou seja, se será bem recebido pelo público-alvo. Para isso, é necessário pedir a opinião das pessoas. Em muitos casos, as empresas criam produtos com base nos gostos e necessidades pessoais, mas não nos dos potenciais compradores, que são os que vão utilizar o produto.
A recolha de dados Pode assumir a forma de um grupo de discussão ou de um inquérito a uma amostra-alvo. No final do processo, as respostas devem ser analisadas e comparadas. Se forem negativas, o produto deve ser ajustado. Por fim, realiza uma entrevista com especialistas para obter informações valiosas para o teu modelo de negócio.
-
Mercado
Um dos objectivos da realização de um estudo de viabilidade de mercado é compreender o movimento do mercado-alvo, as suas caraterísticas, vantagens e desvantagens. Para criar uma estratégia funcional, é necessário avaliar elementos como a concorrência, os clientes, os fornecedores e os possíveis obstáculos.
Antes de dirigirem todos os seus esforços para um mercado específico, as empresas devem analisar se dispõem de factores como
- Deve ser um mercado novo ou em crescimento.
- Dividido, consoante o número de concorrentes.
- Que não está saturado.
Se o mercado não tiver estes elementos, é necessário fazer um ajuste para melhorar as estratégias ou desistir da concorrência. Realiza uma estudo de mercado para obteres esta informação.
-
Administração
O resultado final da realização de um estudo de viabilidade de mercado é analisar se as competências e os recursos de que uma empresa dispõe são suficientes para poder funcionar adequadamente.
Um empresário que saiba ser um líder pode identificar e aceitar quando é necessário um ajustamento da equipa. Para tal, é necessário avaliar as competências disponíveis e descobrir o que é necessário para obter a pessoa certa para o trabalho.
Cada membro da equipa deve ser claro quanto às actividades a realizar, aos benefícios a obter e ao papel a desempenhar.
Este artigo vai ajudar-te a realizar uma avaliação para saberes qual o desempenho dos teus empregados.
-
Economia
O último elemento que compõe o estudo de viabilidade de mercado é o plano financeiro. O objetivo é esclarecer o montante do investimento necessário para iniciar um projeto. Geralmente, há despesas iniciais, como a compra de insumos, o desenvolvimento do produto, despesas legais, etc. Ao fazer uma análise, poderás controlar as despesas indispensáveis para a operação.
As novas empresas devem ter em conta as despesas frequentes que serão efectuadas de forma contínua, como os serviços públicos, a publicidade, etc. Mesmo que ainda não tenhas um estabelecimento ou empregados, é aconselhável incluir o aluguer das instalações e o salário para ter uma ideia das despesas futuras.
Como realizar um estudo de viabilidade de mercado?
Estes são os passos que deves seguir para realizar um estudo de viabilidade:
1. efectua uma análise preliminar
Começa por delinear o teu projeto. Deves concentrar-te numa necessidade não satisfeita, num mercado onde a procura é maior do que a oferta e se o produto ou serviço tem uma clara vantagem.
Em seguida, é necessário determinar se os factores de viabilidade são demasiado elevados para serem resolvidos (ou seja, demasiado caros, não podem ser comercializados eficazmente, etc.).
2. Faz uma projeção dos resultados
Começa com o que esperas que seja o rendimento do projeto e, depois, com o financiamento necessário para atingir esse objetivo. Esta é a base de uma declaração de rendimentos. Aqui, tens de considerar quais os serviços necessários e quanto custarão, quaisquer ajustamentos às receitas, como reembolsos, etc.
3. Realiza estudos de mercado
Este passo é fundamental para o sucesso do teu estudo de viabilidade de mercado, por isso faz uma análise de mercado. análise de mercado faz uma análise de mercado tão completa quanto possível.
Os resultados dar-te-ão uma imagem mais clara das receitas e do retorno do investimento que podes esperar de forma realista. Alguns aspectos a considerar são a influência geográfica no mercado, a demografia, a análise da concorrência, o valor do mercado e qual será a tua quota de mercado e se o mercado está aberto à expansão (ou seja, a resposta à tua oferta).
4. Planeia a organização e as operações da empresa
Uma vez lançadas as bases das etapas anteriores, é tempo de estabelecer a organização e o funcionamento do projeto previsto para responder aos factores de viabilidade técnica, operacional, económica e jurídica. Não se trata de um trabalho superficial, de pinceladas largas. Deve ser exaustivo e incluir os custos, os investimentos fixos e os custos de exploração.
Estes custos estão relacionados com aspectos como o equipamento, os métodos de comercialização, o imobiliário, o pessoal, a disponibilidade de fornecimentos, as despesas gerais, etc.
5. Prepara um balanço do dia de abertura
Isto inclui uma estimativa do ativo e do passivo, que deve ser tão exacta quanto possível. Para o efeito, elabora uma lista de elementos, fontes, custos e fundos disponíveis.
6. Revê e analisa todos os dados
Todos estes passos são importantes, mas a revisão e a análise são especialmente importantes para te certificares de que tudo está como deve estar e que nada precisa de ser alterado ou ajustado. Por isso, reserva um momento para rever o teu trabalho uma última vez.
Reexamina os teus passos anteriores, como a declaração de rendimentos, e compara-a com as tuas despesas e obrigações. É ainda realista? Este é também o momento de pensar no risco, analisá-lo e geri-lo, e fazer planos de emergência.
7. Toma uma decisão
Agora estás prestes a tomar uma decisão sobre a viabilidade ou não do projeto. Parece simples, mas todos os passos anteriores conduzem a este momento de decisão. Algumas outras coisas a considerar antes de tomar essa decisão são se o compromisso vale o tempo, o esforço e o dinheiro, e se está alinhado com os teus objectivos estratégicos e aspirações a longo prazo.
Conclusão
Um estudo de viabilidade de mercado é uma ferramenta que te fornece um guia para tomares melhores decisões quando planeias iniciar um novo negócio. A informação obtida pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio e ajudar-te a saber se deves ou não fazer o investimento.
Lembra-te que QuestionPro dispõe das ferramentas necessárias para realizar um estudo de mercado e saber se é viável empreender o projeto que desejas. Cria a tua conta gratuita ou solicita uma demonstração para nos informares das tuas necessidades.